JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O livro de Rute, segundo o professor do Seminário Teológico de Chicago, André LaCocque é "... Uma apresentação polêmica brilhante sob o disfarce de um conto antigo e inofensivo."

 

A razão mais saliente para justificar tal afirmação é a flagrante contradição entre Rute e o que é comandado em Deuteronómio 23: 4:

 

Os amonitas e os moabitas nunca será admitido na congregação do Senhor --- nem mesmo seus descendentes até a décima geração.

 

O conflito entre os requisitos do livro de Deuteronómio, e o que acontece em Rute, foi reconhecido pelo antigo rabinos. Os rabinos do Talmude foram obrigados a interpretar a condenação de Moab em Deuteronómio aplicando-se apenas aos homens, e não as mulheres.

 

No entanto, o esforço dos rabinos para harmonizar a contradição dos dois textos bíblicos que divergem, não supera mais outro obstáculo que obriga o professor LaCoque, e outros, a considerar Rute

 

"Um protesto, uma subversão do sistema legal de Israel."

 

Outra lei contrariada por Rute encontrada no livro de Esdras 9: 1-2

 

"Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem;. "

 

E no livro de Neemias 13: 1, 23 s.

 

"Naquele dia, leu-se no livro de Moisés aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,"

 

É verdade que os rabinos procuraram imunizar contra este argumento postulando que o autor de Rute era Samuel, que viveu muito antes de Esdras e Neemias. No entanto, uma vez que não só o livro de Rute não menciona que Samuel havia morrido muito antes de David foi finalmente coroa, a autoria de Samuel é improvável.

 

A possibilidade de que Rute foi escrita como uma polêmica contra as proibições de Esdras e Neemias pode ser sustentada.

 

O livro de Rute mostra a velha Naomi e a jovem Rute em uma luta pela sobrevivência em um ambiente patriarcal. Como Jack Miles, professor de religião na Universidade da Califórnia Irvine, disse:

 

"O que os homens fazem a maior parte do tempo no livro de Rute e morrer, deixando as mulheres para enfrentar a vida por si mesmas; "

 

Em seguida, ele acrescenta:

 

"O Livro de Rute presta apenas modesta atenção para o Senhor Deus . É muito mais preocupado com uma mudança em dignidade e respeito mútuo para as mulheres."

 

O livro termina com uma árvore genealógica que culmina com o rei David.

 

Foi a genealogia em Rute Capítulo 4 escrito para aumentar a autoridade de David?

 

Ou, inversamente, a genealogia de David originado em um ambiente hostil às suas dinastia- entre apoiantes de Saul, por exemplo.

 

De uma forma ou de outra, o seu uso aqui é claramente subversivo.

 

Em última análise, a proposta de Ruth é brilhantemente sintetizada pelo rabino Jacob Neusner:

 

" A feminilidade de Ruth é tão fundamental para o todo ... como é a sua origem moabita. Os dois modos da anormalidade (do ponto de vista de Israel) são invocados -O estrangeiro e os israelitas, as mulheres em comparação com os homens- e ambos com o mesmo propósito: mostrar como, através da Torá, todas as coisas se tornam uma." Ele acrescenta: "Se através da Torá Rute pode superar suas origens e desigualdade, qualquer um israelita nascido pode, por meio da Tora tornar-se mais do que ele ou ela vê como um possível"

 

Exibições: 412

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Paloma Garcia Franceschi em 18 junho 2015 às 3:10
Esclarecedor! Obrigada pelos ensinamentos querido Moshe!
Shalom

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço