JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Se todos são iguais, quem deve governar?

 

Uma das muitas razões por que a Torá é uma grande coleção de livros de instrução, é porque ela toca todos os aspectos da vida humana.

 

Apesar de sua importância para a religião institucionalizada e para a compreensão teológica, a Torá levanta questões igualmente importantes sobre a organização social humana. Em muitos casos, isso envolve questões puramente políticas.

 

O terceiro livro da Torá, o Livro de Números, capítulos 16 e 17, de fato, levanta questões que concernem à democracia até hoje: quem determina a lei que rege a sociedade, e qual é o tempo apropriado que um líder deve permanecer no poder ? Em outras palavras, qual o papel que as maiorias e minorias devem desempenhar na governação, e quais são os termos limites que devem estar em vigor para aqueles que representam a comunidade?

 

Números, capítulo 16 nos diz:

 

Corá, Datã e Abirão e duzentos e cinqüenta homens respeitáveis ​​ que eram líderes escolhidos pelo povo

Eles foram juntos falar com Moisés e Arão e disseram:

— Agora chega! Todo o povo pertence a Deus, o Senhor. Cada um deles é de Deus, e o Senhor está no meio deles. Então por que vocês querem mandar no povo de Deus?

 

Seu argumento é que. sendo que "toda a comunidade é santa," que direito especial tem a tribo de Levi ter um status mais sagrado? Em outras palavras, sendo que todos são iguais, o que confere a um grupo de impor seus pontos de vista sobre os outros?

 

O significado desta história para o Judaísmo é sublinhada pelo professor Shai  Cherry da Universidade de Califórnia, San Diego, quem observa que "a história de comentário sobre Corá é um longo corredor de espelhos dos cismas que pontuam a história judaica."

 

Por exemplo, pode-se ouvir ecos da rebelião de Corá em os veementes argumentos contra o alegado ativismo da Corte Suprema de Israel levantados em nossos dias por judeus ultra-ortodoxos (Haredim ) e outros grupos dentro da sociedade israelense.

 

Em um artigo recente, o jornalista israelense Ben-Dror Yemini resume esse ponto de vista quando ele diz:

 

"Vivemos em uma democracia moderna, e ninguém nomeou os juízes como os sábios da geração."

 

Expressar pontos de vista opostos nunca foi um crime em Israel, por que, então, pergunta o professor Cherry, a demanda de Corá e seu grupo "provoca uma resposta tão letal?"

 

Os rabinos da Mishná diferenciam entre as vozes levantadas no interesse do bem comum e aquelas que o fazem para satisfazer interesses pessoais. Em suas palavras:

 

"Toda controvérsia que é para o bem do céu vai durar, mas uma que não é para o bem do céu não vai durar.  O que é um exemplo de uma polêmica que tem  o objetivo o bem do céu? A controvérsia de Hillel e Shammai. E não para o bem do céu? A controvérsia de Corá e seu grupo."

 

Michael Walzer, professor emérito na Universidade de Princeton acrescenta uma outra explicação:

 

Todos que tinham compartilhado a experiência do Sinai era santo, diz ele, mas a santidade é um negócio difícil. Então, cita Oliver Cromwell, uma figura-chave em um dos períodos mais turbulentos da história britânica. Na abertura da primeira sessão do parlamento, tendo o livro de Números em mente, ele disse: " O Senhor dá o seu Espírito a todos os membros de seu povo para se tornar todos os profetas! "Mas eles não estão em forma ainda." O caminho mais provável que levará eles à sua liberdade "é que os homens tementes de Deus agora governá-los no temor de Deus. "E embora Moisés não responder no texto, diz o professor Walzer, ele provavelmente teria dito a mesma coisa. "

 

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço