JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O 1º Museu da História da Inquisição do Brasil

O 1º Museu da História da  Inquisição do Brasil

“O Brasil terá seu primeiro  museu sobre a história da Inquisição, revelando verdades que foram escondidas.”

A inquisição chegou a Portugal em dezembro de 1496, quando Dom Manuel  casou-se com a viúva do Rei Ferdinando Aragão da Espanha, que havia expulsado  os judeus daquele país em 1492.   A partir de então, as leis da Inquisição, o Santo Ofício  e os Autos-de-fé foram introduzidos em Portugal.
  Assim, o Brasil nasceu durante plena Inquisição Íbero-lusitana que durou  quase três séculos e meio. Na verdade, o Brasil foi como um “Mar Vermelho” que  se abriu para milhares de judeus portugueses que foram forçados sob pena de  morte à conversão ao catolicismo. Eram os chamados Cristãos-Novos. “Marranos”,  “Anussim” ou mesmo “Criptos-Judeus” que esperavam encontrar no Brasil um lugar  mais seguro para se viver, pelo menos, longe das fogueiras inquisitoriais.  Entretanto, em 1591, o Brasil recebeu pela primeira vez o Inquisidor português Heitor  Furtado de Mendonça que aqui instalou uma extensão do Santo Ofício para perseguir,  processar, deportar, torturar e condenar esses imigrantes e seus descendentes,  dos quais muitos terminaram executados nas fogueiras da Inquisição em Lisboa.

Essa parte da história será mostrada no 1º Museu da História da  Inquisição do Brasil, que ora se inaugura através de painéis, gravuras e  pinturas de artistas como o pintor espanhol Francisco Goya e outros, além da  exposição de documentos e livros antigos, objetos e até mesmo através de  réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real como o polé, o  pôtro, o garrote e outros.

Todo este projeto é uma  iniciativa da ABRADJIN, Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da  Inquisição, que é uma  fundação privada, instituição com caráter cultural e educativo, sem fins  lucrativos, fundada em 09 de agosto de 2000 e que já conta com mais de mil  associados, respeitando o direito de crença de cada um. Sua sede está  localizada no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte-MG,  e atua por meio do Centro de Cultura e Memória Sefaradita Anussim. Porém,  somente agora a ABRADJIN  dá um  importante passo ao inaugurar o primeiro Museu da História da Inquisição do  Brasil que muito contribuirá no resgate da memória, cultura e legado dos sefaraditas  Cristãos-Novos, os quais marcaram importante presença como colonizadores do  Brasil. Portanto, este Museu engloba aspectos históricos, culturais,  educativos, artísticos, além de contribuir para a inclusão social, combatendo a  intolerância religiosa.

“A inauguração do museu acontecerá  no dia 19 de agosto próximo e o mesmo estará aberto ao público em geral,  principalmente a visitas de professores de história e alunos interessados em enriquecer  o conteúdo programático do currículo escolar. Mesmo antes de sua inauguração a  ABRADJIN já foi contatada por universidades e escolas que desejam fazer deste museu  um centro de extensão de seus respectivos Departamentos de História. Tal fato  mostra que há grande interesse pela busca desta parte da história do Brasil que  foi omitida nos livros didáticos”, afirmou o fundador e presidente da ABRADJIN, Marcelo  Miranda Guimarães.

O Museu da História da Inquisição oferecerá ao público uma biblioteca  com mais de 350 obras, constituída por uma coletânea de raríssimos e antigos  livros sobre a Inquisição datados de 1637 e outros documentos originais  anteriores a esta data. O Museu também conta com um mini-auditório com recursos  de multimídia onde são apresentados filmes e documentos sobre o período da  Inquisição, além da exposição de fotos, gravuras, textos e de pequenos objetos.  Contamos também com um banco de dados para pesquisas sobre a história e origem  do povo judeu como um dos colonizadores do Brasil, coletando e listando nomes e  sobrenomes judaicos desses importantes colonizadores, dos quais muitos foram  condenados e executados pela Inquisição. Além da exposição de objetos e  documentos antigos, o museu mostrará vestuários da época e exibirá um pedaço do  rolo de uma Torá (Pentateuco) que sobreviveu a perseguição inquisitorial na  Espanha, sendo usada ainda por muitos anos por judeus sefaraditas durante a  idade média. Esta será, com certeza, uma das maiores preciosidades do Museu.

Uma sala do Museu é chamada “Memorial dos Nomes”, e foi  dedicada aos brasileiros vítimas da Inquisição. Nela constarão os nomes e  números dos processos de condenação dessas vitimas da crueldade e da  intolerância religiosa em nosso país.

Embora o Museu já esteja  constituído e pronto, precisamos ainda de recursos financeiros para alcançar  outros projetos, como o financiamento de Bolsas de Estudos para alunos de  mestrados e doutorados que desejam abordar em suas teses o tema da Inquisição,  mostrando sua origem, os milhares de processos dos condenados à tortura e à fogueira,  suas conseqüências e danos causados. Se você deseja contribuir para este  projeto, escreva para abradjin@anussim.org.br

Por meio do Museu da História da  Inquisição do Brasil, a ABRADJIN  tem por  objetivos:

  1. Disponibilizar  para a sociedade parte da história da Inquisição Íbero-Luso brasileira que foi  omitida devido à intolerância religiosa no período do Brasil colonial, quando  milhares de portugueses (dentre eles, judeus, hereges e outros) imigraram para  o Brasil fugindo da perseguição, da tortura e da execução nas fogueiras da  inquisição.
  2. Utilizar seu patrimônio cultural  como recurso educacional, turístico e de inclusão social.
  3. Oferecer para os interessados um  vasto material para consulta e estudo, como livros sobre a Inquisição, recursos  de multimídia para apresentação de filmes e exposição de fotos, gravuras,  textos, pequenos objetos e documentos do tempo da inquisição.
  4. Promover visitação de professores  de História e alunos que desejam enriquecer o conteúdo programático do  currículo escolar, fomentando a pesquisa, investigação, crítica e interpretação  dos fatos históricos e culturais.
  5. Disponibilizar seus bens  culturais para a promoção da dignidade da pessoa humana.
  6. Auxiliar todo descendente dos “anussim”  interessado em descobrir e aprender mais sobre suas raízes.

ABRADJIN Associação  Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição 1º Museu da História da Inquisição do Brasil Torne-se um associado da Abradjin e tenha livre acesso ao  Museu usufruindo gratuitamente de todo o seu acervo ou faça sua doação para  ampliação deste projeto inédito no Brasil.
Maiores  informações poderão ser obtidas pelo site www.anussim.org.br E-mail: abradjin@anussim.org.br Belo  Horizonte – MG- Tel. (31) 2512-5194

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço