JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

              , e uma leitura simples, sem elucidação é quase incompreensível. A elucidação é fornecido em primeiro lugar por Rashi, que se esforça para preencher os vazios, de tal forma que a Mishna pode ser suavemente ler. Em outras palavras, vamos ler, não Mishná, mas "a Mishná com Rashi." Embora existam ocasionais comentários estendidos em Rashi, a maioria de seu comentário consiste em executar extensões do texto, muitas vezes não mais do que algumas palavras sem problemas para preencher as lacunas em nossa compreensão. As duas primeiras palavras da Mishná ilustram bem isso.

 

              As quatro primeiras palavras da Mishná formar uma frase completa. Leia-os agora.

 

              Literalmente traduzido, ele diz: "Eles trouxeram diante dele, ele mergulha com alface."

 

A.       O que

 

O problema mais óbvio deriva do objeto ausente do verbo "trouxe". O que é trazida diante dele?

 

              Agora olhe em Rashi. Seu primeiro problema é encontrar o lugar Rashi. Neste caso, que é facilitada pelo fato de que estamos no início de uma Mishná, ea abreviatura "MATNI", que marca a Mishná no gemara aparece em letras grandes em Rashi também. Desde há dois mishnayot nesta página, temos que ter certeza que estamos no segundo.

 

              O negrito em Rashi é a citação do texto talmúdico a que se refere comentário de Rashi. (Edições mais antigas do Talmud não usar negrito para distinguir a citação do comentário, tornando mais difícil encontrar o comentário que você estava procurando.) Encontramos o primeiro comentário de Rashi sobre nossa Mishná:

 

              Heivi'u lifanav - yerakot

              Eles trouxeram diante dele - vegetais.

 

              Rashi fornece o objeto em falta direta para o verbo trouxe. Está destinado a ler o comentário sem uma pausa onde eu coloquei o hífen (e onde, no texto impresso há um único período). Isto é seguido diretamente pela citação de abertura do segundo comentário:

 

              Mitabel bechazeret

              Mergulha com alface.

 

              Tomados em conjunto e lido como uma, pela adição de uma palavra, Rashi torna o significado da primeira linha do Mishna claro. "Eles trouxeram legumes antes dele, ele mergulha com alface."

 

B. Como

 

              Gramaticalmente e sintaticamente, esta frase é bem formada. Mas o que significa que ele "mergulha com alface?" Agora leia o segundo comentário de Rashi (sv "mitabel"). [Sv significa "sub verbo", "soba palavra." Em hebraico, a referência de uma citação é chamado de "dibbur hamatchil"].

 

              Qual é a explicação de Rashi do termo "ele mergulha com alface?"

 

              Minha tradução literal de Rashi:

             

Mergulha com alface - Esta é a linguagem da Gemara, como foi citado anteriormente (107b), "As quedas de atendimento com as entranhas," porque toda a sua alimentação era à maneira de imersão.

 

              Pergunta (n. º 1): Então, o que, segundo Rashi, é feito com a alface? Você tem três minutos para responder ......

             

----------------------------

 

              Se você respondeu, come-se a alface, você está correto. Rashi está explicando, com base na sua cotação de um uso semelhante, que o verbo "mergulhar" é sinônimo de "comer", já que em tempos todos comer foi feito por imersão do alimento em uma espécie de condimento. Mais exatamente, no nosso caso "mergulhar" significa "comer por imersão," em outras palavras, é uma contração.

 

              Há uma ambigüidade na palavra "com" na frase "ele mergulha com alface." Eu deliberadamente utilizou a preposição "com" a fim de preservar a ambigüidade do hebraico ("mitabel b'chazeret"). Isto poderia significar que ele mergulha na cultura da alface, ou pode significar ele mergulha a alface, ou seja, ele mergulha o alface em outra coisa. Uma vez que é difícil imaginar mergulhando na cultura da alface, a segunda leitura é claramente correta, eo mesmo vale para a citação de Rashi sobre o atendente que está comendo carne, mergulhando nas entranhas em um condimento.

 

              Agora, dê uma olhada no Tosafot (sv "mitabel") [Tosafot está na coluna da esquerda. "Mitabel" é o quinto tosafot na página]. O tema principal do Tosafot é um comentário do Rashbam que nós ainda não vimos, mas a Tosafot abre com uma explicação da Mishná, talvez porque Rashi não ficou totalmente claro. Tosafot escreve:

 

Mitabel b'chazeret (Mergulha com alface) - Em outras palavras, ele come alface por imersão, como o atendente que mergulha com as entranhas.

 

C. Em que

 

              Mas agora, pois sabemos que a alface é o que está sendo mergulhado, surge a pergunta - em quê?Em que condimento deve a alface ser mergulhados? A Mishná foi "negligenciada" para nos dizer.

 

              Para a resposta a esta pergunta no olhar Rashbam. [Novamente, o Rashbam é encontrada na coluna da direita, Abaixo Rashi]. Você tem que encontrar o comentário do Rashbam à Mishná, assim como fizemos com Rashi. Agora leia os dois primeiros comentários do Rashbam. Você irá imediatamente reconhecer que eles são paralelos aos primeiros Rashi duas observações. O Rashbam tem uma tendência, mesmo quando ele é basicamente repetir comentário de Rashi, para expandir o original, e isso é bem ilustrado no primeiro comentário.

 

              Rashbam (sv "heivi'u"):

              Heivi'u lifanav - yerakot ...

              Eles trouxeram diante dele - legumes depois que ele fez a bênção sobre o vinho.

 

              Compare isso com o comentário paralelo de Rashi. O Rashbam adiciona um pequeno comentário para posicionar a Mishná dentro da seqüência do seder, que é o que eu fiz no terceiro parágrafo deste shiur.

 

              Mas agora, vamos olhar para o Rashbam segundo, onde o acréscimo é mais significativo. Primeiro lê-lo e observe-se que parte é citado de Rashi e onde começa a adição.

 

              Rashbam (sv "mitabel")

Mergulha com alface - Esta é a linguagem da Gemara, como foi citado anteriormente (107b), "As quedas de atendimento com as entranhas," porque toda a sua alimentação era à maneira de imersão.

 

Esta é uma citação palavra por palavra de Rashi. Agora, o Rashbam acrescenta:

 

E isso não é mergulhando em charosset, uma vez que está escrito posteriormente, "que lhe eram apresentadas matzá, alface e charosset", de modo aparentemente ainda não tenha sido interposto. E este não é necessariamente alface (alface), mas sim, se não houver nenhum outro vegetal, ele mergulha com alface e come.

 

              Este comentário adicional tem duas partes. Primeiro, o Rashbam nos diz que a imersão não está na charosset - mas ele não nos diz o que está dentro Em segundo lugar, ele nos diz que a alface não é, necessariamente, a alface, mas pode ser qualquer vegetal.

 

              Na verdade, isso não é realmente uma adição, mas uma reação de Rashi. Rashi tem um comentário terceiro, para a qual a segunda metade da segunda observação da Rashbam é paralelo. Rashi (sv "mitabel bichazeret" - há dois comentários com as palavras de abertura mesmos Esta é a segunda.):

 

Mergulha com Alface - em outras palavras, se não houver outro vegetal, ele mergulha o alface em charosset e come.

 

Pergunta (n. º 2): Qual é a conexão entre as duas partes do comentário do Rashbam de? Tentar responder antes de ler sobre.

 

------------------------------------------------

 

              Dica - e pergunta (n. º 3): É a prova de Rashbam da continuação da Mishná ("que lhe eram apresentadas matzá, alface e charosset") persuasiva? Desde Rashi, de fato, a regra que esta imersão é em charosset, há, obviamente, deve haver alguma maneira de responder a prova de Rashbam.

 

------------------------------------------------

 

              Pergunta (n. º 4): Em retrospecto, a leitura de Rashi (eo do Rashbam) da Mishná parece não fazer sentido. "Eles trouxeram diante dele vegetais, ele mergulha o alface." Quais são os legumes e qual é a alface?

 

Se este fosse um shiur "real", eu ficaria contente em sentar e esperar para que você possa responder a esta pergunta. Uma vez que existem 346 alunos na "sala", isto poderá demorar algum tempo. Nossa discussão no e-mail é necessariamente um pouco menos animada. Mas eu sugiro que você tente e formalizar - em voz alta, se necessário - a sua explicação para este Rashbam. Explique isso para mim, ou para o seu chavruta se você tiver um.

 

----------------------------------------------

 

              A resposta a estas três perguntas é basicamente um. A Mishná tem duas partes. "Eles trouxeram diante dele (algo assim), ele mergulha com alface." Então, "Eles trouxeram diante dele matzá, alface e charosset." A falta de um objeto direto para o primeiro "trazer" é ainda mais flagrante, pois a segunda trazendo não só tem um objeto direto, mas parece incluir todos os objetos que conhecemos são necessários para o mitsvot do Sêder.

 

              Resposta de Rashi de uma palavra para essa pergunta é "vegetais". O objeto caiu nesta primeira parte da Mishná é não-específica, que pode ser qualquer vegetal. Por que a Mishná, em seguida, dizer que ele mergulha com alface. Rashi (no terceiro comentário) eo Rashbam resposta (na última parte do segundo comentário) que "alface" é apenas uma sugestão. Desde que ele deve se preparar para alface "chazeret;", ou seja, a erva amarga que serão comidos mais tarde, após a matzá, é possível que ele não terá qualquer outro vegetal. Neste caso, ele pode usar a alface para a imersão primeiro (que chamamos de "karpas" - Vou usar este nome para agora em diante).

 

              O Rashbam afirma que desde charosset será levado para a mesa na parte seguinte do Mishna, ele não pode ser o condimento para a imersão na primeira parte do Mishna. Mas, você deve perguntar, como isso pode ser verdade, pois "alface" é também trouxe apenas na próxima parte da Mishná, assim como pode ser o objeto mergulhado na primeira parte. A resposta do Rashbam é que na verdade você não precisa mergulho alface na primeira parte, o "alface" que "não há necessariamente (lav davka)" alface. A Mishná está listando quando você tem que trazer os objetos para a mesa do Seder, eo momento em que você tem que trazer a alface é após as karpas imersão, antes de começar a recitar a Hagadá. O mesmo é verdade para charosset, então, obviamente, as Karpas imersão não necessita de estar em charosset. No entanto, a Mishná quer nos dizer que você pode usar a alface como um exemplo de "legumes" para karpas e, portanto, ele escreve, em uma formulação incomum ", que lhe eram apresentadas ..., ele mergulha com alface."

 

              Por esta razão, o Rashbam alterou a ordem de comentário Rashi. Rashi primeiro anota que "alface" não é necessariamente alface, e, em seguida, acrescenta, quase entre parênteses, que a alface é mergulhado em charosset. O primeiro Rashbam rejeita a última posição, negando que charosset deve ser usada, trazendo a prova da ordem posterior da Mishná, e, em seguida, acrescenta que "alface" não é necessariamente alface. O último comentário, embora levantada a partir Rashi, serve no Rashbam para responder a afirmação de que a ordem do Mishna não pode ser usado como uma prova de que charosset não está presente no início, uma vez que seria também implicar que alface não está presente. As respostas Rashbam que a menção de alface na segunda parte da Mishná não contradizem a alface na primeira parte, uma vez que a alface em primeiro lugar "não é necessariamente alface", enquanto a segunda é a exigência formal de alface para as ervas amargas. No entanto, pode-se inferir que não pode haver um requisito formal para qualquer um dos ingredientes do segundo "trazer" antes do segundo estágio, que inclui (erva amarga) alface, matzá e charosset. Assim, não é charosset o condimento para Karpas.

 

              Rashi aparentemente sente que desde charosset e talvez alface são usados duas vezes, a Mishná pode escrever que você levá-los duas vezes. O facto de que eles são trazidos na última parte não exclui que eles sejam trazidos, mesmo não mencionado, na primeira parte.

 

              E assim, temos a nossa "machloket" primeiro (discordância). Rashi sustenta que Karpas é mergulhado em charosset, enquanto que o Rashbam discorda.

 

              Atribuição Avançado: Aprenda a Tosafot (sv "mitabel" - uma tradução aparece na página da lição).Tosafot opinião é algo como um compromisso. Se alface é utilizado para Karpas, deve ser mergulhados em charosset; se outros vegetais são usados, eles são mergulhados no vinagre ou água salgada.

 

              Antes de concluir, vamos pelo menos terminar a primeira frase da Mishná - o que temos, por incrível que pareça, ainda não feito.

 

Eles trouxeram diante dele (vegetais), ele mergulha com alface, até que ele atinja o "hapat parperet."

 

              O que é "hapat parperet?" "Pat" significa pão, presumivelmente matza neste caso, mas o que é "parperet?" Siga o procedimento padrão - olhar primeiro para o Rashi.

 

              Rashi (sv "ad"):

Até que ele chega ao hapat parperet - antes que ele chegue a alface que come após a matzá, em que ele faz a bênção "para comer ervas amargas." O primeiro mergulho é para que as crianças devem perceber e questionar, pois é incomum que as pessoas comem legumes antes da refeição.

 

              Rashi aparentemente interpreta a palavra "parperet" para significar algo secundário. "Parperet hapat" significa algo comido após o pão / matza, a qual, no caso de a noite seder, é o maror, as ervas amargas. Isto é ainda mais clara no Rashbam paralela (você deve estar recebendo o hábito até agora - leia Rashi, e compará-lo imediatamente ao Rashbam), que escreve,

 

Até que ele chega ao hapat parperet - antes que ele chegue a alface que come após a matzá, em que ele faz a bênção "para comer ervas amargas", como está escrito: "Em matzot e ervas amargas" - matza primeiro e depois ervas amargas .

 

              O Rashbam salienta a ordem, aparentemente porque essa é a explicação para o termo "parperet."Tosafot (sv "ad") tem uma explicação um pouco diferente:

 

"Parperet" é o nome para as ervas amargas comidas após a matzá. Parperet, isto é, um aperitivo que despertam comer, como na frase "parperaot lichokhma" (Pirkei Avot 3,18), para despertar o coração legumes para comer. O fato de que maror é chamado parperet é uma dica pelo Mishná que matzá é comido antes de maror.

 

              Isso é tudo por hoje. Na próxima semana, vamos terminar a Mishná e começar a gemara.

 

 

Exibições: 346

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço