JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Tanakh atribui ao Deus de Israel ser "zeloso."

 

" porque o Senhor, teu Deus, é um Deus zeloso"

 

Se os atributos de Deus são uma expressão de valores e aspirações humanas, dizer que Deus é zeloso é um pouco perturbador.

 

O zelo não só é muitas vezes associada a sentimentos como o amor, mas também e sobretudo com raiva. Nas palavras do falecido professor de estudos bíblicos da Universidade Hebraica de Jerusalém, Moshe Greenberg, "a raiva de ressentida de um cujas prerrogativas foram usurpadas por ou que tenham dadas a outro."

 

Enfatizando o ponto ainda mais, Rabi Baruch Silverstein nos lembra que as duas palavras hebraicas para zelo e ódio ", kinah" e "Sinah," são muito semelhantes, diferindo apenas em uma letra.

.

 

Martha Nussbaum, professora de direito e ética na Universidade de Chicago, diz que o zelo é sempre suspeito, porque é provável que seja baseada na ideia de que um tem o direito de controlar os atos de outra pessoa.

 

Nesse mesmo sentido "zelo" é também uma emoção com uma forte tendência para controlar a quem a experimenta.

 

Não é de surpreender que, que de acordo com os rabinos medievais, os seres humanos não estão autorizados a imitar a Deus em todas as suas formas; os seres humanos não devem ser zelosos.

 

No entanto, "zelo" é uma característica do Deus de Israel, porque nas considerações e, como é enfatizado pelo professor de hebraico e línguas semíticas e Literaturas da Universidade da Pensilvânia, Jeffrey H. Tigay na visão bíblica, o zelo de Deus é um aspecto de Seu envolvimento apaixonado com seres humanos.

 

Apesar de sua propensão a degenerar em comportamento destrutivo, o zelo é sempre uma emoção que sinaliza a importância que algumas pessoas e coisas têm para o indivíduo, a sociedade, a Deus.

 

O zelo é um dispositivo emocional importante salvaguardar relações únicas. Por estar vinculado ao amor, dentro das restrições, o ciúme é uma coisa boa que define prioridades e interesses.

 

Além disso, motiva a fazer declarações decisivas sobre o que é valioso.

Exibições: 153

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço