JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 

O livro de Deuteronómio - que no calendário anual de leitura da Torá começa a ser lido esta semana- é apresentado como um discurso de despedida de Moisés.

 

O líder reuniu o povo nas planícies de Moab, depois de terem conquistado a margem leste do Jordão.

 

Lá, ele recapitula a história passada de Israel, a fim de concentrar-se na situação nova e crítica do momento: uma nova geração, uma nova liderança, uma nova terra.

 

Assim, capítulo 1 versículo 5 do livro de Deuteronómio diz:

 

"Dalém do Jordão, na terra de Moab, começou Moisés a declarar esta torá"

 

Sempre que a palavra "Torá" aparece nos livros do Pentateuco não se refere a toda a tradição bíblica, como hoje a palavra é entendida.

 

Em livros como Êxodo, Levítico, Números, por exemplo, "tora" são as instruções dadas pelos sacerdotes em casos específicos (por exemplo, a "Torá da lepra", a "Torá do marido ciumento", etc.).

 

Isso ocorre porque o nome "Torá" deriva de um verbo hebraico que significa "instruir".

Para ter certeza, "Torá" não era necessariamente o ensinamento de Deus. Como podemos ver no livro de Provérbios, "Torá" poderia ser o ensinamento de um pai para um filho:

 

"Meu filho, não se esqueça minha torá, e deixe sua mente manter meus mandamentos", e

"Meu filho, guarda o mandamento de seu pai; e não abandones a torá de sua mãe. "

 

O termo hebraico "Tora" está relacionado com as palavras para ambos os pais (em hebraico, horeh); e professor (em hebraico, moreh).

 

Qual é o ensinamento que Moisés instruiu as novas gerações, nas planícies de Moab? O que é a instrução que o filho, o aluno recebe?

 

O que se aprendeu.

 

A força do judaísmo é a experiência acumulada ao longo de 3500 anos de história.

 

Experiências que como o TaNaKh expressa claramente, foram aprendidas através de erros e revendo pressupostos e corrigindo percepções erradas.

 

Que Deus dirija as experiências humanas é uma questão de fé que não muda o fato de que os seres humanos aprendem através de suas experiências.

 

A "Tora" é uma coleção de livros cuja virtude é ter mantido os erros e as lições aprendidas pelo povo judeu.

 

A sua preservação e contínuo estudo é o que possibilita que as novas gerações aprendam dos erros que o seres humanos fazem e o que precisa ser feito para evitá-los.

 

É também o incentivo para se concentrar na tarefa à frente de todo ser humano: o que a Torá define como tornar-se parceiros para completar a obra da criação.

 

Exibições: 96

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço