JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O capítulo quarenta e nove, o penúltimo capítulo do Livro do Gênesis, descreve a convocação dos filhos de Jacó ao lado da cama de seu pai para ouvir suas palavras de despedida.

Usando um discurso cheio de metáforas por vezes obscuras- às vezes falsamente consideradas como bênçãos - o patriarca transmite o que ele aprendeu da vida.

 

Um exemplo desta observação é o versículo 18

 

            "Eu espero na tua salvação, ó Senhor"

 

Jacob Neusner, um dos rabinos acadêmicos mais eruditos e prolífico dos nossos tempos, fez o comentário incisivo que esta é a mensagem que imprime ao judaísmo sua definição final e distintiva. A tarefa de Israel é a esperança. Para um judeu, o desespero é um pecado.

 

"A tarefa atribuída aos judeus na humanidade", disse o rabino Neusner," tem sido, apesar de tudo, perseverar e manter a completa fé e confiança: a esperança. Essa esperança é o que está destinado a ser Israel. "

 

A profundidade da maldade humana não escapa o patriarca. Ele reconhece a fragilidade da bondade de seus filhos e sua grande capacidade para o mal. No entanto, ele não é pessimista, nem renuncia.

 

"De onde vem a incrível habilidade dos judeus de ficar acima de todos os seus problemas, nunca desistir, nunca perder a esperança? Perguntou o Rabino Elyahu Eliezer Dessler, o mashgiach ruchani ("conselheiro espiritual") da yeshiva Ponevezh em Israel. Sua resposta: "Este é o legado dos nossos antepassados ​​santos que concordaram em viver tudo o que lhes foi enviada pelo Todo-Poderoso."

Os rabinos Emil Hirsch Joseph Jacobs explica: "Apesar de seu realismo, o judaísmo nunca aconselhou resignação passiva, remoção ou abandono do mundo e rejeita a teoria de que a raiz da vida é o mal, ou que o homem e a vida no do mundo são corruptos, como resultado do pecado original. Seu otimismo é evidente em sua fé no crescimento lento, mas certo da humanidade, no triunfo final da justiça sobre a injustiça, e na certa vinda de uma era messiânica. "

 

Todo ser humano que, após as tristezas e atribulações de uma longa vida pode transmitir este mensagem para os seus filhos, está imbuído do espírito judaico.

 

Com este parasha (seção) o estudo anual do livro de Bereshit (Géneses) é concluída, para começar na próxima semana a estudar o livro na de Shemot

 

 

Exibições: 268

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço