O capítulo quarenta e nove, o penúltimo capítulo do Livro do Gênesis, descreve a convocação dos filhos de Jacó ao lado da cama de seu pai para ouvir suas palavras de despedida.
Usando um discurso cheio de metáforas por vezes obscuras- às vezes falsamente consideradas como bênçãos - o patriarca transmite o que ele aprendeu da vida.
Um exemplo desta observação é o versículo 18
"Eu espero na tua salvação, ó Senhor"
Jacob Neusner, um dos rabinos acadêmicos mais eruditos e prolífico dos nossos tempos, fez o comentário incisivo que esta é a mensagem que imprime ao judaísmo sua definição final e distintiva. A tarefa de Israel é a esperança. Para um judeu, o desespero é um pecado.
"A tarefa atribuída aos judeus na humanidade", disse o rabino Neusner," tem sido, apesar de tudo, perseverar e manter a completa fé e confiança: a esperança. Essa esperança é o que está destinado a ser Israel. "
A profundidade da maldade humana não escapa o patriarca. Ele reconhece a fragilidade da bondade de seus filhos e sua grande capacidade para o mal. No entanto, ele não é pessimista, nem renuncia.
"De onde vem a incrível habilidade dos judeus de ficar acima de todos os seus problemas, nunca desistir, nunca perder a esperança? Perguntou o Rabino Elyahu Eliezer Dessler, o mashgiach ruchani ("conselheiro espiritual") da yeshiva Ponevezh em Israel. Sua resposta: "Este é o legado dos nossos antepassados santos que concordaram em viver tudo o que lhes foi enviada pelo Todo-Poderoso."
Os rabinos Emil Hirsch Joseph Jacobs explica: "Apesar de seu realismo, o judaísmo nunca aconselhou resignação passiva, remoção ou abandono do mundo e rejeita a teoria de que a raiz da vida é o mal, ou que o homem e a vida no do mundo são corruptos, como resultado do pecado original. Seu otimismo é evidente em sua fé no crescimento lento, mas certo da humanidade, no triunfo final da justiça sobre a injustiça, e na certa vinda de uma era messiânica. "
Todo ser humano que, após as tristezas e atribulações de uma longa vida pode transmitir este mensagem para os seus filhos, está imbuído do espírito judaico.
Com este parasha (seção) o estudo anual do livro de Bereshit (Géneses) é concluída, para começar na próxima semana a estudar o livro na de Shemot
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA