SOB O IMPERATIVO DA PRÁTICA E O SABOR DA COMUNHÃO
Shabat Bereshit - Casa Da Procura Beit Midrsh do Centro do Humanismo Judaico – por Elias Salgado
Nem mesmo a semana esvaziada por diversos feriados no Rio, tirou o entusiasmo e o alto astral do 2ª Kabalat Shabat da Casa da Procura – Beit Midrash do Centro Humanista Judaico – o SHABAT BERESHIT
Sob o comando luxuoso do órgão do nosso querido chaver e maestro Haroldo Goldfarb, uma Shirá Betzitur animadíssima estreou o recém elaborado SHIRON DE SHABAT do nosso Beit Midrash - cânone inicial de um corpus em formação – forma que nunca estará acabada, pois foi pensada para ser uma constante de mudanças que atenda às necessidades do momento de cada membro e de um grupo que a cada encontro aumenta em coesão, forma e prática – a prática da comunhão do “HINÊ MA TOV HUMANAIM SHEVET ACHIM GAM IACHAD”.E como foi agradável o estar juntos daquelas pessoas.
Nosso querido melamed, Paulo Blank(“ensinador” como ele mesmo se auto intitula), como sempre brilhante em sua drashá, nos falou de suas leituras da porção da semana(Parashat Bereshit), tirando dela reflexões sobre o tema A Criação do Tempo, baseando-se no pshat ‘transduzido” para o português de forma divina por Haroldo de Campos, de perushim de Rashi, Yshaiahu Leibovitch, autores cabalistas diversos e a cabala via Walter Benjamin. Arrancou aplausos e encabeçou um curto, porém profundo debate com o grupo presente. E claro angariou mais adeptos fiéis.
Findo o debate, pois ninguém vive só de alimento espiritual, foi servido o tradicional kibud, organizado por nossa querida chaverá sênior , Clara Wertman .
E fechando com “clave de musical de ouro” um pocket show da nossa querida chaverá , a cantora Gerli Golfarb , acompanhada por seu maestro e companheiro de vida, Haroldo Goldfarb.
Alguma dúvida que o próximo Shabat será mais um sucesso? Pois anotem em suas agendas: 27/11, às 19:00hs. – O SHABAT DO LIVRO – Kabalat Shabat Especial de lançamento da livro “ Escritos Revelados’ – uma coletânea dos textos ganhadores do PRÊMIO MOACYR SCLIAR 2007/08/09, concurso organizado pelo CCMA.
E como certamente, o público será bem maior, o local será o auditório da Escola Eliezer-Max de Laranjeiras.
O Shabat do Livro e o lançamento da coletânea, são parte integrante da
I FLIC/CCMA-FESTA LITERÁRIA E CULTURA ( 26 a 28/11), cuja programação detalhada divulgaremos em breve.
Shavua Tov – Bona Semana
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA