JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana



Toda sexta-feira, de manhã , o rabino de uma pequena aldeia desaparecia. Nem mesmo se apresentava nas rezas matinais da sinagoga e todos perguntavam " A onde está o Rabino ".

A Curiosidade de todos da pequena aldeia era muito grande, até que Yosi o caseiro da sinagoga resolveu desvendar o mistério, e numa noite, se escondeu-se embaixo da ca...ma do rabino e esperou, até o dia sequinte. De madrugada o rabino se levantou, colocando uma calça de camponês , botas de cano alto, um grande chapéu, um casaco e um cinto largo. Colocou, também, uma corda em seu bolso, amarrou um machado no cinto, embrulhou uma grande Hala ( pão do shabat ) um saco de frutas , velas e partiu , saiu a caminho seguido sem saber pelo Yosi o caseiro.

O rabino mergulhou na floresta , afastando-se da cidade caminhando alguns bons quilômetros a pé e subitamente parou. Pegou o machado, derrubou uma pequena árvore, transformando seu tronco em pequenas toras,então juntou a madeira, amarrou-a com a corda, colocou-a sobre suas costas e começou a andar, até chegar a uma pequena e pobre cabana insolada de tudo e de todos e bateu na porta dizendo " Shabat Shalom!" Mesmo assim se escutou uma voz tremula de uma mulher doente.

"Quem está aí?" Perguntou assustada a mulher.
"Sou eu, Yakov , o camponês", respondeu o rabino, entrando na cabana logo dizendo. " Vai estar muito frio essa semana e hoje trouxe madeira e uma bela Hala ( pão ), umas frutas e velas para o seu Shabat".

"Oh! Que gentileza é a sua pobre homem que nem tem para si , e vem todas as sextas feiras ajudar uma pobre e doente viúva." Como posso de pagar por esses serviços que você me presta?

Não faço nada demais, somente cumpro o meu dever de Judeu e ser humano! respondeu o rabino!

O Rabino colocou a madeira no fogão, acendeu o fogo colocou o pão do Shabat na mesa junto com as frutas e as velas e saiu em silêncio.

Desde então, sempre que alguém pergunta " A Onde está o rabino ?"

Os morados da pequena Aldeia responde " Num Lugar mais alto que o próprio Paraiso"

Shabat Shalom!

Exibições: 166

Respostas a este tópico

Mais alto que o próprio Paraiso – Jayme Fucs Bar

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço