JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Sobre a existência de Deus na Torá por Oren Fucs Bar

Sobre a existência de Deus na Torá por Oren Fucs Bar


                   

O Mundo todo conhece bem a história de Moisés como o grande profeta, que subiu no Monte Sinai para receber a Torá. Sera no Monte Sinai que ele vai receber os 10 mandamentos e escrever  junto a presença de Deus os primeiros cincos livros da bíblia.

As correntes religiosas monoteístas, vêem na Torá como uma expressão perfeita de Deus no mundo. Será que a Torá realmente expressa o reflexo da perfeição de Deus no universo? Será  que realmente Deus participou na escritura do texto bíblico? Acho que não…. Eu vou tentar debater essa crença na minha logica pessoal. Eu não nego a existência de Deus mas se existe alguma coisa que pode ser chamado de Deus, não é aquilo que esta na bíblia.

Antes que debatermos vamos ver o que a gente pensa em comum no sentido de Deus:

1-       Deus é único e ele e a única coisa no universo que podemos chamar de Um.

 

2-       Deus é perfeito e não tem defeito se tem defeito não pode ser Deus.

 

3-       Deus vai além dos nossos conhecimentos e bem além da nossa capacidade de tentar entender ou definir algo em relação a ele.

 

4-       Deus é além da nossa definição e expressão lingüística.

 

 

Se concordamos ate agora vamos continuar….

 

No meu ponto de vista (eu não exijo que ninguém pensa assim),se Deus é perfeito provavelmente a existência dele no mundo tem que ser refletiva em coisas perfeitas, coisas que não podem ser mudadas.

Se você pegar uma pedra e larga ela, com certeza a pedra cai, se você ferver a água no fogo a água vai evapora e vai se transformar em gás. Essas são as leis da natureza regras perfeitas. Integras que não da para escapar delas.

As leis naturais e os fenômenos da natureza são exemplos da presença de Deus no nosso mundo material. É verdade que Deus esta também nos defeitos porem não é uma forma perfeita dele. Quero dizer que se o próprio Deus escreveu a Torá então a Torá terá que ser perfeita em todos os sentidos.

Então existe um problema logico em pensar que Deus é sobre natural e ao mesmo tempo existe em tudo, e pode intervir na humanidade como passa os textos bíblicos.

1-    A bíblia não tem existência atemporal

Se realmente Deus esta na bíblia a bíblia deveria ser relevante em muitos sentidos até hoje. Acontece que a bíblia foi escrita para as pessoas daquela época por isso que muitos assuntos que estão comentados na bíblia perderam o nosso conhecimento e compreensão.

 A bíblia tinha um objetivo claro que era lutar contra o mundo pagão, questão que hoje já não é muito relevante pelo menos no mundo ocidental. A bíblia comenta sobre 613 leis que temos que cumprir, no entanto mais da metade dessas leis são impossível de se cumprir hoje.

Se Deus escreveu a bíblia, a bíblia teria que ser escrito numa forma mais clara para que as pessoas de todas as gerações pós bíblicas pudessem entender e usar no seu dia dia.

 

 

2-    Problema filosófico

Argumentar que Deus está pessoalmente nas histórias bíblicas vem contradizer a afirmação que Deus significa perfeição. Na bíblia Deus esta sendo apresentado como se fosse um dos Deuses da mitologia grega: ele tem raiva, interesse, ele fala com Moisés, e se pode inclusive  negociar com ele. Na bíblia Deus tem vontades e necessidades.

 Vontades e necessidades significam falta de perfeição e defeitos.´´ Não é bom que o homem esteja só´´(genesis capitulo 2) , Será que já no capítulo dois de Gênesis Deus cria o homem e admiti que tenha feito um erro de não ter criado a mulher?

3-    Os estudos modernos

O problema da Torá é principalmente no sentido das comprovações dos estudos históricos. Apesar de não ser o propósito do livro, a bíblia não é confiável nos detalhes históricos. Temos muitos exemplos como: A história da criação do mundo e a história da arca de Noé já eram histórias conhecidas por outras culturas e foram copiadas e adptadas nas histórias bíblicas.

Os primeiros cinco livros da bíblia é datada a 1200 a.C. grande parte dessas historia já existiam na babilônia e em outras regiões do oriente médio e provavelmente influenciaram os escritores da bíblia. A outra questão é o fato que o mundo existe 2.5 bilhões de anos pela ciência e não 5774 anos. Fora os milagres que a ciência não admitiu têm vários eventos bíblicos que a arqueologia e a pesquisa moderna contradizem os fatos bíblicos.

4-    Na minha logica

Se o próprio Deus escreveu realmente a bíblia para a humanidade a influência da bíblia sobre o mundo devia ser positiva. Mas se pensássemos bem sobre a influência mundial da bíblia a gente perceberia quanto sofrimento e dor a bíblia trouxe a humanidade.

Eu sei que em muitos sentidos a bíblia deu também muita alegria as pessoas, mas também é importante pensar que dentro do contexto geral esse livro foi em muitas vezes mal interpretado, dando autoridade e legitimidade para matar e tirar os direitos da liberdade e da dignidade de muitos seres humanos.

Por mais que possa parecer estranho o povo judeu o criador da bíblia, é que vai mais sofrer através da história com esses tipos de autoridades religiosas institucionalizadas.

É importante dizer a todos aqueles que estão lendo esse artigo para que não se assuste, pelo fato que um ou mais ser humano provavelmente tenha escrito a bíblia, isso não significa que esse livro perdeu o valor, ao contrário! O judaísmo pode continuar seguindo com a cabeça erguida e orgulhoso dessa magnifica obra que é a Torá, que possui uma enorme complexidade de pensamentos e valores humanos, sendo sem dúvida parte integral da história e da cultura desse povo tão especial que é o povo judeu.

Exibições: 141

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Marco Antonio de Figueiredo em 9 maio 2022 às 16:16
Parabéns Oren pela sua linha de pensamento e pela lógica, a fruta não cai lo ge do pé
Comentário de Arnaldo Rotenberg em 9 maio 2022 às 13:33

Ola Oren,

Parabens pelo artigo. Muito simples e direto, porem prova fatos que sao verdadeiros tabus. A Biblia e´ maravilhosa, mas tem tanta origem divina quanto qualquer outro livro como o Harry Potter. Mencionar esse fato nao e´um sacrilegio e nao denigre a profundidade da religiao judaica. As verdades tem de ser ditas e bem refletidas, e nao rejeitadas como tantas vezes aconteceu nao historia da humanidade.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço