Onde estava Deus em 7 de outubro de 2023?
Jayme Fucs Bar
Eu não sei se vocês já se perguntaram sobre isso, mas essa pergunta sempre foi legítima! Assim também devem ter se perguntado na destruição do primeiro e do segundo templo, nos pogroms na Europa Oriental e nos países árabes, na Inquisição na Espanha e Portugal, e no Holocausto.
É
interessante que, já nas passagens bíblicas, podemos observar Jó questionando Deus: "Você se tornou cruel comigo, com a força da sua mão, você me feriu". Podemos encontrar também no Talmude, diante das torturas que o rabino Akiva suportou: "Esta é a Torá e esta é sua recompensa!?" Portanto questionar onde estava Deus no dia 7 de Outubro não é algo novo no Judaísmo. Respostas para essa questão sempre irão existir e sempre terão interpretações diversas, opostas e contraditórias.
O massacre covarde foi realizado pelos sanguinários terroristas do Hamas, em 7 de Outubro de 2023, assassinando comunidades inteiras, sem distinguir entre homens ou mulheres crianças ou bebês, deficientes físicos ou idosos, e nem entre judeus e não judeus.
O que aconteceu no ferido de Simchá Torá, é algo que vai além da nossa imaginação do que pode ser a brutalidade humana. Foi, sem dúvida, um terrível evento que será para sempre guardado em nossa memória.
Não é à toa que as pessoas me perguntam até hoje aonde estava Deus? Sei que muitos perderam a fé, ou pelo menos a sua fé entrou em grande conflito e, na melhor das hipóteses, tem muita gente procurando uma respostas racional para poder encontrar uma luz dentro dessa escuridão.
Eu, como judeu, me defino como secular humanista. Posso dizer que o meu judaísmo humanista acabou em 7 de Outubro de 2023. Acabou não porque me questiono onde estava Deus, e sim onde estava o ser humano? Onde estava o mundo civilizado? Porque aqueles que dizem que lutam pelos direitos humanos, das mulheres e das crianças, se calaram e nos abandonaram.
É quase impossível de se imaginar as consequências desse acontecimento. Não somente a fé em Deus foi abalada em muitas pessoas, mas também a crença no ser humano, que ele é bom por natureza e que tem a capacidade da razão e do saber julgar seu limites, tem moral e compaixão com o outro.
Fé em Deus e no humanismo para muitos deixou de existir depois de 7 de outubro de 2023. Tudo foi totalmente destruído por seres humanos, que se transfiguraram em demônios.
Me lembro de uma gravação que foi divulgada, de um desses monstros terroristas da Hamas, ao ligar para sua mãe em Gaza e se glorificar por estar assassinando vários judeus e judias que participavam do festival “Nova" e sua mãe o enaltecia dizendo: “Parabéns, filho! Viva a glória a Deus e Deus é grande."
Confesso, está mais difícil de se acreditar na humanidade do que crer em Deus. A onça e o leão não matam todas as zebras pelo gosto de matar. Ela sabe, diferente do homem, do equilíbrio necessário para a sua existência e sua sobrevivência. Parece que as bestas humanas do Hamas perderam totalmente a humanidade.
Esses homens se revelaram exatamente como a besta nazista. Sua crueldade nos provou que é possível e real seres humanos se transformarem em monstros sanguinários, predadores de vida de inocentes, usando métodos macabros.
As bestas estupraram, assassinaram, decapitaram , arrancaram feto da barriga de uma mãe, queimaram famílias vivas aos gritos de Deus é Grande. Os que sobreviveram, homens, mulheres, crianças, idosos e bebês, foram levados como troféus para o inferno de seus cativeiros.
As consequências desta bestialidade são claras. A resposta veio com uma guerra total e absoluta e sem precedentes, pois todo país foi convocado. Mesmo os não convocados se apresentaram como voluntários e saíram para os campos de batalha com um único intuito de exterminar esses sanguinários monstros.
O que aconteceu em 7 de outubro deixou claro que não se pode perder essa guerra, pois você não está a lutar somente para a defesa de seu país, mas sim pela defesa da sua própria existência física, de sua família e de seus filhos.
Para mim, em 7 de outubro, todos os fundamentos humanos ruíram. O próprio humanismo deixou de existir. Sei que não posso perder a esperança, mas pensar que você tem que exterminar o outro para você poder sobreviver é muito duro.
Para mim o Humanismo morreu em 7 de outubro. Mas porque Deus nos abandonou?
Com certeza essa é uma pergunta difícil. No Judaísmo nunca se deixa estas questões em aberto, mesmo sabendo que nunca teremos uma resposta clara!
Por que Deus desapareceu e ficou em silêncio, quando esses pobres inocentes foram massacrados por esses sanguinários carrascos terroristas, sem a sua intervenção?
Para certos grupos ultra religiosos eles respondem essa questão de uma forma simplista, muito bem adaptada as seus moldes de vida, que é a sua desconexão total e absoluta do mundo judaico que não esteja vinculado aos seus valores.
Eles dizem que Deus os castigou devido ao pecado da profanação do Shabat (Sábado). Muito desses religiosos tentam responder essa pergunta assim: "Que Deus não estava onde não o queriam".
Uma resposta clara, como se a culpa fosse dos membros dos kibutzim, por serem laicos, humanistas, esquerdistas e pró aos direitos de um estado Palestino ao lado de Israel. Mas essa teoria tendenciosa entra em contradição quando também há kibutzim religiosos e cidades tradicionalmente conservadoras como Sderot e Ofakim, que também foram massacradas.
Não importa como poderiam justificar uma punição tão horrível, quanto o massacre de Simchat Torá. O pior é a imoralidade desse tipo de pensamento. Ele não é somente perigoso e desumano, não buscam respostas nos seus próprios pecados, mas os supostos pecados dos outros por viverem um judaísmo diferente do seu.
Eles se especializaram em culpar os outros grupos por sua corrupção moral. Grande parte desse público não trabalha, não paga impostos, vive às custas do Estado e poucos assumem responsabilidades na segurança de Israel.
Outro pensamento que surgiu para essa questão veio de grupo que procura uma resposta mais na espiritualidade do que na religião. Muitos são cabalistas ou mesmo laicos.
enfrentamento a esta pergunta "Onde estava Deus?" tem como resposta ao massacre não pecado, mas o propósito que o desastre pretende cumprir. Em outras palavras, "depois desse grande desastre algo bom vai nos acontecer".
Segundo os cabalistas, a história tem uma direção e os eventos que nos acontecem têm um propósito de Tikun (conserto) em nossas vidas.
Por exemplo, muitos relacionaram o Holocausto com o acontecimento que acarretou o estabelecimento do Estado de Israel. Na perspectiva mística, significa que no plano divino seria fazer o estabelecimento do Estado Judeu a partir da grande desgraça que foi o Holocausto.
Hoje em dia, alguns tentam afirmar que o massacre de Simchat Torá teve como objetivo elevar o povo judeu a um nível espiritual mais alto e revelar a necessidade de uma unidade que foi quebrada pelo forte desacordo que nos dividiu nos últimos anos. Esse tipo de resposta não tenta se orgulhar da desgraça dos outros, mas sim apontar uma direção otimista para o nosso futuro.
Outro tipo de resposta para a pergunta "Onde estava Deus?", que eu acredito que a maioria das pessoas encontram um certo conforto nela, se resume no silêncio. O argumento aqui é que nem tudo pode ser explicado, nem tudo pode ser compreendido. Nem tudo temos respostas, pois somos seres limitados para entender tudo o que de passa em nossa volta.
A resposta para esse grupo é ficar em silêncio humildemente e aceitar a nossa incapacidade de entender a realidade sem sentido, sem uma lógica. Conforme Deus disse ao profeta Yeshayiahu: “Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos".
Essa questão não termina por aqui tão rapidamente. Eu pessoalmente acredito que muitos judeus seculares teriam respondido essa questão dessa forma: “Que Deus não tem nada a ver com isso”! “Nada do que aconteceu está relacionada com Deus, ele não tem nenhum poder sobre os seres humanos".
Deus nos deu o livre arbítrio e se foi para o seu tempo celestial.Tudo agora está em nossas mãos.
Essa resposta é dolorosa, pois nos faz entender essa responsabilidade de viver num mundo desgovernado, cheio de ameaças e perigos.
Às vezes nos leva à loucura de não acreditar mais em nada e perder a única coisa que nos resta que é a esperança de que o ser humano pode mudar o percurso de seu destino, de sua auto destruição .
O famoso escritor e romancista judeu Stefan Zweig perdeu totalmente a esperança no ser humano. Esse pensamento o fez não suportar mais o mundo humano que se revelava diante de seus olhos e ele escolheu tirar a sua própria vida na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Para mim a dor é grande. De fato perdi também a fé no Humanismo. A minha resposta foi me isolar desse mundo. Continuo a viver em Israel, mas passo hoje mais tempo nos meus negócios numa aldeia em Portugal, chamada Belmonte.
Nessa pequena aldeia o tempo parou. É como viver num outro planeta, fora desse mundo de caos e de violência. Aqui vim procurar Deus, que talvez também, tenha se exilado por aqui de vergonha do que foi feito de sua criação.
Vim a procura do meu humanismo perdido, que se tornou irrelevante, num mundo em que os seres humanos se transfiguram em monstros sedentos de sangue.
Aqui em minha volta tem muitos outros israelenses e eles também vieram a procura de uma resposta. Cada um em sua procura. Dá para notar que muitos vivem numa certa loucura, num trauma que vai ser difícil curar.
As pessoas chegam aqui a procura de uma terapia, de resgate de sua alma (neshama) ferida e abalada. Como me disse aqui um jovem israelense que sobreviveu ao massacre no festival da Nova: "Estou fugindo de meus próprios medos e pesadelos".
Entendo perfeitamente ele. Espero que ele consiga sentir a presença de Deus, nesse pequeno lugar.
Aqui no esplendor da natureza você pode sentir Deus nas montanhas, nos bosques, numa criança que caminha com sua mãe na rua, nos rios e lagos, numa flor, nos lindos campos de olivas ,no rebanho das cabras e ovelhas que pastam livremente na imensidão dos campos verdes.
Aqui posso sentir Deus à noite no brilho das estrelas, até no vento frio e na chuva. Também nos meus sonhos de esperanças. De fato, Deus está em todas as partes. Mas somente para aqueles que valorizam a vida e não morte, a guerra e a violência.
Se você quer sentir Deus, procure-o nas coisas boas e jamais no mal. Deus não habita no céu, não é barbudo e nem anda com um cajado. Ele simplesmente habita em nossos corações.
Deus plantou em nossos corações a paz e o amor ao próximo, para nos dar a possibilidade de chegarmos a um nível espiritual elevado. Assim poderemos aprender: "Que não sejamos apenas bons, sejamos sagrado. Não sejamos apenas humanos, sejamos Divino.”