JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

AS CRUZADAS DA IDADE MÉDIA.
(A fonte do ódio entre Cristãos,Judeus e Mulçulmanos)

INTRODUÇÃO

    Muitas pessoas ainda desconheçem a razão pela qual JUDEUS , MULCULMANOS  e CRISTÃOS  brigam tanto. Muitos não  sabem qual a fonte  deste ódio entre  o mundo OCIDENTAL e o mundo ORIENTAL.  
     Pergunta-se: Porque o ORIENTE odeia e desconfia  do OCIDENTE?
     De um modo em geral, os  povos do ORIENTE não sabem diferenciar os Católicos dos Protestantes.  Para  os  Judeus e Mulçulmanos,OS CRISTÃOS,sejam eles Católicos ou Protestantes, fazem parte do mesmo grupo, que ao longo da idade média , realizaram OITO CRUZADAS  com um  tríplice  objetivo:
-  Punir aqueles que mataram Jesus.(Judeus)
-  Julgar os Mulçulmanos que na "visão papal" eram infiéis.
-  Reconquistar a cidade de Jerusalém.(Cidade Santa) e lucrar com as peregrinaçōes.

* Infelizmente,esta foi a maligna motivação das malditas CRUZADAS.


1) A MOTIVAÇÃO DOS "CRUZADOS"

  Os CRUZADOS ou aqueles que juraram lealdade ao papa(Santa Sé), cruzaram toda a Europa: roubando,saqueando,matando, invadindo e incendiando as cidades por onde passaram.  Chegaram a Constantinopla e dali a várias cidades do ORIENTE.
  O cisma religioso havido entre as igrejas de Roma e do Oriente (Roma e Constantinopla), se transformou em sangrentas batalhas(AS CRUZADAS),motivadas pelo ódio racial,desejo de vingança,ganância e sede de poder. 

  A  maioria dos CRUZADOS acreditavam  com isso,estarem prestando um grande favor a Deus. 

     Infelizmente esta motivação mudou de lado nos tempos atuais. Muitos fundamentalistas religiosos, incentivados por líderes odiosos,ainda hoje explodem prédios,escolas e até lançaram aviōes comerciais contra a cidade de Nova York em 11 de Setembro de 2001,no objetivo de "punir os infiéis" do Ocidente, acreitando com isso,estar prestando um favor a Deus,o qual  chamam de Alá.
      Me pareçe que a história está se repetindo pela avenida contrária,ou seja,quem foi ferido e atacado no passado,está revidando no presente. 
      A exemplo do que ocorreu na idade média,as grandes lideranças do Islã,estão investindo na conquista do OCIDENTE e o crescente numero de Mesquitas no mundo Ocidental comprova o que estou escrevendo hoje.


2) MINHAS  PESQUISAS (INTERNET)

Visando trazer luz a este tema,fiz algumas pesquisas na Internet.

As cruzadas.
Por Lucas Martins
www.infoescola.com

As Cruzadas eram expedições de cristãos para libertar a Terra Santa (atual Palestina) dos turcos (muçulmanos), e eram patrocinadas pela Igreja Católica (Papa). O nome Cruzadas é porque os cristãos teciam uma cruz nas suas roupas, simbolizando o voto prestado à igreja.

Causas
Várias foram as causas das Cruzadas:

O papa Urbano II queria reerguer a unidade católica no oriente, que decaiu com a Cisma do Oriente (1054)

Muitos acreditavam que seguindo as cruzadas, alcançariam a salvação.

Naquela época não havia parque de diversão, então, para fugir do cotidiano das grandes cidades, eles partiam para as Cruzadas e claro, interesses comerciais nas ricas terras do oriente.

Como hoje, o papa e outras “santidades”, como Pedro o Eremita, tinham grandes poderes de influenciar o povo. Eles reuniram grandes multidões, de maioria pobre e miserável, para organizar uma Cruzada, chamada de Cruzada Popular. 

Conseguiram chegar em Constantinopla, mas com poucos recursos, cansados. Quem não gostou disso foi o imperador bizantino Aleixo Commeno, que incentivou os cruzados à atacar os infiéis, resultado: uma tremenda carnificina, quase todos os cruzados morreram. 

Depois disso, a cruzada ficou conhecida como Cruzada dos Mendigos.

Outra cruzada, desta vez formada por senhores feudais, condes, duques, etc, partiu para a Terra Santa, com o apoio dos Bizantinos. Com todo o poderio econômico e militar unidos, foi fácil conquistar Jerusalém, em 1099. Essa conquista custou milhares de vidas de judeus e muçulmanos. Nas terras conquistadas foram criadas o Reino de Jerusalém, Condado de Edessa, Condado de Trípoli e Principado de Antioquia . Mas logo essas terras ficaram precárias, em razão das constantes batalhas travadas por muçulmanos e os nativos contra os cristãos. Para tentar se manter nas regiões conquistadas, os cristãos criaram duas ordens: os Templários e os Hospitalários:
Templários: formar um exército para controlar os novos domínios, para isso, deveriam construir fortalezas, fossos, muros, etc. Também se juntou à ordem uma milícia de monges cavaleiros.
Hospitalários: como o nome já diz, criaram estabelecimentos para acolher os peregrinos mais pobres, construíram hospitais. Um tempo depois, formaram um exército para defender o Santo Sepulcro.
Em vista das seguidas derrotas dos cristãos na Terra Santa, foi organizada mais uma cruzada (Segunda Cruzada): Luís VII e Conrado III (França e Alemanha) foram os líderes. Foi apenas mais uma derrota.

A retomada de Jerusalém
No ano de 1187, tropas de muçulmanos comandados por Saladino rumaram para Jerusalém, e a reconquistaram facilmente. Saladino foi gentil com os cristãos, evitou o massacre de milhares de pessoas.

Em 1189 foi organizada a Terceira Cruzada, comandada pelo rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão, o rei da França Filipi Augusto, e o imperador alemão Frederico Barba-Ruiva (Barba-Roxa). Esta Cruzada começou dando certo, mas logo os problemas chegaram. Frederico se afogou num rio na Síria, Filipe Augusto tomou o Acre e voltou pra França. Ricardo Coração de Leão ganhou de Saladino duas vezes, mas não conseguiu tomar Jerusalém. Então, Saladino e Ricardo fizeram um acordo, que permitia a entrada de cristãos para fazerem suas peregrinações na Terra Santa. Ricardo voltou logo pra Inglaterra, pois seu irmão estava tentando derrubá-lo e tomar o poder. Foi preso no caminho, na Áustria, e sua mãe teve de pagar o resgate. Retomou o poder, mas em 1199 foi morto quando combatia um vassalo insubmisso.

A Quarta Cruzada (1202-1204) teve seu rumo desviado pelas influências dos comerciantes venezianos, foram para Constantinopla, que foi tomada e saqueada. Algumas partes da cidade ficaram sob domínio cristão até 1261.

A Cruzada das Crianças foi outro fracasso, no ano de 1212. Os cristãos acreditavam que as crianças de alma pura poderiam reaver o Santo Sepulcro. Eram milhares delas. A maioria morreu de fome, frio, ou foram sequestradas para serem vendidas como escravas.

Outro fracasso foi a Quinta Cruzada (1217-1221), comandada por André II, rei da Hungria, e Leopoldo VI, duque da Áustria.

Entre 1228 e 1229 aconteceu a sexta cruzada, liderada por Frederico II, imperador alemão. Desta vez usaram a diplomacia para consequir o que queriam: os turcos entregaram as cidades de Jerusalém, Nazaré e Belém. Mas elas logo foram retomadas pelos muçulmanos.

A sétima cruzada (1248-1254) e a oitava cruzada foram comandadas por lLuís IX, rei da França, que de tanta piedade que teve dos muçulmanos acabou virando santo, conhecido hoje por São Luís. Na sétima cruzada, Luís foi derrotado, acabou preso e seus compatriotas tiveram de pagar uma pesada fiança para livrá-lo. Na oitava cruzada, Luís atacou a cidade de Túnis, no norte da África, mas morreu lá em razão de uma forte dor de barriga.

www.infoescola.com



3) O RESUMO DAS CRUZADAS. (Por Raunier Souza)

      Em 1095,no conselho de Clemont,o Papa Urbano 2,ordenou a retomada de Jerusalém e o massacre dos infies mulculmanos.
      Todo o território europeu  recebeu a  notícia sobre a decisão tomada pela Santa Sé. 
       Entre esses propagadores do anúncio papal, Pedro, o Eremita, conseguiu mobilizar milhares de pessoas para a Cruzada dos Mendigos ou Cruzada Popular. 
      Sem reconhecimento papal, uma verdadeira massa de pobres, ladrões e camponeses desvalidos se dispuseram a marchar em direção à Terra Santa.
     A concentração dessa cruzada aconteceu na cidade alemã de Colônia e contou com o auxílio do cavaleiro Gautier Sans Avoir (“Galtério Sem Bens”). Costurando cruzes vermelhas em suas roupas, esse exército desprovido de qualquer ordem, dinheiro ou comida atravessou vários territórios realizando assaltos, pedindo esmolas ou realizando furtos. Quando atingiram a Bulgária, os integrantes dessa infame cruzada foram fortemente combatidos pelos exércitos locais.

       Em julho de 1096, mesmo com tantos contratempos, a multidão de carentes conseguiu chegar até a cidade de Constantinopla, onde realizaram uma série de saques que deixaram a população em desespero. Visando contornar a situação, o imperador bizantino Aleixo Commeno exigiu que o bando se alojasse nas fronteiras muçulmanas da cidade. Para que outras desordens não ocorressem, este governante incentivou os cruzados a se voltarem contra os mouros que ali viviam.

       Apesar de bastante enfraquecidos, os seguidores de Pedro conseguiram chegar até a Ásia Menor e lutar contra os exércitos turcos da cidade de Niceia. Após uma primeira vitória, os cruzados tomaram uma fortaleza abandonada. Aproveitando da trégua, o sultão Kilij Arslan organizou um eficiente cerco que deixou os cruzados sem água. Passada uma semana, vários cruzados morreram ou saíram em luta desesperada contra os soldados que os espreitavam.

        Milhares de cristãos foram aniquilados sem maior dificuldade. Alguns remanescentes foram capturados e vendidos como escravos aos mercadores. Os poucos que conseguiram escapar realizaram o caminho de volta ou foram acolhidos pela cruzada de cavaleiros que se preparava para adentrar o mundo oriental. Apesar de seu completo insucesso, a Cruzada dos Mendigos expunha os problemas econômicos que também motivaram o movimento cruzadista.

Por Rainer Sousa
Graduado em História.

  
4) OS RESULTADOS DAS CRUZADAS.(www.infoescola.com)


Entre os resultados que as cruzadas tiveram,alguns foram negativos e outros muito positivos podemos citar:

- Aumento do comércio ocidente-oriente.
- A burgueria européia ficou mais rica, às custas dos nobres e cavaleiros que foram às cruzadas.
- Com tanto movimento de pessoas, as cidades e o comércio entre elas se desenvolveram.
- Alguns dos costumes orientais foram incorporados ao ocidente.
- Produtos novos orientais foram trazidos para a europa, como Arroz, Canela, pimenta, cravo, açúcar, algodão, café e perfumes.
- A intolerância aos judeus na europa cresceu, havendo muitos massacres.

Fonte http://www.infoescola.com

5) MINHA CONCLUSÃO:

PRECISAMOS  CONHECER  O PASSADO  PARA  ENTENDER  O  PRESENTE.

   Acredito que só poderemos entender o PRESENTE se conhecermos o PASSADO. 
   Também acredito que certas coisas estão travadas em nosso presente porque ainda não nos libertamos das dores do passado. 

   Enquanto o PASSADO estiver "prefetizando" sobre o nosso PRESENTE jamais poderemos viver um bom futuro.
   Solte seus algozes e livre-se do passado de dor!
   
   O profeta Jeremias disse: 
   "Minha alma constantemente os recorda e se abate dentro em mim. Quero trazer a memória aquilo que me dar esperança"  (Lamentaçōes 3:21,22)
   
    Vamos trazer a memória tudo aquilo que pode nos trazer esperança!

   Alimentar o ódio é como tomar um copo de veneno esperando que o outro morra.

  Repito:    Solte seus algozes e livre-se do passado de dor!


6)  ABAIXO O PRECONCEITO!

      Jamais caimos no mesmo erro de julgar ou condenar alguém pela cor de sua pele,local de nascimento,ideologia religiosa ou política.
     Em Cristo não há homem ou mulher,escravo ou liberto,judeu ou grego,circunciso ou incircunciso. Ele quebrou as barreiras raciais,abençoou uma samaritana,curou uma mulher cananéia e favoreceu um centurião romano.
    Ele Chorou por amor a cidade de Jerusalém e perdoou todos os seus algozes no alto da cruz do calvário. 
     Se os CRUZADOS soubessem que Jesus perdoou seus algozes eles jamais invadiriam Jerusalém.


7)  TROQUEMOS  AS  NOSSAS "ARMAS"

Nada é mais forte que o amor.
O amor é mais forte que a morte.
O amor cobre multidōes de pecados.
O amor tudo sofre,crê e espera.
O amor não é vingativo,não se ufana e não se ensoberbeçe.

Disse Jesus:
"Nisto conhecereis todos que sois meus discípulos,se tiverdes amor de uns para com os outros."

Abaixo o ódio racial e andemos em amor!

Sinceramente,

Venilton G. Jesus
prvenilton@gmail.com
www.prvenilton.blogspot.com
021-78133511

   


   

Exibições: 1415

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço