JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Judaismo e Globalização
e suas novas Tendências

Jayme Fucs-Bar
Jerusalem 7 de Fevereiro 2008


"Não só somos povo, terra , Diáspora, religião, cultura ou filosofia, somos um pouco de tudo ,pois somos uma Civilização". Acho essa visão do Modechay Kaplan brilhante e atual nesse novo momento, onde o judaísmo está sendo absorvido por uma nova revolução de valores que é a globalização, exatamente como fomos absorvido pela revolução francesa , o iluminismo e a revolução bolchevista nos últimos 200 anos.
No Conceito clássico do judaísmo Moderno das “Eras das Revoluções” tínhamos definições ideológicas ,"claras" como ser sionista, ou anti sionistas ,bundistas, Troskistas,liberais ,direita ou esquerda.

Com a Globalização o judaísmo pós moderno nos deu a possibilidade de ser um pouco de tudo,somos um judaísmo individualizado,onde se legitima ser sionista na diaspora e de ser comunidade em Israel,de freqüentar o Beit Lubavith no shabat, fazer o barmitzva com o rabino conservador ,converter a esposa ou o marido na sinagoga reformista, incentivar os filhos a participar de um movimento juvenil de esquerda,apoiando ardente a politica dos partidos de direita em Israel .
Isso tudo se torna uma grande coerência neste judaísmo individualizado. Pertencer a tudo ao mesmo tempo não ter compromisso com nada.

O judaísmo virou um grande Shopping Center neste novo século , onde o "cliente" ( o Judeu), escolhe o judaísmo como se fosse um produto de mercado.
Ser judeu no mundo global é algo pessoal , individual não mais te exige a pertencer a um “clube ideológico” ou vestir uma só camisa ou ter uma só bandeira, O judeu no mundo global é um Judeu "camaleão" , sendo legitimo ter varias identidades judaica conforme o momento , a situação e o gosto pessoal..

Esse Espaço Aberto sem fronteiras criado pela globalização levará a transformação do mundo judaico e do estado de Israel. Ele abrirá novos caminhos , permitirá criar novos marcos de Judaísmo, novas correntes, novas sinagogas ,novos modelos de vida comunitária e sobretudo criará uma nova visão de relações entre comunidade e o estado de israel.
Esse judaísmo pós Moderno já é parte de uma rede planetária , onde cada um pode manter uma relação virtual imediata com o mundo judaico , criando inclusive sua própia comunidade judaica virtual, que produz para si cultura, valores e conhecimento.



A revolução Global levará ao mundo judaico à procurar uma nova redefinição de suas identidades, será um novo reinventar do judaísmo, uma nova relação com Israel, já sentido fortemente nas novas manifestações , e nas tendência de comportamento das comunidades.

Uma dessas tendências está na revisão da centralidade de israel, que para muitos desses judeus o Movimento sionista cumpriu o seu papel na história, e Israel se tornando mais um importante centro judaico no mundo e não mais o único.

Para a esquerda judaica, Israel foi uma necessidade histórica do passado ,que não conseguiu cumprir o seu papel moral e ético com a questão palestina, deixando à desejar de ser para o mundo um “ Or la Goim” A Luz a humanidade .

Para a direita fundamentalista e ultra nacionalista, o judaísmo e Israel são fruto de uma visão messiânica, são contrario a qualquer tendência de mudança que possa ameaçar sua visão messiânica, onde acreditam que para alcançar seus objetivos deverão usar todos os seus recursos, e essa postura já teve sua pratica no assassinato de Yzzak Rabin, e as ameaças que sofreu o ex. primeiro ministro Ariel Sharon.


Para os grupos Ortodoxo não sionista , o estado judeu foi um desastre da sua experiência laica, esses grupos usam o termo “Israel é o Lugar de Goim que falam Hebraico” essa mesma tendência nega Israel como um “Centro judaico Moderno” , Israel é para esses grupos um Centro Espiritual Bíblico.

E finalmente a postura mais popular nos dias de hoje entre os grupos dos judeus das comunidades , é de um lado um forte apoio a existência do estado judeu “como um refugio pessoal para a sua existência em caso de momentos difíceis” e do outro lado se relacionam com Israel como uma antítese de sua própia missão criadora de “ garantir a existência e a segurança física para os judeus”, considerando Israel o lugar mais inseguro no mundo para se viver como judeu, porem “um bunquer necessário”.

A Globalização criou e continuará criando novas perspectivas e avanços para o mundo e a vida judaica ,porém estará criando profundos abismos e paradoxos para a humanidade, sua tecnologia e economia global estará promovendo novos ricos, mas estará deixando um grande rastro de nova pobreza , marcado principalmente na classe media judaica, cada vez mais empobrecida, e em conseqüência ocorre o surgimento de um novo êxodo judaico, não mas para Israel e sim para novos centros judaicos como Alemanha,Espanha,Panama e Canada .

Nesta revolução Global o Judaismo,estará tomando um novo rumo, terá uma nova cara e criará novas tendências e manifestações .
Sem sentir, estamos vivendo um ato da história da humanidade ,estamos no meio das barricas da Revolução global, onde os sons dos canhões e dos fuzis são diferente do se escutou nas revoluções anteriores .
Nas ruas,nas escolas,nas casas e em toda sociedade se soa um Grito um único grito regido por 3 mandamentos básicos “ Individualismo, competição e o consumismo”,sendo à sua bandeira não mais o estado nacional e sim todo o planeta terra.

Estamos neste momento vivendo em plena revolução global, já sentida suas transformações econômicas e sociais em todo o planeta.
Como Judeus neste planeta ainda desgovernado , não temos que temer à procura de novas respostas ,devemos fazer novas perguntas , devemos procurando novas soluções criativas, exatamente como fizemos no passado de nossa história.

Qual será essas novas tendências desse novo judaísmo?
Como essa nova Revolução irá influenciar no Perfil do Estado de Israel?
Como estará organizada as comunidades judaica num judaísmo sem fronteiras? Como manter a solidariedade judaica e o voluntarismo e a vida comunitaria,num mundo onde o seu significado não deixa de ser uma grande conquista individual?
Como organizar e proteger essa civilização judaica num mundo que caminha para um grande conflito entre civilizações?

A Globalização nos levará a um novo conceito o da Civilização mundial.
Nós judeus temos que saber como enfrentar esses grandes obstáculos neste próximo século, entre tantos e outros que já enfrentamentos, estará a necessidade de uma definição de um novo conceito o da “ Civilização judaica”. Neste processo o filosofo e sociólogo judeu Edgar Morin nos da uma pequena dica, numa definição brilhante de como chegar a essa civilização .



“ Para chegarmos à civilização mundial, seria preciso que fossem conquistados grandes progressos do espírito humano, não tanto de suas capacidades técnicas e matemáticas, não apenas no conhecimento das complexidades, mas em sua interioridade psíquica” .

Jayme Fucs – Bar

Exibições: 50

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo muito com essa visão de globalização interferindo na ''escolha judaica'', a metafora é muito boa, e faz muito sentindo, acho q a questão é mais profunda do ser humano, estamos em um século onde o respeito, a educação, a tirania, a forma de lidar com os pais, entre outros são muito diferentes e por isso talvez tenham moldado um ser humano, não apenas judeu, mas em geral, diferente. Essa transformação que está acontecendo nunca seria permitida a um século atras onde a linhagem ortodoxa era muito forte, a mesma coisa com relação a cristãos e mulçumanos, onde há 100 anos atras voce encontraria uma mulher sem a burca no Iraque? Isso ja se torna evidente nesses paises, que claramente sofreram a pressão do ocidente e da globalização interferindo na sua cultura.
Não sei dizer se esse processo pode ser chamado de ruim, porem uma coisa é clara e não podemos nos confundir, a globalização é um fruto capitalista e de um sistema economico liberal, por isso muitas vezes chega com idéias venenosas somente para confundir as pessoas, cabe a nós ser humanos criticos entender as raizes do processo para não nos tornar uma ''ceita'' de judeusque se diz humanista, porem não exerce nada usando de desculpa seu espirito critico.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço