JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em Israel todo cidadão que sai nas ruas nos dias de hoje tem que ter suas precauções, onde os olhos estão sempre atento a cada movimento nas ruas, a diferença é que em Israel é norma nunca deixar de fazer o que necessário no nosso dia a dia, essa é uma forma das pessoas dizerem que o terror e a violência e o extremismo jamais alcançaram seus objetivos.

Eu exatamente como muitos em Israel, fui para os meus afazeres está semana em Jerusalém, e igual a todos que estão nas ruas, estou muito atendo para o que passa em minha volta, sem duvida a tensão é grande nas ruas de Jerusalém, Tenho um dia de bastante compromissos e logo chego e estaciono o meu carro no bairro de Talpiot.

Já caminhando pelas ruas, dá para sentir o grande movimento de guardas armados vou em direção ao escritório do ministério do transporte para resolver a regulamentação de um carro que comprei para a minha firma de Turismo.

Passo pelo esquema de segurança na entrada do escritório, coloco minha carteira, chaves e bolsa na caixa de plástico e passo pelo sinalizador de Metal, entro na fila de atendimento, aguardando sentado a minha chamada, ao meu redor observo um aglomerado de gente na espera, judeus e árabes todos juntos no mesmo compartimento uma coexistência momentânea forçada o que nos une é a necessidade de cada um resolver o seu problema.

Vejo um casal de muçulmanos com duas crianças com um formulário na mão sem saber o que fazer, procuram ajuda mas sem resposta, Pergunto o que eles necessitam me responde que não sabem ler nem escrever o Hebraico e portanto não sabe como preencher o formulário me prontifico ajudar, preenchendo o formulário com as duas carteiras de Identidades de Jerusalém Oriental em minhas mãos, algumas olhares são fixado para o meu ato com certa desconfiança, termino e eles me agradecem com respeito e carinho e seguem seu destino.

O meu numero é chamado em seguida, e o serviço é rápido e eficiente resolvo a primeira etapa do que vim fazer em Jerusalém e volto em direção ao estacionamento onde deixei o carro, ponho a mão no bolso á procura da chave para abrir o carro e sinto que não está no meu bolso, volto rapidamente para o ministério do transporte com certeza absoluta que esqueci na caixa de segurança e ao entrar, pergunto se não tem uma chave de carro em algum lugar na mesa ou nas gavetas ele olha abre as gavetas e me diz:

"Não tem nada aqui! vai ver que caiu em outro lugar"

Agora entendo que com certeza perdi a chave do carro, faço duas vezes o mesmo caminho que entrei e sai, com a esperança de achar a chave no chão mas sem resultado, entendo que tenho que voltar ao Kibutz Nachshon pegar a chave reserva e voltar a Jerusalém para continuar a tarefa que estava programada.

Faço sinal para o primeiro Táxi que vejo na minha frente, o Táxi para e sento para negociar o preço com o motorista, onde fecho o valor de 300 Shekalim e saímos em direção a Nachshon que são exatamente 37 quilômetros de Jerusalém.

Agora um pouco mais tranquilo, estou sentado ao lado do Motorista um Senhor, com a idade aproximadamente de seus 70 anos, observo de imediato uma flamula do Time de futebol Betar Jerusalém, Time popular da cidade, muito querido pela direita israelense. O rádio no volume alto para não se perder nada dos acontecimentos e noticiários que vem afligindo a todos nos últimos dias.

Sei que são mais ou menos uma hora de viagem Ida e volta toda essa bagunça por causa da chave que perdi, é sei que é impossível pegar um Táxi em Jerusalém, que você não vá escutar os comentários políticos do motorista, mas desta vez não estou com nenhuma paciência de escutar seus comentários.

Procuro uma tática de não falar de politica e pergunto ao meu motorista qual é o seu nome ele me diz Isaac e ele pergunta qual é o meu nome eu falo "Jayme" e ele repete pois não entendeu " Jermy ? " , eu falo " Não, Jayme! "

Vivo a mais de 30 anos neste pais jamais alguém aqui consegue falar meu nome correto e eu para facilitar digo:

" Você pode me chamar de Jimy "

Ele entende que facilitei a situação e me diz:

" Você pode me chamar de Yzik."

Pergunto se ele nasceu em Jerusalém, essa é uma pergunta boa para motorista em Jerusalém pois, pode dar uma boa conversa sem falar de política!

Ele me conta que nasceu na Turquia chegou em Israel quando tinha 4 anos de idade e viveu ate o ano 70 no Bairro onde tem o moinho o Montefiore, que era fronteira com a Jordânia ate 1967, me conta uma história que eu não sabia apesar de trabalhar com muitos turistas neste lugar. Me conta bastante irritado como a prefeitura de Jerusalém os expulsaram depois da guerra e a inocência de seus pais e de outros imigrantes que não entenderam que a Prefeitura estava fazendo era um bom negocio.

Falo para ele que conheço muito bem esse bairro, pois sempre levo turista para passear, ele me diz exatamente onde era a casa dele, na qual consigo localizá-la pois é ao lado da sinagoga sefaradi .

Me relata sobre da cultura dos Judeus de Izmir na Turquia que vieram da Grécia, mais sua verdadeira origem era dos judeus fugidos da inquisição de Portugal e Espanha, e expressa seu orgulho de falar o idioma Ladino, troco com ele umas palavras em Portunhol que me entende perfeitamente e sorri como queria me dizes " temos algo em Comum".

A Conversar é boa, mais vejo que está sempre atendo ao Rádio, onde para de falar um momento para escutar o que diz a entrevista ao Prefeito árabe Israelense da cidade de Nazaré que critica a politica do Bibi e do Abbas, que fortalecem a minoria extremista de ambos os lados, penso para mim:

"Acabou o papo, vai detonar o prefeito de Nazaré" , e vou ter que ouvir um discurso direitista do meu motorista! mais na minha surpresa ele diz:

" Kol Hakavot (Todo respeito) a palavra do Prefeito de Nazaré ele tem toda a Razão! "

Fico muito surpreso com a exclamação do Yzik faço sinal que concordo plenamente com ele!

Mas fico bastante constrangido comigo por ter criado um estereótipo errado do meu motorista digo a ele:

" Não é nada comum para um Motorista de Jerusalém pensar como você!"

Yzik de imediato me responde!

" Você está dizendo é meia Verdade! Tem muito motorista de Táxi de Direita mais não são todos! "

Vou Mas além e pergunto!

"Em que partido você Votou nas ultimas eleições?

Ele me diz com muita classe!

" Fidelidade Chaver (amigo) Sempre votei no Mapam" ( antigo partido socialista Israelense) Hoje Meretz Minha reação é de total surpresa!

Minha curiosidade é ainda maior e pergunto:

" Na Praça os outros motoristas não te chamam de Traidor Esquerdista por você votar no Meretz?"

A resposta de Yzik desta fez é pronta numa linguagem popular dos Motorista
" Ala Zain " Que Vai para o Caralho! Quem pode falar de mim dessa forma! Fiz exército passei por duas guerras e em 73 fiquei gravemente ferido",

levantando a blusa para me mostrar as marcas de estilhaços na barriga e me diz:

"Eu sou é muito Patriota! Amo Israel Mais não sou é Burro!

Agora uma placa nos sinaliza a entrada do Kibbutz Nachshon e ele me Pergunta afirmando!

" Esse é um Kibbutz do Hashomer Hatzair Verdade?"

Eu dou um sorriso e digo:

"Logico eu fiz Alia ( imigração) pelo Hashomer Hatzair Brasil"

Agora a alegria do Yzik é maior ainda, onde ele dá um sorriso que vai até a orelha e quase para o carro para me abraçar e me diz"

"Eu também fui do Hashomer Hatzair do Ken Derech Beit Lechem em Jerusalém!"

Triunfalmente chegamos em Nachshon nesta altura já nos sentimos como amigos de longo tempo!

Tenho que pegar a chave do carro e voltar a Jerusalém, mais convido Yzik para entrar e tomar um café Turco na minha casa, ele aceita , mas ele concorda com uma condição que ele é que vai preparar o café Turco !

Mostro para Yzik onde está o café, a panela e o fogão e subo para pegar a chave reserva do carro e Yzik prepara o café com toda a categoria e respeito de um bom café Turco!

Sentamos juntos na mesa eu ofereço a ele uns bombons garotos e bananadas que recebi do casal Carducci, na qual passeamos por todo Israel na última semana, aprecio o bom café preparado pelo Yzik e ele as docerias brasileiras, compartilhamos sobre os filhos, netos e sua esposa, falo com fiquei viúvo, o papo é bom mas temos que voltar a Jerusalém,

Saímos de Nachshon agora totalmente descontraídos rindo muito de como esses pais chamado Israel nos faz tantas surpresas!

Eu digo a ele que com tudo adoro Israel foi a melhor coisa que fiz na minha vida de ter vindo morar aqui!

Ele concorda comigo e num tom filosófico me diz:

"Como podemos fazer que todo israelense árabe e judeus entenda que estamos predestinados a viver Juntos nesta mesma terra!"

Não tenho resposta!

Yzik me leva exatamente até o estacionamento onde está parado o meu carro, trocamos números de telefone e combinamos nos encontrar novamente!

Pago o serviço do Táxi, 300 Skekalim , Yzik pega duzentos e me devolve 100 e me Diz:

"Jimy antes você era cliente agora você é amigo"

Mais antes de descer do carro me dou conta da Flamula do Betar Jerusalém na minha cara e me faz um desejo enorme de fazer uma última pergunta!

"Yzik como você pode ser Meretz, Hashomer Hatzair e ser torcedor do Betar Jerusalém"

Ele Me dá uma boa lição!

" Na vida criamos sempre estereótipos! Nem todo árabe odeia Judeus! E nem todo motorista de Táxi de Jerusalém é de direita!"

Exibições: 102

Responder esta

Respostas a este tópico

Yzik e Jimy no Táxi de Jerusalem Por - Jayme Fucs Bar

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço