JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em 70 D.c. Jerusalém estava cercada pelas forças Romanas, o General Vespasiano e seu filho Tito, estavam prontos para o ataque final, porém deu ordem de parar tudo e esperar, que os Judeus, terminassem de se matar entre si.
O Odio era tão incontrolado entre os grupos rivais que chegaram a queimar e destruir os seus própios armazéns de alimento e os depósitos de armas que tinham! Tito e Vespasiano sabiam que esse era o seu maior triunfo! Ódio e a intolerância entre as correntes judaicas.
Lá dentro das muralhas Kanaaim, Zelotes, Fariseus e Saduceus se gladiavam entre si, levando o Judaísmo e toda a Judeia ao caos e sua auto destruição.
Quando a matança entre as correntes judaicas finalizou, os Romanos somente tiveram que concluir a destruição de Jerusalém e em consequência o símbolo que deveria ser a unidade do povo, o Templo, foi destruído e queimado, os que sobreviveram foram mortos ou levados como escravo para o Império Romano.
Cada um de nós judeus e judia que vivemos hoje em algum lugar desse mundo somos parte desse triste episódio, que nos levou a perder a nossa autonomia e liberdade não foram as forças Romanas e sim o ódio gratuito.
Judeus e judias que se definem como: direita, esquerda, socialistas, sociais-democratas, liberais, religiosos e laicos etc. Temos que saber que o verdadeiro perigo nas comunidades judaica e em Israel é o Odio Gratuito! Isso é um fato que jamais devemos esquecer e sempre Lembrar!
Entre nos Judeus e judias sempre ouve e sempre haverá diferenças nas nossas concepções politicas, culturais e religiosas, esse pluralismo de ideias é o que faz essa grande riqueza que é a civilização judaica.
O esplendor do Judaísmo é a possibilidade da existência do convívio com as nossas diversidades de ter em nossas comunidades diferentes sinagogas, escolas, movimentos juvenis,centros de estudo judaico, grupos políticos, Bait Midrash, Centros culturais e correntes religiosas e sobre tudo o direito democrático de cada um votar dentro da sua consciência e determinação politica.
Coexistência com a diversidade Judaica é de fato saber convíver com um judaísmo vivo, dinâmico, criativo! Um Judaismo que pode mover montanhas e até fazer milagres, e foi mesmo dentro dessa grande diversidades de ideias políticas e ideologias distintas que consequimos depois de 2000 anos nos unir e juntos criar o estado de Israel.
Conta que nesse episódio onde Jerusalém está sendo queimada e destruida pela pelo Odio Gratuito entre os Judeus que, o Rabino Yohanan Ben Zacai , tentou de todas as formas convencer aos grupos rivais colocassem as diferenças de lado e se unissem para enfrentar o verdadeiro inimigo, porém ninguém quis ouvir ao contrário foi ameaçado de morte pelos próprios judeus !
Seus discípulos viram que o seu líder estava ameaçado pelos rivais cegos por sua intolerância, sendo assim tentaram realizar uma fuga espectacular de Jerusalém, pois sentiam que tudo estava perdido!
Ben Zacai se faz de morto e seus discípulos pedem para os romanos (autorização) para leva lo para fora das muralhas para ser sepultado, porem Ben Zacai é descoberto pelos romanos e levado como prisioneiro e por sorte do destino passa em frente ao General Vespasiano, que de imediato ao vê lo grita da seguinte forma!
“ Salve Vespasiano Imperador de Roma!”
O General Vespasiano para o seu cavalo olha para Ben Zacai e o responde de forma furiosa!
“Que atrevimento é esse de você me chamar de imperador se existe um imperador em Roma? “
Ben Zakai sem medo responde firme e seguro!
“ Não es no momentoo imperador mais com certeza em prevê será"
Não Passa muito tempo chega um mensageiro com a notícia de Roma chamando Vespasiano de volta imediata para ser condecorado como o novo imperador.
Vespaciano admirado com a profecia de Ben Zacai, vai a sua presença e o liberta junto com todos os seus discípulos e dá a ele o direito de fazer um pedido, o que desejar!
Ben Zacai sem muito no que pensar diz” Dê me Yavneh aos meus sábios, pois Jerusalém está tomada pelo Ódio Gratuito!
Jerusalem foi totalmente destruida e o templo queimado!
Ben Zakai com uma forte tristeza em seu coração sai de jerusalem e caminha com seus discípulos em direção a Yavne, para recostruir as bases da moral e da etica do judaísmo, que estava totalmente destruída pelo Odio Gratuito!

Exibições: 28

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço