JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Luis Fernando Veríssimo é homenageado com o Prêmio Scopus da Universidade Hebraica de Jerusalém - WebJudaica

Um grande evento no Buffet França, em São Paulo, marcou a entrega do Prêmio Scopus 2011, concedido pela Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém ao cronista e escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo, homenageado por sua inestimável contribuição à literatura brasileira e pelo apreço que sua família tem pelo Estado de Israel.

O escritor Arnaldo Niskier, ilustre membro da Academia Brasileira de Letras, fez a entrega honorária do Prêmio Scopus a Luis Fernando Veríssimo, juntamente com a presidente do Departamento de Estudos Românicos e Latino-Americanos da Universidade Hebraica de Jerusalém Ruth Fine, e do presidente da Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, Jayme Blay.

O evento contou com a presença de Ilan Sztulman, Cônsul geral de Israel em São Paulo, César Boscolo, Assessor Especial para Relações Governamentais, representando o prefeito Gilberto Kassab, e do vereador Floriano Pesaro, além de lideranças judaicas e personalidades do mundo empresarial e cultural.

Em seu discurso, Veríssimo, que esteve em Israel em 2007 e recebeu, em nome de seu pai, uma homenagem do governo israelense pela obra “Israel em Abril”, se disse surpreso em receber o Prêmio Scopus, “A minha primeira reação ao saber que receberia um prêmio desta importância foi me perguntar o que será que eu fiz para merecer este prêmio? Continuo sem saber a resposta, mas não posso negar que me sinto extremamente honrado com tal distinção. A honra é ainda maior por partir desta entidade de grande prestigio internacional, que é a Universidade Hebraica de Jerusalém”.

Várias personalidades mundiais como Bill Clinton, Dalai Lama, Tony Blair Zubin Mehta, Roman Polanski, José Mindlin, Gilberto Gil e, no ano passado, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, já foram agraciados com o Prêmio Scopus, concedido pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

O Prêmio Scopus é a maior honra que pode ser conferida a uma pessoa por uma Associação de Amigos. Ele é apresentado a um indivíduo ou associação que se destacaram em suas respectivas áreas e cujos esforços humanitários e excelente compromisso contribuiu para a melhoria da Universidade Hebraica, o Estado de Israel, o povo judeu e a Humanidade.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, filho do grande escritor Érico Veríssimo. Popular por suas crônicas e textos de humor e presença frequente nas listas de livros mais vendidos no Brasil, são de sua autoria, dentre outros, “O Analista de Bagé” (que ultrapassou 100 edições), “A Velhinha de Taubaté”, “As Aventuras da Família Brasil”, “O Marido do Doutor Pompeu”, “A Mesa Voadora”, as várias versões de “Ed Mort”. Tem também textos publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, e nas revistas Veja e Playboy.

Exibições: 96

Respostas a este tópico

Assisti a uma entrevista do Verissimo na TV assim que ele retornou da viagem que fez a convite do governo isaelense em 2007. Perguntado a respeito das suas impressoes sobre o pais, respondeu com o seu costumeiro aparente ar de apatia ou descaso, que nao poderia se manifestar sobre o tema, pois  preferiu permanecer dentro do hotel aonde estivera hospedado nos dias da sua estada, exceto no dia em que teve que cumprir o evento para o qual foi convidado...

Ou seja: sequer esteve em Israel.

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço