JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A Carta de Manachem para Elokim - Jayme Fucs Bar

Aproveitando a Noite de Pessach , quero relatar o que me contou, Avi um vendedor de sucos de frutas na entrada da cidade antiga de Tzfat.
Avi é uma pessoa muito conhecida na cidade, não tem ninguém que possa entrar em Tzfat, sem passar pela barraca de suco do Avi , que se orgulha sempre em dizer que foi o motorista pessoal do general Ariel Sharon na guerra de Yom Kipur.
Avi vem de uma família de varia gerações em Tzfat e sempre que chego com turistas a primeira coisa que faz é me dá um abraço e me convidar para tomar o seu especial suco de romã, às vezes quando tenho um intervalo sempre vou ao encontro do Avi para uma boa conversa.
Em um desses encontros me recordo que era pessach é Avi fez uma pergunta que ele mesmo respondeu : “Porque a Hagadá de Pessach começa com estas palavras? Este é o pão da aflição que nossos ancestrais comeram no Egito. Deixe que todos os famintos venham e comam“. Com essa frase Avi tentou se aprofundar em sua mensagem e me disse: " A forma mais significativa de comemorar o Pessach é você saber ajudar alquem que necessita”
E para entender melhor sua mensagem, ele me contou uma linda e humorada anedota, bem típico da cultura local de Tzfat, que aconteceu em Pessach a muitos anos atrás, onde moravam um casal de velhos muito pobres, e era véspera de Pessach, e eles não tinham dinheiro para comprar as coisas básicas para o seder, Menachem teve uma ideia de como resolver esse problema.
E disse a sua mulher Rebeca:
" Sabe o que vou fazer para resolver o nosso problema vou escrever uma carta a Elokim" E assim fez!
" Querido e adorado Elokim, O Todo Poderoso o Único venho por meio desta carta, te pedir sua ajuda para que possamos realizar o nosso seder de Pessach na qual necessitamos que você possa nos ajudar a consequir 500 shekalim para comprar as coisas básicas de nosso Pessach. Elokim! Espero que com tantos pedidos, você tenha tempo de ler nossa carta e se possível nos ajudar. Saudações! Menachem “Menachem feliz da vida, pegou a carta botou no envelope e colocou na caixa do correio. O carteiro na hora de entregar a carta viu que não tinha nem selo e nem endereço e achou graça que o destinatário estava escrito “Elokim.”
O funcionário sem saber o que fazer com carta levou para o chefe do correio de Tzfat, que abriu e leu e sorriu e teve uma boa ideia reuniu todos os 3 funcionários e pediu para que cada um pudessem realizar uma doação para ajudar o Pessach de Menachem, e assim fizeram consequiram ajuntar 470 Shekalim, colocaram num envelope e o enviaram para o endereço de Menachem.
Ao ver carta Menachem gritou para mulher “ Venha ver Rebeca! Elokim respondeu o nosso pedido”, mas quando abriu a carta viu que tinha 470 Shekalim e não 500 Shekalim. Menachem olhou para Rebeca e disse: “ Hum… Com certeza os 30 shekalim que está faltando, Elokim teve que pagar o imposto sobre o serviço ao governo”
Dei um grande sorriso com a boa anedota do Avi que me disse:
"Talvez Menachem jamais vai saber que ajuda que recebeu não veio de Elokim, mais o ato de ajudar alguem que necessita é um ato divino e sagrado" ! Chag Pessach Sameach!

Exibições: 232

Respostas a este tópico

A Carta de Manachem para Elokim - Jayme Fucs Bar

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço