JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

- Em Homenagem a minha bisa Avó Carolina Nozes de Vila Foz Coa – Portugal

Em 5 de dezembro de 1496, Dom Manuel assinou o decreto dando um prazo de 10 meses aos judeus a se converterem ou de serem banidos de Portugal.

Dom Manuel acreditando que muitos optariam pela conversão ,porém grande maioria dos judeus optaram por abandonar Portugal , o rei Don Manuel ao ver que sua estratégia não deu resultado, ficou muito furiosa, e mandou fechar todos os portos de Portugal menos o de Lisboa, sua ideia era concentrar todos os judeus para a realizar sua macabra conversão forçada .

E assim aconteceu! No porto de lisboa se concentraram pelo menos 20 mil judeus que como diz o dito popular usado até hoje "ficaram a ver navio".

Mesmo assim muitos judeus convertidos a força, mantiveram seu judaísmo de forma oculta , e muitos serão denunciados, presos, torturados e condenados por prática judaica.

Conta que neste período um sábio judeu de nome Samuel que era um converso foi preso por ter uma Snoga ( sinagoga) escondida em sua casa , o curioso que no interrogatório ele gritava sem nenhum medo uma unica palavra "A corrente! A corrente!

Os inquisidores depois de muitas tentativas nada entendiam o que ele queria dizer com " A corrente! " E o caso chegou até a corte de Don Manuel que decidiu pessoalmente encontrar com o Judeu Samuel.

O Rei muito curioso perguntava mais que corrente e essa que você não para de mencionar?

"A corrente! A corrente! Gritava o Judeu Samuel

Mais que corrente voce se refere? "Que corrente?" disse o rei.
Não há corrente alguma segurando-o."

"A corrente!" gritou mais forte ainda o sábio Judeu .

"A corrente que liga o povo judeu! Avraham, Yitschac e Yaacov! Mesmo que você me torture,me converta ou me mate,essa corrente jamais será quebrada "

A prova disso que depois de 500 anos de inquisição existe hoje milhares de Bnei anussim "conversos" no Brasil e Portugal que sobreviveram na historia por se recusar quebrar a essa "corrente"

Exibições: 104

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço