JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Jornal O Estado de S. Paulo destaca novo centro de memória judaica em São Paulo - Fonte CONIB

Até o fim de 2012, São Paulo ganhará um centro de memória dedicado à cultura judaica. O espaço funcionará na mais antiga sinagoga paulistana, a Kehilat Israel, que fica na Rua da Graça, no bairro do Bom Retiro.

Inaugurada em 1912, a sinagoga passa por reforma e deve ser reaberta até dezembro, já com o Memorial da Imigração Judaica em funcionamento.

O espaço vai abrigar peças e documentos históricos da imigração judaica ao Brasil. "Vamos detalhar como foram as seis grandes ondas migratórias de judeus ao Brasil e também contar a história do bairro do Bom Retiro, onde a colônia primeiro se instalou na cidade", disse Daniel Anker, integrante do Conselho Curador do Memorial.

O memorial está sendo implementado - e será gerido - pela instituição beneficente israelita Ten Yad. Os interessados em ceder peças podem entrar em contato pelo telefone (11) 3811-1314 ou via meimju@gmail.com.

A comunidade judaica ganhará em 2013 outro espaço para a memória, com a inauguração prevista do Museu Judaico de São Paulo, no templo Beth-El, na região central da cidade.

Leia mais em matéria do jornal O Estado de S. Paulo.

Reprodução de O Estado de S. Paulo, edição de 4 de julho de 2012.

http://www.conib.org.br/noticia-completa.asp?id=1440

Exibições: 43

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço