JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Resultados da pesquisa do Instituto Smith sobre a Religião e o Estado de Israel - Coisas Judaica

Um estudo sobre a Religião e o Estado, realizado pelo Instituto Smith pouco antes do Rosh Hashana, revelou que 62% aprovam o casamento civil, 52% apóiam o casamento homossexual, 87% querem que todos sirvam nas FDI, 79% querem cortes nos orçamentos para yeshivot.
A sociedade israelense está cheia de conflitos e tensões: entre sefarditas e asquenazis, entre a direita e a esquerda, entre ricos e pobres. Mas uma das mais profundas divisões se relaciona com o estado e a religião – como o transporte público no Shabat, conversões, casamento e divórcio, servir nas FDI, além de outras questões.
O ano passado também foi cheio de debates acalorados sobre a situação da religião na sociedade israelense, com foco em conversões de militares, mulheres cantoras no exército, casamento civil, e cartas de rabinos contra aluguel de apartamentos para árabes e trabalhadores estrangeiros.
Ás vésperas do Ano Novo judaico a Associação Hiddush para a Liberdade e Igualdade Religiosa divulgou seu Índice sobre o Estado e a Religião em 2011, que pesquisa a opinião pública sobre questões fundamentais. O índice é baseado em uma pesquisa abrangente realizada pelo Instituto Smith entre os 800 inquiridos – que representariam uma amostra significativa da população judaica adulta de Israel (erro amostral máximo: 3,4%).

Resultados da pesquisa revelam que 56% dos judeus em Israel acreditam que o Estado e a Religião deveriam ficar separados, 35% apóiam "muito" e 21% apóiam "bastante". Por outro lado, 28% são fortemente contra e 16% apenas um pouco contra. Uma análise baseada nas definições religiosas dos pesquisados revela que 85% dos haredim, 87% dos judeus religiosos e 54% dos judeus tradicionais, se opõem a uma separação entre o Estado e religião, enquanto que 80% dos seculares são a favor.
Aos entrevistados foi perguntado: "Você concorda ou discorda que o Estado de Israel deveria governar a liberdade de religião e de consciência - em outras palavras, dando aos judeus seculares e religiosos a opção de agir de acordo com sua visão de mundo?". Oitenta e três por cento disseram que sim (60% "concordam totalmente" e 23% "concordam parcialmente") e 17% disseram que não (10% "discordando totalmente" e 7% "discordando parcialmente"). Os haredim são o único setor cuja maioria se opõe contra a liberdade de religião em Israel (51%), enquanto que a maioria dos judeus religiosos, tradicionais e seculares manifestaram o seu apoio (68%, 84% e 91%, respectivamente).

Exibições: 236

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço