JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em Homenagem a Dona Gracia " A Senhora" - A Rainha"
Jayme Fucs Bar
Lá estava eu frente ao monumento em homenagem a Dona Gracia em Tiberias que no ano 2010 comemorou 500 anos de sua vida.
Observando o monumento,pensei como pode ser que tão poucas pessoas sabem sobre essa incrível mulher judia Portuguesa!
Por isso resolvi fazer esse pequeno relato que possa ajudar a resgatar seu legado e sua Memória!
Quem foi Dona Gracia Mendes Hanasi?
O que ela tem a ver com a Cidade de Tiberias?
Dona Gracia Mendes nasceu em Portugal, Lisboa em 1510 de família de cristão novos que foram expulsos da Espanha para Portugal em 1492.
Dona Gracia era casada com Don Franscisco Mendes cristão novo homem de uma das maiores fortuna do mundo, depois de poucos anos de casada Dona Gracia se torna Viúva adguirindo toda a fortuna de Don Franscisco Mendes.
Os Pais de Dona Gracia eram cristão novos que como muitos guadavam em segredo os princípios judaico em suas casas e mesmo com todas as dificuldades consequiram passar para os seus filhos esses valores.
Com a morte do marido, Dona Gracia em Portugal vai ter uma situação de respeito e destaque,onde a corte portuguesa vai depender muito de seus favores, que com muita sabedoria e cuidado Dona Gracia vai usar esse seu poder como forma de enfrentar a Inquisição em Portugal, exigindo certa liberdade e direitos aos cristãos novos.
Essa situação vai levar Dona Gracia ter que fugir de Portugal e trasferir toda a sua fortuna a Belgica ,onde com ajuda de seu sobrinho Don Yosef Hanasi vai administrar seus negócios.
Na Bélgica também a situação fica muito ruim para Dona Gracia onde os tentáculos da inquisição vai a ameaçar seus projetos, tendo que fugir da Belgica e se trasferir para Venesia,e de lá para o Ducado de Ferrara na Italia que dará a ela toda a sua proteção, isso vai possibilitar a Dona Gracia a voltar a praticar o judaismo de forma aberta, e trasforma Ferrara num refúgio para muitos cristão novos a voltar ao Judaísmo.
Vai ser em em Ferrara que Dona Gracia vai ajudar a traduzir o famoso Tanah de Ferrara em Ladino idioma usado entre os Judeus de origem de Portugal e Espanha.
Mas a situação também em Ferarra fica perigosa, pois o Ducado sofre ameaça diretamente do Papa Paulo IV que ameaça a fazer uma intervenção bélica, Isso vai levar Dona Gracia em 1552 a ser convidada pelo Sultão Sulimão " O Grande" a trasferir toda a sua fortuna e sua vida ao Império Otomano ,O Sultão oferece a Dona Garcia garantias de poderes e regalias . Dona Gracia aceita o convite do Sultão porém pede a cidade de Jerusalém para ser governada por ela, o Sultão nega o pedido de Dona Gracia, mas oferece em troca a cidade de Tiberias.
Já vivendo no Imperio Otomano Dona Gracia em 1556 vai organizar um boicote no porto de Anacona dentro do próprio território do Papa Paulo IV, como represália ao sofrimento e das persequições que sofrem os Bnei Anussim ( cristão novos).
Em Tiberias Dona Gracia vai construir as muralhas da cidade, vai abrir vários centros de estudos judaico, constrói fabrica de seda e de lã e o mais importante Tiberias será um grande refúgio dos Judeus Bnei anussim (cristão novos) que voltam ao Judaismo sob a sua proteção, e sem a necessidade da conversão, e sim de retorno como bem definiu o sábio Maimonides.
Dona Graça faleceu em 1569 ! Era considerada para muitos judeus de Bnei Anussim (cristão novos) "A Rainha" " A Senhora" Dona Gracia não conhecia o termo moderno de Sionismo, mais hoje com a descoberta de sua fantástica historia toda documentada, podemos dizer que Dona Gracia foi a primeira percursora do Sionismo antes mesmo de Thedoro Hertzl. Ela já no seu tempo dizia que os Judeus deviam abandonar a diáspora e voltar a viver na terra de Israel.
Finalmente em 2010 Dona Gracia foi consagrada pelo governo de Israel por sua contribuição ao estado Judeu Moderno e especificamente ao desenvolvimento da cidade de Tiberias.
Existe uma reverência que até hoje é cantada pelos Bnei anussim em homenagem a Dona Gracia – "A Senhora" ou como muitos gostavam de chamar "A Rainha."
Dizem que quando ela chegava nas sinagogas dos Judeus Bnei anussim( Cristão Novos), Dona Gracia era colocada numa cadeira de honra e como reverência diziam:
" Dona Gracia, Dona Gracia, Dona Gracia Nosso Amor "
" Dona Gracia Dona Gracia, Dona Gracia Por Favor "

Exibições: 16

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço