JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Mística JudaícaA experiência mística é apreciada como uma extensão temporária da consciência a valores universais. Resultado de uma série de palestras do autor em curso de Introdução à Mística Judaica na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Walter Rehfeld pretende introduzir o leitor no universo místico judaico, em seus símbolos e sua linguagem, bem como apresentar as semelhanças e as diferenças entre esse misticismo e as tradições místicas de outras culturas. O leitor é inserido em um universo simbólico riquíssimo e variado que a cultura judaica deixa como legado à cultura universal.

Na obra, o autor fala sobre as “verdades” do misticismo, as quais, segundo ele, foram cientificamente estabelecidas, objetivas. Ele deixa claro que vai apenas apresentá-las e que, ao término da leitura, o leitor não fará mágicas ou milagres a partir do que foi exposto nem aprenderá a usar poderes. Walter Rehfeld nasceu em Frankfurt em 1920 e faleceu no Brasil em 1993. Pretendia ser rabino quando jovem e, por isso, frequentou a Academia para as Ciências do Judaísmo, em Berlim, até 1938, quando, na fatídica “Noite de Cristal”, o regime nazista prendeu 30 mil judeus — inclusive seu pai — e incendiou sinagogas e escolas judaicas, fechando para sempre a academia em que estudava.

Sobre o autor:
WALTER REHFELD estudou na Academia de Ciências do Judaísmo, em Berlim, até quando foi fechada pelo nazismo (1938). Refugiou-se na Inglaterra e, depois, no Brasil. Seu interesse pela Fenomenologia da Religião e as publicações na Revista Brasileira lhe valeram a admissão à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Doutorou-se em 1972, com a tese “Considerações sobre a ocorrência de estruturas de consciência religiosa em filosofia”.

Serviço:
Título: Introdução à Mística Judaica
Autor: Walter Rehfeld
Formato: 14×21
Páginas: 112
Preço: 19,90

Exibições: 76

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço