JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Livro - A Segunda Guerra sob o olhar de brasileiros - Eduardo Infante

 

“Alemanha 1938” é o único livro que aborda as experiências de um militar do Brasil e sua família na Alemanha de Hitler. Alemanha, final dos anos 1930. Adolf Hitler e seu governo nazista estão no poder. O povo alemão o saúda. Mas não as crianças brasileiras que estavam ali.

capa_Alemanha1938“Em algumas dessas aparições públicas de Hitler em Essen, Lourdes [11 anos], Izza [10 anos] e Albinha [8 anos] puderam até mesmo, vê-lo de longe. Em uma dessas vezes, ao vê-lo passar, ‘ousaram’ não fazer a saudação nazista (levantando o braço direito esticado) e, sem saber de onde, acabaram levando um tapa na cabeça de algum alemão indignado!”

Assim, o escritor Eduardo Infante (que é filho de Lourdes) retoma, de maneira única, as barbaridades da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em seu livro Alemanha 1938 – um militar brasileiro e sua família na Alemanha nazista. Isto porque, a obra, lançada pela Prata Editora, é a única no Brasil que traz vivências de uma família de brasileiros em terras nazistas.

Por meio de relatos de seus familiares e também de informações fornecidas pelo Exército Brasileiro, Infante conta como o seu avô, o marechal Gellio de Araújo Lima (que na época, era major), levou sua esposa, Alba, suas quatro filhas (além das já citadas, havia também, Laís, com três anos), sua cunhada Yolanda e a empregada doméstica, Inésia, para a cidade de Essen, zona industrial alemã, às vésperas da Segunda Guerra, mas sem imaginar que o conflito explodiria. O motivo da viagem era a compra de armamentos para o Brasil (autorizada pelo Presidente Getúlio Vargas) e a Alemanha era referência neste tipo de fabricação.

“A família vivenciou o dia a dia dos alemães, a rotina das crianças na escola, fazer compras, passear e viajar nos finais de semana, férias, frequentar reuniões e festas nas casas de oficiais alemães e da elite social de Essen. Sua estada estava programa para durar cinco anos, mas tudo mudou com a guerra”.

Desta forma, em Alemanha 1938, Infante traça o contexto sócio-político-econômico da Europa (e o compara com o Brasil), sem se esquecer dos relacionamentos da família, em maior ou menor grau, com os alemães, fossem eles católicos, judeus ou nazistas. Neste quesito, vale destacar a amizade entre Alfried Krupp, o homem mais rico da Alemanha naqueles tempos, e Gellio.

“Com a amizade entre o major brasileiro e o Sr. Krupp, a família de Gellio teve algumas surpresas e descobriu que passaram a ter algumas regalias na cidade. Era comum irem a vários estabelecimentos comerciais e, depois de escolherem o que queriam, eram informados de que não precisariam pagar, pois seria uma cortesia do estabelecimento e das empresas do grupo Krupp”.

Dentre os amigos judeus, os Araújo Lima mantinham relações com os vizinhos Frida e Sammuel.

“Para resolver ou, pelo menos, amenizar o problema dos amigos, Alba comprava comida para a família de judeus e a guardava em casa. Frida, a mãe judia, ia até a casa de Alba e Gellio, pegava os alimentos, em pouca quantidade, os escondia no sobretudo e atravessava a rua, sem chamar a atenção. (…) Essa era a forma que encontraram para ajudar aquela família, que estava começando a passar fome”.

Alemanha 1938 traz, portanto, um punhado de elementos europeus que cozinham dentro de um caldeirão fervente, mas cujo tempero, é brasileiro. Por ser um resgate histórico do período da Segunda Guerra, a obra é leitura obrigatória para jornalistas, historiadores, sociólogos, militares e quaisquer outros interessados em compreender a posição do Brasil no conflito por meio do olhar exclusivo de brasileiros que vivenciaram o período.

Sobre o autor: Eduardo Infante é formado em Administração de Empresas e Comunicação. Escritor e editor, trabalha há mais de vinte anos no segmento do livro e da cultura. Nasceu em Niteroi, no Estado do Rio de Janeiro, e mora em São Paulo, desde a infância. Elaborou um longo e detalhado trabalho de pesquisa sobre a missão militar brasileira na Alemanha, em 1938, e da viagem para Essen do marechal Gellio de Araújo Lima, que, na época, era major. Com o auxílio de valiosas informações fornecidas pelo próprio Exército brasileiro, o autor conseguiu montar um quadro bastante fiel da realidade vivida naqueles dias.

Ficha técnica: ISBN: 978-85-86307-45-4 Número de páginas: 192 Formato: 23 x 16 Edição: 1º Preço: R$ 42,00 Prata Editora: www.prataeditora.com.br

Exibições: 155

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço