O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Tags:
Poxa Jayme q legal, eu ñ conhecia esse movimento. Também pudera né? Quando Paulo Freire esteve em conferência na Patagonia em 1996 eu estava nascendo... :D Mas vou procurar me inteirar mais, pq eu achei uma grande idéia.
Valeu!
Oi Marcela, vou contar um segredinho: uma noite o Paulo Freire veio jantar lá em casa. Era 1982, eu morava em Boston, e quando fui buscar meu filho na creche, a freira que era professora na creche me contou que o Paulo Freire ia fazer uma palestra no Boston College (a PUC de lá). Eu fui, né? E no fim, papo vai, papo vem, ele veio jantar conosco.:-)
Fora isso, sempre fui fã de carteirinha. Aqui em SP temos o Instituto Paulo Freire, que participa em vários movimentos educacionais. O dia em que você estiver aqui, eu te levo lá.
Seria legal fazer conexões entre Paulo Freire e educadores judeus, como Vygotsky e Janusz Korczak (que não abandonou suas crianças quando os nazistas as levaram para o campo de concentração. Foi junto). Há muita proximidade.
Outra coisa legal de saber - e poucos sabem - é que Israel é o país onde mais se desenvolveu a educação democrática (os alunos, desde o básico, tomam as decisões sobre os projetos que querem fazer). Um israelense dirige o IDEC - Institute for Democratic Education.
Esse é o tipo de coisas que eu quero que a minha filha aprenda para seu Bat Mitzvá.
Um beijo
Marcelinha, vamos ler juntos o "Grito Manso"? Com mais adolescentes que vão entrar para o Bnai Mitsvá? Não desisti não, estou pescando, e em breve teremos a entrada de uns 3-4.
Um beijo. Não vejo a hora de papearmos diretamente. Falta pouco.
© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por