JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

EMANUEL LÉVINAS: O JUDAÍSMO DO OUTRO HOMEM

“Se existe algum sentido para o judaísmo de Israel ele se encontra em Emanuel Lévinas”, afirma a PhD Israelense Elizabeth Golwin
Com Lévinas, um filósofo judeu em pleno século XXl, voltamos à raiz hebraica, à Bíblia, aos ensinamentos do Talmud, aos sábios de Vilna, para mergulharmos num mundo marcado desde a criação pela presença incomoda do outro . Como judeu tradicionalista, Levinas nos ensina a pensar o judaísmo enquanto maneira de entender um mundo de homens vivendo na ausência de Deus.
Como mestre chama o judaísmo de uma religião para adultos, enquanto o seu pensamento nos leva a superar a leitura dogmática, infantil, dos textos da tradição judaica. É pela coragem de sua maneira de olhar o mundo real que Emanuel Lévinas e a paixão ética do seu pensamento vigilante são considerados como uma das contribuições filosóficas mais importantes de nossos tempos.
O nosso encontro no CHCJ não se pretende uma aula sobre o autor. O que queremos com “ O Judaísmo do Outro Homem” é refletir sobre um judaísmo que desde a sua origem nos coloca como estrangeiros diante de estrangeiros,de perceber o tempo súbito das rupturas,tempo do outro,dos filhos,da renovação e da inquietude,da responsabilidade de uma vida vivida em um mundo do qual Deus está distante.
Partindo da Bíblia hebraica e passando pelo Talmud, exercitaremos um modo não linear de meditar sobre a palavra revelada, fonte de um pensamento forte que atravessa os milênios carregando a marca da presença exigente de um outro que nos desafia ao encontro e à responsabilidade.

Prof. Dr Paulo Blank é Psicanalista, Dr. em comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, Pesquisador Independente de Judaísmo e Professor da Comunidade do Judaísmo Humanista do R.J.

Auditório do CHCJ ( nos fundos do prédio da sinagoga da ARI)
Rua General Severiano, 170/ 6º. Andar –Estacionamento No Local.

Exibições: 116

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço