JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Significado do nome
Purim vem da palavra persa “pur”, que quer dizer “sorteio”, como consta na Meguilá: “Hamán fez sorteios para escolher o ‘melhor’ dia para exterminar os Judeus”. Essa " Sorte " na ironia se inverteu, em algo que poderia se tornar mais uma das grandes tragédia ao povo judeu se trasformou num dos mais alegres dias do calendário Judaico.
Nome De Deus
A Historia de Purim é sempre um grande mistério em procurar entender o Porque em nenhum momento o Nome de Deus é mencionado. Talvez uma forma nova de entender Deus como uma divindade sobre natural mais sim uma Dinvidade que sua partícula e essência Divina é presente em cada um de Nós.
Significado de Achashverosh,
Em hebraico quer dizer “dor de cabeça”. Realmente ele era um rei " Dor de Cabeça" que mudava costantemente de opinião, vaidoso , bêbado, que matou sua própia rainha Vashti que era neta do rei Nabucodonosor aquele que destrui o primeiro templo de Jerusalém
Beber ate perder os sentidos
Essa é uma Mitzva unica que você tem direito somente uma vez por ano de beber para celebrar que o decreto do Rei para a destruição da nação judaica por sorte ( Purim) não aconteceu! Significado de Beber até que não saibamos a diferença entre “abençoado Mordechai” e “amaldiçoado Haman” é um meio para liberar todas as nossas tensões.
Jejum de Ester
Os Jejuns no judaismo são sempre para lembrar as destruição do primeiro e segundo templo e o ódio gratuito que ocorreu entre os judeus que levaram a consequência da destruição da nação judaica pelos Babilônicos e Romanos , muitos acreditam que de certa maneira, Purim é "maior" que Yom Kipur, pois em Yom Kipur devemos estar totalmente concentrado em nossas almas e em Purim o Jejum é uma integração do físico e do espiritual. Onde jejuamos para lembrar que jamais com todas as diferenças e divergências devemos romper a unidade do povo. Exemplo dessa unidade foi que no momento de perigo Esther para salvar seu povo, teve que enfrentar o rei e Mordechai vai reúnir todos os judeus como um corpo único e pede que jejuem para que mude a sua sorte.
Mitzvot de Purim
O ato de praticar o amor ao próximo é uma regra dentro das Mitzvot de Purim é uma forma de aprendizado com o nosso compromisso com o Outro, principalmente os mais necessitados, por isso que é de costume doarmos uma quantia em dinheiro para as instituições de caridades , enviamos alimentos prontos para consumo para os mais necessitados e presentear uma ao outro algo simbólico demostrando nossa alegria por esse dia. È de costume Realizar uma refeição festiva durante o dia de Purim com toda a família e amigos, no banquete devemos comparecer fantasiados, muita musica e alegria na verdade um carnaval judaico onde tomamos muito vinho, e a comida se possível vegetariana , pois Esther era vegetariana.
Curiosidade
A Meguilá Esther é parte da Torá em seus requisitos e rituais ela deve ser escrita, por um escriba em um pergaminho. O curioso que devido o Nome de Deus não ser mencionado nenhuma vez na Meguilá, Isso deu a possibilidade durante séculos, a existência de uma grande manifestação artistas na Meguilá onde podemos ver inúmeras ilustrações dos personagens da História de Purim.
Chag Purim Sameach!!

Exibições: 319

Respostas a este tópico

Parabéns Jayme muito bem explanado, obrigado

O sentido da festa de Purim – Jayme Fucs Bar

O sentido da festa de Purim – Jayme Fucs Bar

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço