JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Tenho nos ultimos anos me preocupado em estudar as fontes diretas da Torá como forma de entender e me aprofundar melhor sobre as origens de nossas tradições, que foram modificadas nos últimos 1300 anos.
Para quem não sabe a linhagem rabinica foi a maior reformadora do Judaismo de todos os tempos e muito graças a eles que conseguimos sobreviver e adptar o Judaismo no mundo, que se trasformou com a destruição do segundo templo e o exílio, mas as consequências disso é que conhecemos hoje mais as leis rabínicas do que as propias leis da Torá.
Se os profetas chegassem hoje, em nossos tempos provavelmente não reconheceria o que chamamos de Judaísmo!
Sim o Judaismo mudou e continurá a mudar para poder se adptar e dar resposta aos dilemas e as mudanças que sofremos em nossa saga de mais de 2000 anos na diáspora até acontecer o verdadeiro milagre que foi a criação do estado de Israel.
O problema é que depois que Yosef Karo escreveu o Shulchan Aruch,1563 nada se pode ser mas escrito ou criado dentro do contexto judaico Ortodoxo, levando muitas vezes as leis rabínicas à muitas contradições, pois não sabem como adptar suas leis aos novos dilemas da atualidade! E por estarmos nas proximidade da festa de Tu Bishvat quero trazer como exemplo a temática da Kashrut.
Infelizmente as atuais leis da Kashrut que são praticadas hoje na maioria do mundo judaico religioso estão desconectada das mudanças que sofre o mundo pos moderno com sua economia de mercado global altamente competitivo, a Kashrut não atribuem nenhuma importância à qualidade ecológica dos alimentos e nem se os trabalhadores que produziram esses alimentos receberam com dignidade os seus direitos, não fazem nenhum controle ou avaliação da quantidade de produtos químicos e pesticidas que envenenam e intoxicam nossos alimentos, nem exite algum pensamento das causas e danos profundos ao ecossistema e à saúde daqueles que os consomem.
Como podemos dizer que frutas e legumes pulverizados com pesticidas podem ser considerados Kasher?
Como pode ser que não existe nenhum procedimento Kasher para controlar o sofrimento de animais como as aves e os bezerros que são criados em confinamentos?
Como podemos considerar a carne de gansos Kasker , onde esses animais sofrem severas crueldades onde são alimentados de forma violenta?
Como pode ser que os ovos das galinhas que comemos são Kasher onde as galinhas produzem uma super produção de ovos graças a mutilação de seus sistemas sexuais etc...
Será que podemos chamar tudo que comemos hoje de Kosher Mehadrin?
Dentro do que está escrito na Torá lógico que não!
A Torá nos obriga a observar o mandamento da não crueldade aos animais e o respeito ao meio ambiente . A gravidade da ofensa pela crueldade animal não é diferente de comer carne de porco ou misturar leite com carne .
Na verdade, o Talmud promulgou leis detalhadas para a preservação de animais há mais de 1300 anos, com base na antiga constituição da Torá. Infelizmente grande parte do mundo religioso esqueceu as verdadeiras fontes da Torá e Kashrut virou hoje um bom negócio integrado ao mercado de consumo global sem excrupulos e sem limites .
Vamos aproveitar a festa de Tu Bishvat para refletir sobre esse tema, e quem sabe mudar esse paradigmas sobre o atual pensamento da Kashrut, onde temos que começar a desenvolver um novo conceito a kashrut social e ecológica em base do que está escrita na Torá.
Na Torá nos ensina que somos obrigados a criar sistemas de Kashrut baseados na justiça social e no respeito a natureza, devemos ter uma Kashrut que seja voltada para os seus verdadeiros valores de respeito aos animais , as plantas e os direitos e a dignidade dos trabalhadores que produzem esses alimentos.
Tu Bishvat é a oportunidade de voltar as nossas verdadeiras fontes judaica!
Vamos fazer renascer a Eco-Kosher como padrão moral-econômico para as empresas e industriais, vamos consolidar os direitos de seus trabalhadores e vamos assegurar que nós seres humanos não possamos mais prejudicar o meio ambiente e trazer o sofrimento aos animais.
Hoje em Israel como no mundo Judaico existe várias comunidades e rabanim que vêem a Kashrut como uma boa oportunidade para aumentar a conscientização da questões ao meio ambiente e o caráter social. Acredito se soubermos ampliar esse conceito de Eco Kosher em nossa vida judaica isso poderá nos ajudar e fornecer soluções pratica para resolver esses graves problemas .
Chag Tu Bishavat com Eco Kosher Sameach!!

Exibições: 211

Respostas a este tópico

Tu Bishvat e Eco Kosher Jayme Fucs Bar

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço