JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Tu Bshvat é um excelente oportunidade para se refletir de forma mais profunda sobre a nossa vida, onde devemos fazer neste dia um esforço intelectual, cognitivo e espiritual sobre tudo que nos cerca, que muitas vezes já perdemos o sentido e a relação como elas.
Esse é o momento de parar para observar as plantas, a fauna , as arvores, as montanhas ,os rios e os mares, e fazer neste dia algumas perguntas sem realmente termos as respostas, pois o ato de perguntar sobre nos e a natureza é uma pratica pedagógica importante desta festa.
" Como cuidar desse esplendor que é a natureza?"
" Como fazer desse esplendor parte integral de nossa existência? "
Há diversas formas de comemorar este dia tão especial em nosso calendário. Talvez a mais importante é refletir sobre essa magnifica imensidão que é a natureza, sem ela não somos nada ! Sem ela não existe á vida! Esse é um forte motivo para celebrar a data de Tu Bshvat.
A Torá nos traz a sabedoria de relacionar a vida dos seres humanos a árvore. Nos dizendo "A Torá é uma árvore da vida para todos que a agarrarem."
Tu Bshvat é a festa do desafio que, nos ajuda a entender que somos uma rede da vida muito complexa, que devemos tentar corrigir com nossa sabedoria o que deu errado no passado para poder garantir o futuro, devemos rever nossas concepções de vida e de existência em nosso planeta, e criar o conceito da cidadania ecológica.
Tu Bshvat nos desperta a pensar sobre esse grande paradigma, que é viver num mundo de maravilhas tecnológicas, e do outro caminharmos para a destruição do nosso própio habitat. Somos realmente seres sábios, mais ainda muito primitivo na forma que nos relacionamos um com "outro", principalmente o "outro" a própia natureza.
Em Tu Bshavat se comemora o aniversário das árvores para nos criar a consciência das condições humanas! Tu Bshvat , nos faz entender que não estamos acima da natureza, e devemos com humildade agradecer ao Criador pelo direito a esse grande esplendor que é a vida.
Tu Bshvat nos faz despertar a sabedoria do preservar da natureza, plantar árvores, transmitir amor ao próximo, uma especial mitzva que você faz para si em nome de todos e de tudo que existe.
Existe um lindo conto no Talmud que nos ensina:

Que um dia um homem muito idoso estava plantando uma árvore. Um jovem passa e pergunta para ele, "O que você está plantando?"
"Uma árvore de alfarroba", responde o velho homem.
"Ora seu tolo," disse o jovem. "Você não sabe que levam 70 anos para uma árvore de alfarrobas dar frutos?"
"Não há problema," disse o velho homem. "Assim como outros plantaram para mim, eu planto para as futuras gerações."

Realmente linda essa mensagem do Talmud!

Então! Vamos nos responsabilizar e fazer algo para as futuras gerações?
Que Tal Plantarmos uma arvore em Tu Bshvat!

Chag Sameach!

Exibições: 152

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço