Judeus Latino-Americanos pela
Paz no Oriente Médio
Cidadãos de países latino-americanos, judeus, estamos integrados na vida política e social dos nossos respectivos países. Entretanto, quaisquer que sejam nossos itinerários pessoais, o vínculo ao Estado de Israel forma parte da nossa identidade. Preocupam-nos o futuro e a segurança deste Estado, ao qual estamos indefectivelmente ligados.
Vemos que a existência de Israel está de novo em perigo.
Longe de subestimar a ameaça de seus inimigos externos, sabemos que este perigo se encontra também na ocupação e na implantação ininterrupta dos assentamentos na Cisjordânia e nos bairros árabes de Jerusalém. Isto constitui um êrro político e uma falta moral. E alimenta, ademais, um processo de deslegitimação inaceitável de Israel como Estado.
Por estes motivos, decidimos mobilizar-nos em torno dos seguintes princípios:
O futuro de Israel passa, necessariamente, pelo estabelecimento de uma paz com o povo palestino segundo o princípio de "Dois Estados para Dois Povos".
Todos sabemos que a paz é urgente. Daqui a pouco, Israel deverá enfrentar-se com alternativas desastrosas: ou converter-se num Estado onde os judeus serão minoritários em seu próprio país, ou estabelecer um regime que desonrará Israel e o transformará em um campo de guerra civil.
Se bem que a última palavra pertença ao povo soberano de Israel, a solidariedade dos judeus da Diáspora obriga-nos a agir para que a decisão seja correta.
O alinhamento sistemático às políticas do governo israelense é perigoso, pois elas estão contrariando os verdadeiros interesses do Estado de Israel.
Queremos criar um movimento latino-americano capaz de fazer com que todos ouçam a voz da razão. Este movimento se situa para além de desacordos partidários. Ambiciona trabalhar pela sobrevivência de Israel como Estado judeu e democrático. E esta sobrevivência está condicionada à criação de um Estado Palestino soberano, pacífico e viável.