O esforço para aproximar israelenses e palestinos chega ao Brasil a partir das 16h desta quinta-feira (27), quando estudantes, acadêmicos e políticos das duas nações se encontrarão em uma conferência promovida por instituições brasileiras. Realizada em língua inglesa, a Conferência “Encontros e Diálogos entre Palestinos e Israelenses: Dilemas e Perspectivas nos Caminhos Para a Paz” terá seu primeiro painel no Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (Av. Nove de Julho, 2029), em São Paulo.
O evento continuará em São Paulo entre 27 e 29 de agosto e seguirá para o Rio de Janeiro no dia 30. A participação é livre, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente enviando e-mail com o nome completo e o número de um documento de identidade para o e-mail: coordcgapn@fgv.br. Entre outras autoridades, participarão dos debates o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão; o Presidente do Comitê Ibero-Americano do Al- Fatah , Mohamed Amer Odeh Abdel Hadi; o ex-ministro da Justiça e das Finanças de Israel, Dan Meridor; e o ex-membro do parlamento israelense Nitzan Horovicz.
Organização
Com a participação da palestina Universidade Al-Quds e do Centro Truman para o Avanço da Paz da israelense Universidade Hebraica de Jerusalém, a conferência foi organizada pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e pela Fundação Getúlio Vargas.