JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

CRÔNICAS E CONTOS JUDAICOS - REVISTA MORASHA

Acredite, milagres existem


Clik na foto para ler todo o conto 
Era uma noite gelada de inverno em um orfanato na Polônia, logo após a segunda Guerra Mundial. Crianças de todas as idades estavam em volta de uma chanuquiá e cantavam em iídishe. todas menos uma, rosa, que tinha 5 anos e falava apenas polonês. não sabia onde nascera nem de que família vinha.

Reencontro


Clik na foto para ler todo o conto
Miami, Los Angeles e Nova York são as três cidades dos Estados Unidos para onde aflui o maior número de judeus, tanto como turistas quanto como imigrantes. Pittsburgh, na Pensilvânia, por outro lado, nunca deu provas de ser um destino importante para os israelenses e o hebraico certamente não é a língua franca de judeus lá enraizados. Por isso, Eric Blaustein afiou seus ouvidos, em setembro de 2000, véspera de Rosh Hashaná, quando ouviu o hebraico, perto de sua sinagoga, em Monte Líbano, um subúrbio de Pittsburgh.

 
A CHAMA DESVANECIDA


Clik na foto para ler todo o conto
Era a primeira noite de Chanucá. Do lado de fora, uma tempestade de neve assolava a região, mas no interior da casa havia tranqüilidade e calor. O Rebe, Rabino Baruch de Mezhibuz, neto do Baal Shem Tov, estava parado diante da chanuquiá, rodeado por um grupo de seus chassidim.


YOM KIPUR


Clik na foto para ler todo o conto
As capoeiras de frangos começavam a chegar com um mês de antecedência. As aves iriam crescer, engoradar, para serem sacrificadas todas de uma vez em Yom Kipur.


MILAGRE EM OHIO


Clik na foto para ler todo o conto
Há algumas décadas, Lilian Miller era uma jovem ativa, espirituosa e corajosa, que adorava dirigir seu carro por longos percursos, não se cansava facilmente e apreciava qualquer oportunidade de realizar uma boa ação.


DAVID E GOLIAS


Clik na foto para ler todo o conto

O rei chamava-se Saul. Era muito belo, de estatura incomum, muito mais alto do que todos os homens de Israel. Seu corpo rígido, vigoroso. No entanto, apesar de forte, sofria periodicamente de uns ataques atribuídos à aproximação de maus espíritos, tornando-se terrivelmente irritado.


MILAGRE DE CHANUCÁ NA ALEMANHA NAZISTA


Clik na foto para ler todo o conto
Era 25 de dezembro de 1938 – um dia de celebrações ao redor do mundo. Para muitos era Natal, para outros, Chanucá, a Festa dos Milagres, a Festa das Luzes.


AS AVENTURAS DE JONAS


Clik na foto para ler todo o conto
Era uma vez um homem chamado Jonas. Era simples, bom, e sua melhor distração era passar horas no campo admirando as maravilhas da natureza. Gostava sobretudo de olhar para o céu azul e ver nas brancas nuvens diferentes figuras. Tudo lhe parecia belo,


MAIS LONGE DO QUE O PARAÍSO


Clik na foto para ler todo o conto
Toda sexta-feira, durante o mês de Elul, o rabino de Nemirov desaparecia. Ninguém conhecia o seu destino. Onde o rabino poderia estar? No paraíso, sem dúvida, pedindo a D’us que trouxesse a paz no Ano Novo, acreditava a população da pequena cidade.


A ROSA DO GUETO


Clik na foto para ler todo o conto
“Esta é a história de uma rosa que um tirano condenou a morrer por mil anos. Os tiranos passam, as rosas ficam. Mas é preciso repetir a história por mil anos, para que as rosas não passem e os tiranos não fiquem”


TUDO PELOS MEUS FILHOS


Clik na foto para ler todo o conto
Primeiro vieram os tiros, depois os gritos estridentes e, finalmente, o silêncio da morte. Mais tarde, entre cochichos na barraca das mulheres, descobriu-se que se tratava de uma tentativa de fuga de alguns prisioneiros do campo.


O PRATO DE YAKOVLEV


Clik na foto para ler todo o conto
No final do século XVIII, Yakovlev, um dos melhores ourives da Europa Oriental, vivia em Cracow. Especializado em trabalhar a prata, produzia verdadeiras obras de arte. Suas peças eram inconfundíveis e tão apreciadas, que ainda que o dia tivesse 48 horas, mesmo assim ele não conseguiria produzir o suficiente para satisfazer todos os pedidos que recebia.


MILAGRE EM LYON



OClik na foto para ler todo o conto

 decreto de 1 de setembro de 1941 obrigava os judeus a usar a estrela de David, na França

Não faz tanto tempo assim. Era 1940, logo após a França ter sido invadida pelos nazistas, quando ocorreu um verdadeiro milagre. No outono europeu de 1940, vários meses após ter a França sido mais um dos países europeus a cair em mãos dos nazistas, uma pequena congregação de judeus preparava-se para receber o Shabat.


DIA APÓS DIA


Clik na foto para ler todo o conto

Há muitos anos, na Pérsia, havia um rei chamado Abbas. Era conhecido como um homem honesto e justo. Toda noite ele vagava pelas ruas da cidade, disfarçado, para assim conhecer melhor os seus súditos.


AMIGO DO RABINO


Clik na foto para ler todo o conto

Esta é uma história que deve ser somada ao vasto repertório da vida cultural judaica, tão rica de casos e crônicas que vieram somando-se através dos anos, para se constituírem em uma vasta fonte de informações de outras eras.


NOTÁVEIS COINCIDÊNCIAS


Clik na foto para ler todo o conto
Notáveis coincidências sobre o calor humano e devoção.


O CAJADO DE MOISÉS


Clik na foto para ler todo o conto
Vários anos haviam se passado desde o dia em que Bátia, a filha do Faraó, salvara do rio Nilo o pequeno Moisés. A criança tornara-se um belo rapaz, culto, um príncipe do Egito amado pelo próprio Faraó. Apesar do luxo e conforto no qual vivia, o jovem ...


O PODER DA LUZ


Clik na foto para ler todo o conto
Durante a Segunda Guerra Mundial, depois que os nazistas bombardearam várias vezes o Gueto de Varsóvia, na Polônia, Rebecca, de 13 anos, e David, de 14, haviam-se escondido em meios aos destroços.


COINCIDÊNCIA EXTRAORDINÁRIA


Clik na foto para ler todo o conto
Joey Ricklis nasceu e cresceu em uma família abastada, em Cleveland, Ohio. Estudou nas melhores escolas e usufruiu de todas as vantagens e confortos que o dinheiro pode garantir. Entretanto...


O AZUL CELESTE DE TALIT


Clik na foto para ler todo o conto
Há muito tempo atrás, havia um reino no qual reinava a mesma dinastia há mais de dez séculos. A cada coroação, o novo rei vestia uma capa especial, a mesma que havia pertencido ao fundador da dinastia. Era feita de uma seda muito fina, tingida de um azul único, um azul celeste que não existia igual.

Atualizado pela última vez por Jayme Fucs Bar 30 Jan, 2010.

© 2025   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço