|
Chalá |
Chalot fresquinhas são um sinal especial e significativo sobre a mesa da refeição de Shabat. Faça as suas próprias Chalot para o próximo Shabat ou Yom Tov.
É mais fácil do que você pensa, e seu lar ficará repleto de um aroma especial, tão caracteríistico de Shabat, quando suas chalot estão sendo assadas.
Preparando a massa:
- Dissolva o fermento numa pequena quantidade de água morna, juntando uma colher (de sopa) de açúcar, de 8 a l0 minutos.
- Adicione os ingredientes conforme a "receita " (vide receitas mais adiante.)
- Trabalhe a mistura até alcançar uma consistência firme (15 a 20 minutos). Se for muito mole, acrescente um pouco de farinha e se estiver firme demais, adicione um pouco d‘água e trabalhe a massa por mais 5 minutos.
- Coloque a massa numa bacia grande, untada com óleo. Vire–a, de modo que sua parte de cima também seja untada.
- Deixe a bacia em local abrigado do vento e cubra.
- Deixe crescer até dobrar em tamanho (1 ou 2 horas).
- Sove a massa para que não sobrem bolhas de ar.
- Tire chalá recitando a bênção apropriada.
- Unte bem as fôrmas.
- Divida a massa em pedaços e molde Chalot individuais, menores que o tamanho das fôrmas.
- Deixe a massa crescer dentro da fôrma por meia hora até dobrar de tamanho.
- Antes de colocar a massa no forno , deixe–o aquecer-se por 10 minutos.
- Pincele as partes de cima e laterais da chalá, alguns minutos antes de colocá–la no forno, usando uma gema misturada com uma colher de açúcar ou um ovo inteiro batido. Um ovo pode servir para pincelar bastante chalot. Para pincelar, uma pena de galinha pode ser usada.
- Feito isso, espalhe sobre a chalá sementes de papoula ou gergelim.
- Não é necessário assar a massa de fermento no mesmo dia em que foi preparada. Pode ser guardada por três dias na geladeira se for bem untada com óleo e embrulhada em papel-manteiga e novamente embrulhada em um pano úmido. Verifique a cada dia se o pano ainda se conserva úmido.
Moldando a chalá:
Costuma-se fazer as duas chalot de Shabat de 12 pedaços de massa, recordando o milagre dos 12 pães do Templo Sagrado que permaneciam frescos durante a semana inteira até serem substituídos por novos. Ao longo dos anos as mulheres judias inventaram muitos e diferentes tipos de desenhos e métodos para moldar e trançar a chalá, assim como vários meios de combinar os pedaços de massa de modo a totalizarem o número 12.
Colocamos a ilustração do modo mais tradicional, ou seja, como fazer trança de 6 pedaços, somando 12 com as duas chalot, conforme segue abaixo:
Chalá de seis tranças
-
Após a massa da chalá ter crescido por 2 horas, aproximadamente, separe duas porções grandes e cada uma delas, em seis. Prepare 6 rolos de massa iguais de aproximadamente 25 cm cada uma.
- Coloque-os um ao lado do outro e junte todas as pontas em cima.
-
Empurre os 3 rolos da direita mais para a direita, e os 3 da
esquerda mais para a esquerda, deixando um espaço no meio.
- Comece a trançar. Pegue o rolo de número 6 com a mão direita e o nº 1 com a mão esquerda. Cruze o nº 1 sobre o nº 6, levando o nº 6 bem para cima (do lado direito), ao mesmo tempo colocando o nº 1 no centro, ao lado do nº 3 (na seção do lado direito).
-
Com a mão esquerda, pegue o nº 2 e com a direita o nº
6 (que está em cima). Leve o nº 2 por baixo do nº 6 e o coloque bem em cima (dessa vez, do lado esquerdo), trazendo simultaneamente o nº 6 para o centro, ao lado do nº 4 (na seção do lado esquerdo).
- Pegue o nº 5 com a mão direita e o nº 2 com a esquerda, passando o nº 5 por baixo do nº 2 e levando-o para cima (do lado direito). Coloque o nº 2 no centro, do lado do nº 1 (na seção direita).
-
Pegue o nº 3 com a mão esquerda e o nº 5 com a direita, levando o nº 3 por baixo do nº 5. Coloque o nº 3 acima (do lado esquerdo) e traga o nº 5 para o centro, ao lado do nº 6 (para o grupo da esquerda).
- Coloque o nº 4 para cima (do lado direito) e traga o nº 3 para o centro ao lado do nº 2 (na seção direita).
-
Leve o nº 1 para cima (do lado esquerdo) e coloque o nº 4 no centro ao lado do nº 5 (na seção do lado esquerdo).
- Leve o nº 6 para cima (do lado direito) e coloque o nº 1 no centro, ao lado do nº 3 (na seção da direita).
- Leve o nº 2 para cima (do lado esquerdo) e coloque o nº 6 no centro ao lado do nº 4 (na seção do lado esquerdo).
-
Leve o nº 5 para cima (do lado direito) e coloque o nº 2 no centro, ao lado do nº 1 (na seção da direita).
Continue até que os rolos tornem-se curtos demais para serem trabalhados. Junte todas as suas pontas – e sua chalá de seis tranças está completa!
Assando a chalá:
- Quando a chalá está pronta, deve ter a cor marrom em todos os lados, mas não muito escura.
- Remova a chalá da fôrma, logo após tirada do forno.
- Deixe esfriar.
Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Chalá uma arte na culinária judaicaCOISAS JUDAICAS http://www.coisasjudaicas.com/2013/05/chala-uma-arte-na-culinaria-judaica.html#ixzz2SCTLJo9z Follow us: @coisasjudaicas on Twitter | judaicas on Facebook