JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Comunidade judaica promove cerimônias do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em São Paulo e Brasília.

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, acontece nesta segunda-feira, 25 de janeiro, às 18h30, na Congregação Israelita Paulista (CIP), um ato solene em memória às vítimas do Holocausto. Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, estarão presentes autoridades religiosas, comunitárias e políticas como o prefeito Fernando Haddad, os deputados Fernando Capez e José Américo, o ex-ministro Alexandre Padilha e o candidato João Doria, além dos cônsules de vários países. No hall da entidade acontecerá a exposição “Memórias do Holocausto”, com fotos, documentos e objetos cedidos pelo Museu Judaico de São Paulo, que também faz a curadoria da mostra, como cédulas de dinheiro do gueto de Theresienstadt e que mostram o personagem Moisés escondendo o mandamento ” Não matarás”, documentos de conversão emitidos pela igreja católica a judeus, a estrela amarela usada pelos judeus franceses no campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, além de instrumentos médicos usados no campo de concentração de Vapmarca, na Romênia, entre outros. O evento em São Paulo conta com o apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo, da Beth-El e Shalom, Unibes, KKL Brasil, Agência Judaica para Israel, Sherit Hapleitá e Museu Judaico de São Paulo.

Cédula falsa do Guetohttp://www.pletz.com/blog/wp-content/uploads/2016/01/Cédula-falsa-do-Gueto.jpg 500w" />Cédula falsa do Gueto

Evento também acontece em Brasília-DF

No dia 27 de janeiro, às 19 horas, no Edifício-Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, acontece a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU. Além da homenagem aos seis milhões de judeus assassinados, serão lembrados especialmente Ben Abraham e Aleksander Laks, sobreviventes falecidos em 2015. Estarão presentes sobreviventes do Holocausto, representantes de outras comunidades vítimas do nazismo e de perseguições e autoridades federais, estaduais e municipais. A solenidade tem também por objetivo ligar a lembrança histórica do genocídio nazista à promoção dos direitos humanos. O tema escolhido para este ano e a intolerância e entre os convidados, estará a menina Kayllane, atingida por uma pedra quando saía de um culto de candomblé no Rio, em 2015.

Saiba mais sobre a data

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. No Brasil, a lei de autoria do vereado Floriano Pesaro, que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.

Atualizado pela última vez por Jayme Fucs Bar 21 Jan, 2016.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço