No dia 25 de janeiro, São Paulo completa 460 anos. A história de São Paulo se confunde com a própria história do voluntariado no Brasil. A fundação da Santa Casa de Misericórdia na Vila de Santos pelos padres jesuítas, em 1543, é considerado o primeiro registro histórico de trabalho voluntário no Brasil.
Em 25 de janeiro de 1554, os mesmos padres jesuítas iniciam suas atividades no povoado de São Paulo de Piratininga, tendo como sede a Igreja de Bom Jesus – o Pátio do Colégio, como ficou conhecido. Depois de quatro anos, foi fundada a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde os voluntários iniciaram as atividades no povoado.
Hoje, preservado o Pátio do Colégio possui o monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”,obra que marca o local onde a cidade de São Paulo começou com 25 metros de altura o monumento apresenta em seu topo uma figura feminina, que simboliza a cidade, e tem nas suas mãos um ramo de louros, uma foice e uma tocha, representando a glória, o trabalho e o fogo simbólico da religião e da cultura.
Na parte central encontramos algumas figuras preparando o solo, fundando alicerces e trabalhando. São também retratadas cenas do início da colonização: a primeira missa, a catequese, a defesa da Vila na Guerra dos Tamoios. Passados 460 anos, os voluntários são parte de um exercito de trabalhadores que continuam fazendo a diferença no dia a dia de uma das maiores metrópoles do mundo. Cidade de grandes contrastes sociais, São Paulo contrapõe a modernidade e o avanço tecnológico aos desafios das desigualdades sociais.
É neste contexto que a solidariedade, característica do povo brasileiro, transparece no rosto de muitos paulistanos. A fim de diminuir estas diferenças e oferecer igualdade de oportunidades aos que necessitam, milhares de pessoas doam seu tempo, trabalho, talento e ajudam a construir uma cidade, sobretudo, mais humana e solidária.
Criado em maio de 1997, com a missão de incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade, o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) vem construindo uma ponte entre voluntários e organizações sociais. Em quase 17 anos de trabalho, o CVSP orientou mais de 140 mil pessoas para o trabalho voluntário e mantém em seu cadastro cerca de mil organizações sociais – entre sedes e unidades de atendimento – que atuam no município.
Nos 460 anos de São Paulo, o CVSP parabeniza a cidade e os milhares de voluntários que ajudam a construir um ambiente mais cidadão e solidário na maior metrópole do País!
Coloque o voluntariado em sua pauta de aniversário de São Paulo! E-mail: voluntariado@voluntariado.org.br Site: www.voluntariado.org.br Facebook: www.facebook.com/centrodevoluntariadodesaopaulo