JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

28/8 - Dia de Martin Luther King, e o judaísmo humanista

Redescobri este blog ao procurar no Google o contato de um novo amigo, o Natan Feller. Fiquei muito entusiasmado ao constatar o número de membros e a qualidade das contribuições, além de vários amigos.

Encontrei uma referência excelente ao dia da Marcha dos Direitos Civis, em 28/8/1963.no blog do diplomata Paulo Roberto Almeida, que recomendo conhecerem, especialmente nos posts que se referem à diplomacia brasileira no Oriente Médio (é fácil encontrar lá com o Google do site).
.
Considero Luther King, além do seu papel na história norte-americana, uma figura de especial importância para nós, judeus humanistas, pela relação que teve com Abraham Heschel, talvez o rabino e filósofo mais representativo dessa corrente do judaísmo no século 20, na linhagem de Martin Buber. Heschel dizia, sobre sua marcha ao lado de Luther King, que estava rezando com os pés.

Vejam aqui a evolução de Luther King em direção aos direitos humanos mais amplos, desde essa data até o dia em que foi assassinado.

Enfim, quis apenas celebrar a data, e deixá-la marcada para que a lembremos, talvez juntos, em 2011, assinalando o lugar de Luther King entre os Justos de nossa época. Usando palavras de Heschel sobre a importância de celebrar: "To celebrate is to contemplate the singularity of the moment and to enhance the singularity of the self. What was shall not be again."

Um abraço a todos, e parabéns ao Jayme Fucs Bar pela iniciativa dessa rede.

Sérgio Storch
www.sergiostorch.com
www.twitter.com/sergiostorch

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço