JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

permita-me ANGELA RC NESPOLI um complemento ao tema que voce abordou sobrerosh chodesh de Elul.

ELUL

O último mês do calendário Judaico é, na verdade, o mais importante e serve como preparação para os feriados mais sagrados.

Se você tivesse um julgamento importante marcado, que determinaria seu futuro financeiro ou até o futuro de sua vida, você se prepararia com semanas de antecedência..
Em Rosh Hashaná, cada pessoa é julgada de acordo com o mérito de suas ações. Se ele viverá por todo ano ou não. Se terá sucesso financeiro ou falência. Se ficará bem de saúde ou doente. Tudo isso é determinado em Rosh Hashaná.
Em Elul, o mês que precede Rosh Hashaná, começa um período de intensiva introspecção, de clarear as metas de sua vida e de aproximar-se a D'us. É uma época para percebemos o propósito da vida - muito mais do que simplesmente repassar sua vida pensando no dinheiro que ajuntou e procurando gratificações. É um tempo em que damos um passo para trás e nos olhamos, crítica e honestamente, como os judeus faziam desde antigamente, com a intenção de melhorar.
As quatro letras hebraicas da palavra Elul (alef-lamed-vav-lamed) são as primeiras letras das quatro palavras - "Ani le dodi vê dodi li" - " Eu estou para o meu Amado e meu Amado está para mim" (Cântico dos Cânticos 6:3). Essas palavras sintetizam a relação entre D'us e o Seu povo.
Em outras palavras, o mês que precede Rosh Hashaná é uma época em que D'us nos alcança, vem até nós, criando uma atmosfera espiritual mais inspiradora, uma que estimula a Teshuvá.

O período de 40 dias
Retroceda 3000 anos atrás, no Deserto de Sinai. D'us transmitiu os Dez Mandamentos e os judeus construíram o Bezerro de Ouro. Moshe, desesperadamente, suplica a D'us para poupar a nação do sofrimento.
No primeiro dia do mês de Elul, Moshe sobe ao Monte Sinai e, 40 dias mais tarde - em Yom Kipur - volta para seu povo com as novas Tábuas da Lei em mãos.
Também para nós, o mês de Elul dá início a um período de 40 dias que culmina no dia mais sagrado do ano, Yom Kipur.
Mas, por que 40? Quarenta é um número de limpeza e purificação. No tempo de Noach, a grande Inundação durou 40 dias, e o Micvê, o banho ritual de purificação, contém 40 medidas de água.
Elul é uma enorme oportunidade. Durante essa época, muitas pessoas intensificam o estudo da Torá e o cumprimento de boas ações. E muitas também fazem um Cheshbon diário, uma espécie de contagem das perdas e ganhos espirituais.

Costumes adicionais aos serviços religiosos

No começo de Elul, recitamos o Salmo 27 nas rezas da manhã e da tarde. Neste Salmo, o Rei David exclama: "Uma coisa pedi ao Senhor... que eu habite na Casa do Senhor todos os dias de minha vida" Nós visamos, dessa forma, na força unificadora de D'us em nossas vidas e nos empenhamos para aumentar nossa ligação com a dimensão infinita e transcendente.

Selichot
No sábado, na noite que precede Rosh Hashaná, recitamos "Selichot", uma sucessão especial de preces que invocam a misericórdia de D'us. Se Rosh Hashaná cair no começo da semana, começamos a recitar "Selichot" na noite do sábado da semana anterior. (Os Sefaradim fazem "Selichot" em Rosh Chodesh Elul).
Depois do pecado do Bezerro de Ouro, Moshe pediu a D'us para explicar Seu sistema de se relacionar com o mundo. A resposta de D'us, conhecida como "Os 13 Atributos de Piedade", forma a essência da "Selichot". Os "13 Atributos" falam da "paciência de D'us". O mesmo D'us Que nos criou com uma alma pura e um mundo de oportunidades nos dá outra chance caso tenhamos usado incorretamente a primeira.

"Selichot" deve ser recitado com um Minyan. Caso não seja possível, deve-se fazer sozinho, omitindo, porém, as partes em aramaico e os "13 Atributos de Piedade".
Concluindo, o aspecto mais importante do mês de Elul é fazer um plano para nossa vida. Pois quando o Grande Dia chegar, e estivermos perante D'us para pedir por mais um ano, vamos querer saber o que estamos pedindo

Exibições: 345

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Angela R. C. Nespoli em 12 agosto 2010 às 17:48
A tempo... Chodesh tov para voce!!!
Otima explanação Claudionor, fique sempre a vontade para acrescentar, aperfeiçoar, corrigir... Forum é para isso mesmo... Feliz voces que possuem numero suficiente para iniciar um grupo e rezarem e aprenderem juntos... Nào estou reclamando da vida não... Sei que este isolamento de alguma maneira tem contribuido para o fortalecimento de minha alma e a educaçao de minha filha dentro do judaismo... CRIANÇA VE, CRIANÇA FAZ... E para manter viva a chama, preciso cumprir mesmo com muita algria e nao como uma robo! A busca tem que ser real, entende? Mas estou com tanta vontade de ouvir o som do shofar de novo... De ouvir "matovu... novamente... Boa noite!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço