JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Dedicado a Otto klein

sobrevivente da shoa e do campo de concentração de Auschwitz

 

Otto klein nasceu em 1932 em Hongria et foi seleccionado com o seu irmão gémeo desde a sua chegada ao campo; separado dos pais, imediatamente exterminados, e da sua irmã, que lá esteve durante o mesmo periodo; os 3 irmãos sairam salvos no momento da liberaçâo. 

 

Otto klein nos dis a sua experiência no bloco do doutor *Josef Mengele :

 

- "Nós tinhamos 12 anos, eu e o meu irmão... podemos dizer que o doutor era un gentleman conosco; ele examinava as orelhas, a cabeça, os braços e até o dedo mais pequenino...

 

Nós ficamos 7 meses no campo, num periodo durante o qual se praticavam já menos experiências e o fim da guerra se aproximava; nós não sabemos exactamente o que nos fizeram...

Um dia o doutor pôs um produto nos meus olhos, que me queimou e fiquei assim durante alguns dias... sem ver nada à minha volta... Hoje estou quase cego; um professor me disse que a minha vista está lesada por causa desse produto.

 

Nos primeiros dias respondemos às perguntas administrativas tais que data e lugar de nascimento.

Lembro-me ainda da pergunta do doutor : - "dis-me o que sabes da religião cristã ?"

à qual eu respondi : - "o judaísmo."

 

tinhamos guardado as nossas roupas e cabelos; ao terceiro dia fizeram-nos uma tatuagem no braço : o meu numero A5332 ... de manhà nos chamaram para ir ao oftalmologo e ao dentista; tudo estava programado...

Nós tinhamos muitos exames; menos que as raparigas... e ao contrario dos outros prisioneiros, nós não trabalhavamos, mas viviamos em frente do crematório ÏII... viamos as filas - das pessoas - que entravam e desapareciam... grandes lavaredas todo o tempo...

 

Por volta de 60 pares de gémeos seleccionados, só 7 sobreviveram no momento da liberação."

 

Essas experiências eram o resultado dum delirio, da obsessão do doutor, cujo objectivo era de encontrar uma maneira de facilitar a reprodução dos seres superiores que seriam os arianos alemães; o doutor fazia um catálogo dos traços fisicos, mas não era especialista no domínio da genética; era um coleccionador de anomalias fisicas - anoes tambem serviam às suas experiências.

 

No campo existia um jardim para as crianças, um terreno com areia e baloîços; Otto dizia que os SS chogavam à bola com eles; nesse jardim estavam também regrupadas as crianças com menos de 6 anos, destinadas a servir de cobaias para o doutor; todos gémeos, serviam ao estudo que tinha por vocação de penetrar no mistério da gemeologia.

 

Nos primeiros dias as crianças recebiam leite, manteiga, pão branco, molho de carne e chocolate; o doutor era descrito como sendo bom e dedicado; trazia brinquêdos e doçarias para as criança, que lhe chamavam papa ou tio.

 

Esse jardim era uma vitrina para a propaganda dos Nazis e muito visitado pelos SS de alto cargo. Otto se lembra também da visita da cruz vermelha, que não se apercebeu de nada, considerou tudo como sendo normal... nesse dia Otto recebeu o suplemento dum torrão de açucar da parte duma enfermeira da Cruz Vermelha !

 

O doutor praticava experiências pseudo medicaís duma grande crueldade : 90 castraçoes, 10 ablaçoes dos ovarios; elle teria praticado experiências en cirurgia sem analgesia e transfusoes de sangue dum gémeo ao outro; injecçoes de germes infecciosos inoculação da tuberculose, e tentativas de mudar a cor dos olhos - passar do castaho ao azul.

 

traduzido de HISTORIA E MEMORIA : Mengele à Auschwitz www.philippedevigneulles.blogspot.com  fotografias e outdros vidios em françês : Otto klein l'un des jumeaux cobaye de docteur Mengele

sobre josef Mengele www.wikipedia.org

este doutor utilisava as crianças para as suas experiências medicais, examinava as cobaias, tirava medidas e assassinava-as para dissecar os corpos.

 

Otto klein vive hoje em Suissa; depois da liberação voltou à Hongria e fez a sua Bar Mitzva, ainda hoje se lembra de tudo o que aprendeu na Tora e Talmud; durante vàrios anos esteve hospitalizado en Suissa para cura-se da tuberculose; depois, fez um diplôma de contabilité e criou uma pequena empresa com 3 empregados no serviço de vendas; Resta-lhe a sua familia, uma esposa, primos que vivem em Israël e 3 sobrihas na América; Otto faz um  imenso trabalho, participa à Transmissâo, testemuha nas escolas, acompagna grupos ao campos de Auschwitz, deixou un registo de mémoria para as geraçoes futuras.

elle aprecia receber correio e comentàrios sobre o seu trabalho.

 

 

 

 

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço