JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Prezados membros do Judaismo humanista,primeiramente quiser disculpar-me por mm portunhol,sou argentino e moro no Israel desde 2001.Sou de familia judea e meu sobnome chega a epoca das invasoes gregas a Israel.Cuando moraba na Argentina,me sentia judeo conservante ou tradicionalista mais nao exesivamente observante,no obstante repeitava a os observantes.Na cidade em a que eu moraba nao existian judeus ortodoxos e menos ainda ultraortodoxos.

Ao chegar a Israel me senti totalmente fora de lugar e nao terminaba de entender que e o que acontecia.

Eu tinha ideia do judaismo, segun a religiao,conservativo,tradicionalista,ortodoxo,reformista,ultraortodoxo y liberal.Pero aqui resulta que la religiao no solo trata de aspeitos espirituales,eticos filosoficos sino que trata de dirigir la vida total de un pais, que en algunos aspeitos es uno de los mas evolucionados y desarrollados del mundo,y en outros es una de las culturas mas retrogradas debido a religiao.

Gran parte de la economia se basa en el turismo,sin embargo,os turistas a sexta feira a partir del atardecer nao dispone de transporte publico,si tiene familia em uma populacao pequena nao pode visitarlos a menos que alugue um carro,isto e hasta a noite do sabado.En ese lapso la maioria do comerco fica fechado o que include restaurantes.Os hoteis,nao tein mais que cafe da manha.Eu lembro que faiz umos anos um novo gerente de hotel Sheraton em Tel Aviv tivo um deencontro com um rabino,e este ultimo ordeno um boycot em contra d esse hotel,e hasta que el gerente nao deu marcha atras ninguein religioso entro em ese establecimiento.

Se visten como si moraran em a Europa do seculo 18, em verao com em inverno,con caftanes pretos e se cubrem a cabeca com gorros de pele,em plrno seculo 21 parecem palhacos.

Nao trabalhan,se niegan a facer o servico militar,nem siquera servico comunitario,los ultraortodoxos niegan al Estado de Israel, e sm embargo,todos os meses reciben su subsidio da Seguridade Sociai,o servico de saude e tudos os beneficos.

Estas coisas som as que han feito que a maioria do povo d Israel tome distanca d elos.

Eu achava que em o Judaismo Humanista Laico encontraria maiores comentarios sob um judaismo ajeno a religiao mais resulta que a maioria dos artigos contein referencas religiosas,e de ahi minha duda,sou errado?debo procurar o que busco em outra parte?

Outra vez pido disculpas, e agora por haber descargado um pouco mis pensamientos.

Perdon e obrigado

Atenciosamente,Lazaro.

Exibições: 293

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Lazaro David Gotesdiner em 8 março 2013 às 7:23

Shalom Jayme y a todos los miembros de esta comunidad,ante todo quiero agradecerles mi aceptacion a participar de la misma y la bienvenida.

La tolerancia y el respeto a los demas es algo que he practicado e inculcado siempre a mis hijos.La ciudad y la provincia en las cuales residi mis ultimos 35 anios en la Agentina estaban todas las comunidades y credos integrados en una socieadad sin discriminaciones de origen o religiosas.Tal es asi que la fiesta nacional del inmigrante se celebra anualmente en una localidad de la provincia de Misiones,en Obera.localidad esta donde estan representados, por templos, 26 cultos religiosos diferentes.Esto puede darles una idea de la diversidad y de la buena convivencia.

Por lo anterior,al incorporarme al pueblo del Estado de Israel,y,como mencionara en mi anterior,siendo judio,me senti menospreciado y discriminadpo por los mismos judios que por el hecho de hacer una oracion, o, invocacion, antes de abrir la boca ya sea para comer,beber o decir algo se creen y actuan con la soberbia de pensar que son superiores al resto de sus humanos iguales.

Este tipo de actitud ha generado en mi, y en otros muchos como yo, un rechazo a lo que ellos representan.

Shabat Shalom le culam

Lazaro. 

Comentário de Jayme Fucs Bar em 7 março 2013 às 8:38

Shalom Lazaro,

O Seu Portunhol está muito claro e vc tem todo o direito de escrever em Espanol, onde parte de nossa comunidade virtual são de origem dos paises  que falam o idioma espanhol.

Sobre a sua reflexão:

Oficialmente este site tem o grande desejo de ampliar a discusão e divulgar a concepção do judaismo secular Humanista e sobretudo criar comunidades do Judaismo secular Humanista na america latina .

Somos oficialmete identificado com TMURA de Israel e com as comunidades do judaismo secular Humanista dos EUA .

A Linha Oficial do Site voce  poderá encontrar no portal de entrada com uma  concepção clara sobre o que vem a ser o judaismo secular humanista e sua variedades de pensamentos , tambem voce podera encontrar uma enorme quantidade  texto sobre esse tema.

Porem ! O Site esta aberto para todos aqueles que desejarem ser membro dessa comunidade virtual, porem não exigimos uma " Teuda Zeut shel Yudi Hiloni Humanisti"  (Prova de identidade judaica secular humanista) a unica coisa que exigimos é o respeito mutuo um ao outro.

Nesse nosso site voce poderá encontrar e conhecer uma variedade enorme de pessoas e identidades. Temos  judeus  religiosos, ateistas , agnosistas, panteistas, e muitos  não são judeus , e tambem muita gente que tem somente muita curiosos sobre judaismo secular humanista.

 

A Rede social da Ning permite uma integração democratica muito importante para o dialogo entre " diferentes" Isso faz parte da linha do judaismo secular humanista. Aqui  as pessoas podem ser parte dessa comunidade sem ter o compromisso ideologico com suas ideias.

A regra dentro desse espaço  de grande diversdade e complexidade humana é o que está escrito na porta de entrada do nosso Site.

" Todas as pessoas são bem vindas a este site, independentes se são ou não judeus ou se definem ou não como judeus humanistas! Existe um criterio unico que é a do respeito mutuo "ao outro" mesmo que seja diferente em ideias,cultura,religiões etc..."

O blog não se responsabiliza pelos comentários e opiniões expressos em suas páginas. 

 

Um Grande abraço e muito obrigado por sua participação!

 

Jayme

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço