JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Comunidade Judaica Brasileira Diga Não a "Sinat Hinam" o Ódio Gratis - Jayme Fucs Bar

Em 70 d.C Jerusalém estava cercada pelas forças Romanas , o General Tito filho de Vespasiano estava pronto para o ataque final, porém deu ordem de parar tudo e esperar , que os rivais Judeus , terminassem de se matar entre si .

Os judeus queimaram e destruiram seus própios armazéns de alimento e armas, Tito e Vespasiano sabiam que o Ódio e a intolerância entre as correntes Zelotes , Fariseus, Saduceus e Essênios era o seu maior triunfo ,que levaria o Judaísmo e a Judeia ao caos e sua auto destruição.

Quando a matança entre as correntes judaica finalizou, os Romanos somente tiveram que concluir a destruição de Jerusalém e em consequência o símbolo que deveria ser a unidade do povo , o Templo, foi destruído e queimado, os que sobreviveram foram mortos ou levado como escravo para o Império Romano.

Cada um de nós que vivemos hoje em algum lugar como judeu no mundo somos parte desse triste episódio onde perdemos nossa autonomia e liberdade não pelas forças Romanas e sim pela "Sinat Hinam " O Ódio Gratis entre nós judeus.

Judeus de direita, esquerda, socialistas , liberais, religiosos e laicos temos que saber que o verdadeiro perigo dentro das comunidades judaica e da sociedade israelense é a" Sinat Hinam" Ódio Gratis. Isso é um fato pedagógico que jamais devemos esquecer e sempre ensinar!

Somos e sempre seremos diferentes de nossas concepções politicas, culturais e religiosa, esse pluralismo de ideias é o que faz essa riqueza que é a civilização judaica.

Vivo em Israel a 34 anos , sou brasileiro, Israelense, Judeu, Sionista,Socialista Kibutziano, rabino secular Humanista, membro do movimento Hashomer Hatzair, a favor de um estado Palestino ao lado do estado de Israel, é logico que muitos não concordam com essas minhas ideias! Porém todos nos judeus devemos saber que todo o "outro" o "diferente" deve sempre ser respeitados e ter o direito de pensar e de existir! Essa é uma regra fundamental da vida Judaica!

O esplendor do Judaísmo comunitário é essa possibilidade da existência do convívio com a nossas diversidades judaica de ter diferentes sinagogas, escolas, movimentos juvenis, centros de estudo judaico, grupos políticos, culturais e religiosos etc...

Coexistência com a diversidade Judaica é de fato o convívio com o judaísmo vivo, dinâmico, criativo, Judaismo que pode mover montanhas e fazer milagres, e foi dentro dessa grande diversidade de ideias politicas, culturais e religiosas diferentes que consequimos depois de 2000 anos juntos voltar para a terra de Israel e com toda essa diversidade continuar a costrui-la .

Conta que nesse episódio onde Jerusalém está sendo queimada e destruida pela "Sinat Hinam" o Odio Gratis, o Rabino Yohanan Ben Zacai com ajuda de seus discípulos , procuraram realizar uma fuga espectacular de Jerusalém, onde Ben Zacai se fez de morto e seus discípulos, procuraram leva-lo para fora para ser sepultado , porem O Rav Yohanan Ben Zacai é descoberto pelos romanos e levado frente ao General Vespasiano .

Nesse encontro entre essas duas grandes personalidades, Ben Zacai sem pensar muito exclamou " Salve Vespasiano imperador de Roma!" O General Vespasiano grita a Ben Zacai "Que atrevimento é esse de você me chamar de imperador? "

Não Passa muito tempo chega um mensageiro com a notícia de Roma chamando Vespasiano de volta imediata para ser condecorado como o novo imperador de Roma.

Vespasiano admirado com a profecia de Ben Zacai, dá o direito a ele de um pedido único! Ben Zacai sem muito no que pensar diz " De me Yavneh ao meus sábios, pois Jerusalém está tomada pela Sinat Hinam" Ódio Gratis.

Hoje todos nos devemos ser muito grato a Ben Zacai que entendeu que deveria criar em Yavneh uma nova comunidade judaica, onde o segredo de sua sobrevivência seria para sempre o repúdio ao "Sinat Hinam" Ódio grátis

A cada um que vive na comunidade judaica Brasileira, deve aprender com Ben Zacai não deixar que em nossas diferenças transformem a nossa comunidade em uma Jerusalém encharcada de "Sinah Hinam" Odio Gratis!

Shabat Shalom!

Exibições: 1038

Responder esta

Respostas a este tópico

O brabo de tudo isso Jayme,é ter que viver escondido. Quando era criança ,meu avô ,minha mãe e toda a família, diziam para nós ,primos e primas ,para não apontar o dedo para as estrelas e ficavam brabos conosco.ja no exército ,um sargento me perguntou se eu era Judeu ou Alemão. Levei medo de ser perseguido e respondi que não sabia.ele me olhou ironinico e perguntou de novo dizendo que todos nós temos que saber de nossas origens.Já não bastasse, minha tia-avo falava baixinho ,parecia amedrontada que nossa família era de Judeus.Ja não bastasse, uma outra prima de segundo grau ,professora universitária aposentada ,também fala dessa forma ,baixinho e assustada.ela já tem seus 90 anos!
minha Judia ,há documentos que falam ,(esses documentos estão em um museu em Sta.Maria)que foi preciso pedir autorização para poder se casarem.
Minha falecida Mãe, Ruth Baisch me falava sobre tal documento.
Uma vez falei para um vizinho de sobrenome Martini que éramos de família Judaica e ele falou para todos os vizinhos, que começaram a nos olhar de maneira diferente e a dar indiretas maldosas.Rezei os Salmos e tudo começou a se acalmar. Lendo o texto que o Sr.postou Rabino Jayme ,fiquei um tanto entristecido ,porém mais informado.acho um milagre Israel voltar a existir ,somente D'us pode ter feito tudo isso!
OBS:MINHA BISAVÓ ERA JUDIA(NÃO SAIU NO TEXTO QUE ESCREVI)
SHALOM SHABAT!
SHABAT SHALOM!

Fantástico. Tropicasher às ordens para Ahavat Chinam!

TROPICASHER

Boa postagem!!!

Nós só temos que agradecer por essa excelente reflexão. Muito apropriada para os dias atuais.

Shabbat Shalom

Muito aquém dos equívocos interpretativos de cada um, fomentados por anseios idearios, religiosos ou disputas, está a verdade universal das coisas, da qual não podemos fugir.

Essa verdade universal, da qual não temos como nos eximir, são mandamentos, na voz de fatos que permeiam nossa existência e tudo mais que nos cerca e nenhum movimento ou ação tem poder de mudar isso.

Essa breve explanação nos faz concluir que, algumas nomenclaturas, ações e movimentos, que tentam despojar esses mandamentos, que estão acima de qualquer justificativa cultural, permeada e amparada por éticas e modalidades morais, não podem sobrepor - se a esses mandamentos. 

Isso tem a ver com as entrelinhas do que Ele nos ensina, na prática de nossa existência, de modo que, de nada adianta qualquer proposta, qualquer saber, qualquer regra seguida e pregada, tendo como base os mandamentos de D'us, se o resultado sabido não for aquele que Ele espera de nós, se o objetivo estiver resumido a poucos, mesmo que a essência desse âmago seja pavimentada de boas intenções porque, as boas intenções, muitas vezes se resumem a mundos particulares que destroem galáxias inteiras e, consequentemente, geram desequilíbrios que fogem ao controle de tudo.

O ódio grátis é proveniente dessas fontes e D'us nada tem a ver com isso.

Por causa da minha formação e da minha ancestralidade tento não odiar nada caso pensasse assim meu ato me  condenaria tenho em minhas raízes todo tipo de etnia principalmente a ibérica e a judia como entre meus familiares gente com todo tipo de ideologia por isso tento ser cauteloso apesar de professar as idéias de Martov no estilo brasileiro mais cauteloso diria procuro não hostilizar o pessoal da direita,e aliás não gosto tanto assim de certos pensamentos do politicamente correto que é mais para distrair do que fazer mudanças reais que no mundo atual é empregado por certas correntes,mesmo assim tento ser compreensivo o nosso mundo é muito injusto é necessário paciência.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço