JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Tu B'Av, o Dia da Reconciliação - Jayme Fucs Bar
É muito curioso que, durante muito tempo, Tu B'Av, o décimo quinto dia do mês de Av, foi esquecido no mundo judaico. Podemos dizer que, até hoje, pouco se comemora ou se conhece sobre essa data em meio às comunidades judaicas ou entre os judeus fora de Israel.
O interessante é que o famoso Rabino Shimon Ben Gamliel, que viveu no século II da Era Comum, entendeu que essa festividade era uma das mais importantes para o povo de Israel! Ele a igualou a Yom Kipur, dizendo: "Não havia dia tão maravilhoso para Israel como o dia de Tu B'Av e Yom Kipur".
Tu B'Av, como a grande maioria das festas judaicas, acontece sempre em um dia de lua cheia, quando o povo de Israel se reunia para festejar o final da colheita e apreciar o vinho, um dos frutos do seu trabalho árduo na terra!
Para muitos agricultores em Israel, Tu B'Av não é apenas a festa do amor, mas, como está escrito na Torá, o começo da colheita das uvas e da produção do vinho!
Existe outra tradição que foi criada em Israel: as pessoas se reúnem nesse dia para dançar músicas folclóricas!
Renascimento da Tradição - Durante o período do surgimento do movimento sionista, a festa de Tu B'Av vai ser aos poucos renovada, quando os primeiros colonos que chegaram a Israel começaram a comemorar esse dia. Uma das primeiras tradições de Tu B'Av que foi recriada foi dançar em volta das vinhas, exatamente aquelas plantadas pelos judeus na Terra de Israel depois de 2 mil anos.
O curioso é que em Rishon LeZion, uma das primeiras colônias criadas em Israel, em 1912, hoje uma grande cidade, a principal produção comunitária era o vinho, de modo que a data de Tu B'Av, até hoje, é celebrada como feriado local!
Também se realizam vários festivais em Tu B'Av, o "Festival do Dia do Amor". Um dos mais conhecidos deles acontece em Massada.
Depois de 2 mil anos, a festa de Tu B'Av foi renascida e renovada na Terra de Israel, uma festividade que consegue integrar vários tipos de público diferentes, principalmente na nova versão israelense do Dia dos Namorados, mas também junto ao público religioso, que tem o costume de realizar vários eventos de encontros entre casais para futuros namoros e casamentos nesse dia.
Nos últimos anos, a data de Tu B'Av vem sendo celebrada em um festival para mulheres em Shiloh, em Jerusalém, como modo de fazer renascer, no local de sua origem milenar, a tradição judaica praticada nos tempos bíblicos, conforme está descrito no Talmude: "as filhas de Jerusalém iam dançar nos vinhedos em Tu B'Av, e quem não tivesse uma esposa podia ir até lá para encontrar uma". Shabat Shalom!

Exibições: 65

Respostas a este tópico

Chaver Jayme sempre iluminando nossos passos  Todah Rabah !!!

RSS

© 2025   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço