O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Comentar
Muitissimo obrigado por sua contribuição!
Olá
Boa tarde.,
Ouvi , também, o discurso do Chico Buarque, aquando o prémio Camões.
Fiquei felicíssimo. Sou barcelense e tenho vindo a escrever sobre o tema desde 2014 no Jornal “ Barcelos Popular “ e alertado a Câmara Municipal, para proceder a um convite formal à Família Buarque da Holanda, para vir a Barcelos e, ao mesmo tempo, relembrar os muitos Judeus ( à data Cristãos Novos ) que tiveram de fugir da nossa terra, quando estavam aqui há séculos. Ainda há muita gente , aqui em Barcelos, descendente dos Judeus, dado que a Judiaria Barcelense era um das maiores do País e, há que diga até maior que a do Porto, no Século XV.
Para sua informação, junto o texto que escrevi em 2014 no Jornal referido “ Barcelos Popular “ sobre este tema.
Podem-me ajudar? Desejava que este assunto não fosse esquecido.
Um abração de Barcelos
Miguel Ângelo Costa
NO ANIVERSÁRIO DE CHICO BUARQUE DA HOLANDA
UMA LIGAÇÃO BARCELENSE
O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque da Holanda, faz hoje, dia 19 de Junho, precisamente 70 anos. É um dos sete filhos do historiador, jornalista e crítico literário, autor de uma das referências literárias do Brasil e de Portugal Colonial “ Raízes do Brasil”, Sérgio Buarque da Holanda e de Maria Amélia Cesária Alvim, co-fundadora com seu marido e Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores do Brasil ( PT ).
Todos nós conhecemos a vasta obra discográfica de Chico Buarque da Holanda: Construção, os Saltimbancos, Chico Buarque, etc.; a obra literária como o Benjamim, Budapeste, Lete Derramado; filmes como a Ópera do Malandro, Quando o Carnaval Chegar, etc., pelo que deixo aos seus admiradores que, felizmente são muitos, a escolha das suas melhores obras que, por certo, terão uma tarefa muito difícil, dada a extraordinária qualidade de todo o seu trabalho, iniciado no longínquo ano de 1966.
Mas, o que mais me chamou à atenção, foi a divulgação, no Brasil, da ascendência judaica da família Buarque da Holanda, cujas raízes chegam a Barcelos. Pois é: Francisco Buarque da Holanda é descendente de um rabi de judiaria de Barcelos.
A tal conclusão chegou o historiador e genealogista brasileiro Paulo Valadares, de Campinas, São Paulo, Brasil, que ao fazer um estudo da origem de várias famílias brasileiras, verificou que a família Buarque da Holanda era descendente de Shemtov bem Abraham, rabi da judiaria de Barcelos que, ao tempo de D. Manuel, foi obrigado, à conversão ao catolicismo em 1497 – um dos muitos cristãos novos, - que continuando em Portugal deixou grande descendência que se estendeu até ao Brasil. É interessante ler toda a história desta família que chegou aos nossos dias, através da narração deste professor brasileiro, disponibilizada na internet no seu blog “ A Besta Esfolada “.
Este estudo é confirmado pela historiadora brasileira, de origem polaca, Anita Novinsky, que, no segundo prefácio ao livro do alemão Meyer Kayserling “História dos Judeus Portugueses” Pg. 14, mas nunca traduzido em Portugal, vai-se lá saber porquê, nos diz “Pressentiu-o muito bem o meu orientador Sérgio Buarque da Holanda, quando dizia que era mais fácil encontrar cristãos velhos do que cristãos novos na História do Brasil. Não sabia então, Sérgio Buarque, que ele próprio descendia de famosos rabinos de Barcelos, genealogia exaustivamente estuada pelo meu aluno Paulo Valadares” ( sublinhado meu ).
Esta interessante ligação de Chico Buarque da Holanda e sua família, - não devemos esquecer a Ana Buarque cantora e ex-ministra da cultura, de Miúcha Buarque também cantora - a antepassados judeus barcelense deve ser olhada com melhor atenção pela nossa autarquia, quiçá com uma aproximação a esta família, através de órgãos institucionais e não só, utilizando até, se necessário, a Lei n.º 43/2013, de 3 de Julho, aprovada pela Assembleia da Republica, que altera a Lei da Nacionalidade 37/81, de 3 de Outubro, nomeadamente o seu artigo 6.º onde se concede a nacionalidade portuguesa a todos os descendentes da comunidade judaica portuguesa ( sefardita ) que teve sair do país por razões religiosas, convidando-a a obter, mesmo que simbólica, a nacionalidade portuguesa e, por via disso, a homenagem de todos os barcelenses.
Miguel Ângelo Costa
Premiação merecidíssima, pois Chico Buarque é um grande orgulho para nós, brasileiros. Uma das mentes mais brilhantes de sua geração. Parabéns!
© 2024 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA