JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

E Deus criou Adam a sua imagem Macho e Femea - Jayme Fucs Bar


Conta os sábios no periodo do Talmud que existia um Judeu que era muito tímido e quase não falava em público e quando falava era o mínimo necessário, era um homem bastante fechado e até meio melancólico, mas o curioso que era muito compenetrado no estudo da Torá, e isso chamou a curiosidade de um dos sábios que foi atrás dele pois achava que esse homem guardava um grande segredo.
Chegando na casa do homem, se escondeu de baixo da janela e ficou impressionado com o que viu e ouviu dentro da casa ! Viu que o homem logo que chegou e disse com uma voz bem firme e cheia de devoção a sua mulher , " Querida, meu amor estou morrendo de saudades de você!" e a beijou com uma grande ternura, e viu que em casa era um homem totalmente diferente ,um homem cheio de vida e até muito falante, era uma casa iluminada de amor e com certeza tinha uma vida de eternos prazeres com sua esposa.
Segundo os sábios esse homem passava parte do tempo pensando no amor que tinha por sua companheira, mesmo que a idade e o tempo passava, ele jamais deixou de ama-la e não importava o tempo , mas sempre que chegava em casa as palavras surgiam para ela sempre cheio de amor e carinho e logicamente esse lar se enchia de felicidades.
Amar e ser amado no Judaismo é uma Mitzva ( preceito) , por isso os sábios dizem que não devemos poupar palavras para provar o carinho para a nossa companheira ou companheiro .
No Judaismo amor a Deus, e a amor ao próximo, são dois pilares inseparáveis, e se queremos chegar próximos a verdadeira essência do Judaismo, esse é o caminho !
Sendo que o amor entre homem e mulher, é a forma mais próxima de entender essa ideia, onde em hebraico, a palavra para homem é “Ish” איש, que contém a letra Yud; e a palavra mulher, “Ishá”, אישה contém a letra Hei. Ambas formam um dos nomes de Elokim. Isto nos ensina que quando um homem e uma mulher se unem com amor e harmonia e respeito, podem sentir o gosto do paraíso.
Eu sei que vai parece para muitos meio estranho eu dizer nesses novos tempos modernos que "A União do Homem e da Mulher significa a unidade mais próximo do conceito de divindade!
Talvez vocês pense que eu estou romantizando, mas pensem bem que tipo de sociedade que vivemos, onde todos nos estamos cada vez mais individualizados, somos educado para alcançar as grandes conquistas materiais , e isso nos trasformam em seres altamente competitivivos e sobretudo somos seres bastantes egoístas, e isso que nos leva para os desastres nas nossas relações pessoais e principalmente conjugais.
Como saber se relacionar com o outro ? Como procurar equilibrar esse mundo material com o espiritual ?
E assim está escrito que " Elokim criou Adam a sua imagem Macho e Fêmea", isso nos faz entender que Elokim é tudo! e sobre tudo um andrógina, Deus é tomado em muitas culturas como uma dinvidade masculino e isso é um erro gravíssimo em dizer " Deus Criou o Homem a Sua Imagem Macho e Fêmea " Deus Criou Adam", אדם que em Hebraico não é Homem e sim ser humano בני אדם e mais precisamente vem da palavra Adama אדמה = Terra. Adam אדם, implica no conceito material a criação da terra e no sentido espiritual é um Andrógina.
Muitas das respostas que procuramos está em nossa frente, mais não conseguimos ver , pois estamos muito ocupado com o nosso Ego e assim nunca podemos observar o outro !
Veja e observe o que está escrito na Torá a unidade do homem e da mulher é a forma que mais nos aproxima de entender esse conceito "Que somos a Imagem de Deus"
È um fato ! Quando estamos unidos no ato do prazer e do amor, essas duas partes ( Homem e Mulher) se trasformam na sua total plenitude em uma Unica parte, isso nos dá a possibilidade de sentir o que se refere que antes de ter sido trasformados em Homem e Mulher, eramos Adam um Andrógina.
O ato de Amar, nos trasforma num andrógina, onde estamos unido numa Unicidade, Única! È nesse ato de Amor que geramos a vida e em consequência o amor incondicional que temos por nossos filhos .
Amar a Deus é fácil! Amar o Proximo é muito difícil!
Hoje a maioria das pessoas no mundo amam a Deus e veja o desastre que caminha a humanidade, isso é porque a maioria das pessoas amam um Deus pessoal, particular, egoísta, que acreditam em nome de Alah, Adonai, Jesus etc, tem o direito de dominar, matar, destruir e escravizar o outro ! Isso eu chamo de neo paganismo dos tempos moderno!
Religiões e culturas que deveriam ser um elo de amor, Paz e solidariedade entre seres humanos foram em muitos trasformados em sistemas de poder de dominação ao outro através da História!
Todas as religiões e crenças são legitimas, mais nunca esquecer que Deus jamais criou religiões com seus dogmas tudo isso não tem nada haver com Deus e sim criação humana.
Não existe a possibilidade de uma elevação espiritual Humana se não sabemos entender essa Unidade entre Amar a Deus e Amar o próximo no sentido mais amplo possível !
O Judaismo tem claro que esse ato de Amar o próximo é algo muito difícil de se praticar,mas a forma de aprender a praticar essa difícil Mitzva é pensar o quanto estamos dispostos a dar e a sacrificar por uma outra pessoa e o que significa saber abrir espaço dentro de si próprio para deixar o outro entrar.
A forma mais logico de nos elevar espiritualmente nesses ensinamentos é começar a praticar isso em casa com o nosso companheiro ou companheira, Se não teve sorte na sua primeira escolha não crie um desanimo aprenda com os erros , procure ter a uma segunda ou até mesmo a terceira chance, jamais desista de abrir mão de poder te dar uma oportunidade em vida de chegar na sua relação conjugal ao nível mais próximo do conceito da criação!
" E Deus criou Adam a sua imagem Macho e Femea"
יום שישי ''ויברא אלוהים את-האדם בצלמו, זכר ונקבה

Exibições: 554

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabens Jayme, excelente artigo que voce nos ofereceu ! Muito raro lermos textos tao esclarecedores.

E a história de Lilith, como se explica? Será que a versão no Velho Testamento de "Genesis" foi um escrito por homens e depois o Judaismo se redimiu e incorporou "Canticos dos Canticos"? Neste o Sábio exalta o  amor de um homem e uma mulher na sua plenitude e igualdade. Fico pensando por que será que este é o ultimo livros dos chamados Livros da Sabedoria do Velho Testamento?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço