JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Amigos brasileiros do Paz Agora

Informação

Amigos brasileiros do Paz Agora

Somos um movimento de brasileiros, que milita pela paz entre Israel, o povo palestino e os países árabes. Os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA pretendem dar uma contribuição para uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, à difusão global de uma cultura de paz e à luta contra todo tipo de preconceito e racismo.

Site: http://www.pazagora.org/
Membros: 31
Última atividade: 13 Mar, 2022

O PAZ AGORA

O PAZ AGORA é o mais antigo movimento pacifista de Israel e o de maior base popular do país.

O movimento foi fundado em 1978 durante as conversações de paz entre Israel e Egito. Num momento em que essas negociações estavam prestes a fracassar, um grupo de 348 oficiais de reserva e soldados das unidades de combate do exército israelense publicou uma carta aberta ao então primeiro-ministro de Israel instando o governo a fazer o possível para não deixar se perder aquela oportunidade de paz. Dezenas de milhares de israelenses escreveram em apoio à carta, dando luz ao movimento.

Os princípios básicos do movimento desde então foram o direito de Israel viver em fronteiras seguras e o mesmo direito aos seus vizinhos, incluindo o direito dos palestinos à autodeterminação. Com o tempo, o movimento se convenceu de que a criação de um Estado Palestino nos territórios ocupados na guerra de 1967, ao lado de Israel, é a única solução viável para o conflito.

Quando a OLP, em 1988, aceitou a Resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU e o princípio da solução de Dois Estados, o PAZ AGORA promoveu uma massiva manifestação de 100.000 pessoas pedindo que o governo negociasse com a OLP. Dando total apoio ao avanço representado pelos Acordos de Oslo em 1993, o PAZ AGORA tem consistentemente apoiado todo e qualquer passo prometendo promover a resolução do conflito, além de pressionar os poderes constituídos do país para iniciativas em direção ao fim da ocupação e negociações pela paz. 

PAZ AGORA

PAZ AGORA

O PAZ AGORA atua através de campanhas populares, propaganda, petições, distribuição de material educativo, conferências e palestras, pesquisas de opinião, grupos de diálogo, atividades de rua, vigílias e manifestações. O movimento organizou a maior manifestação já realizada em Israel, com cerca de 400.000 pessoas (de uma população àquele tempo de 5 ½ milhões) em 1982, exigindo uma comissão de inquérito sobre o massacre de Sabra e Chatila no Líbano.  A comissão então formada recomendou o afastamento de Ariel Sharon do cargo de Ministro da Defesa, por responsabilidade indireta pelo crime perpetrarado pelos falangistas libaneses

Um importante projeto atual do PAZ AGORA é sua  Equipe de Monitoramento de Assentamentos, que rastreia a construção de colônias nos territórios ocupados, incluindo alvarás de construção, expropriação de terras e alocações orçamentárias. O movimento também promove pesquisas de opinião, como estudos das atitudes de colonos com vistas a uma possível evacuação (e compensação) da Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Os dados e mapas produzidos por esses estudos têm credibilidade amplamente reconhecida pela população e pelos governos israelense e palestino, assim como de outras partes envolvidas na resolução do conflito.

Um dos objetivos do PAZ AGORA é ampliar a consciência dos imensos sofrimentos infligidos aos palestinos, assim como dos danos, não apenas econômicos e políticos, mas também aos valores morais da sociedade israelense, em decorrência da Ocupação de territórios palestinos em 1967.

Pouco após o início da Intifada de al-Aqsa, o movimento promoveu a criação da COALIZÃO ISRAELENSE DA PAZ, que evoluiu para a COALIZÃO ISRAELENSE-PALESTINA PELA PAZ, composta de personalidades políticas e populares israelenses e palestinas. Esta Coalizão foi formada com base na Declaração Conjunta Israelense-Palestina, a qual também inspirou a reorganização dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA em meados de 2001.

O PAZ AGORA, apesar do clima de violência, tem prosseguido na realização de atividades e declarações conjuntas com diversos agrupamentos do campo da paz israelense e palestino, apoiando iniciativas como o Acordo de Genebra, e o Plano Nusseibeh-Ayalon, entre outras.

Fórum de discussão

O Último Discurso de Rabin Leia e Veja | 20 Anos Depois Yitzhak Rabin

Iniciado por Jayme Fucs Bar 6 Nov, 2015. 0 Respostas

Palavras do Primeiro-Ministro da Israel em 04|11|1995, minutos antes de ser assassinado” Permitam-me dizer que estou profundamente emocionado. Eu gostaria de saudar cada um de vocês, que aqui vieram…Continuar

El triunfo de Netanyahu generó inquietud por el proceso de paz - Nueva Sion

Iniciado por Jayme Fucs Bar 23 Mar, 2015. 0 Respostas

Pese a lo que vaticinaban todos los sondeos previos, tras la resonante y sorpresiva victoria electoral del Likud, el líder derechista accederá por cuarta vez al cargo de primer ministro israelí.…Continuar

Do cessar fogo à paz - DAVID GROSSMAN

Iniciado por Moises Storch. Última resposta de marco antonio figueiredo 12 Set, 2014. 1 Resposta

Discurso  do escritor israelense David Grossman -  veterano ativista do Movimento PAZ AGORA e principal orador na manifestação popular pacifista realizada em Tel Aviv, 16/08/2014 Do cessar fogo à…Continuar

Mensaje de Paz de un padre Abraham Ladowski

Iniciado por Jayme Fucs Bar 8 Ago, 2014. 0 Respostas

Mi familia y yo no somos gente de pelea, ni de venganza, somos gente de paz, no sabemos de diferencias, ni ideológicas, ni religiosas, políticas o sociales, aunque tenemos nuestras propias ideas y…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Amigos brasileiros do Paz Agora para adicionar comentários!

Comentário de Thomas Bekhor em 15 setembro 2021 às 16:00

Evento super interessante nesse domingo! Link do Facebook: https://www.facebook.com/events/1144587309401708

Comentário de Peter Krometsek em 6 julho 2014 às 8:08

Gostaria de participar desde Movimento,que representa o povo de Israel na sua verdadeira causa.

Comentário de Jorge Luiz Marinho Chrystalino em 8 junho 2013 às 10:27
Comentário de Jorge Luiz Marinho Chrystalino em 8 junho 2013 às 10:11
Comentário de Moises Storch em 11 maio 2012 às 21:14

Shalom, Jayme!

 

E parabéns pela sua garra no JH e por criar este veículo de parceria com os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA!

 

Aos fãs e admiradores de Amós Oz - grande escritor israelense, judeu humanista e batalhador pela paz, dispomos em www.pazagora.org de dezenas de artigos e entrevistas suas, em português.

 

Clique em www.pazagora.org, curta e compartilhe!

 

Shabat Shalom,

Aleinu ve Al Col HaOlam! 

 

Moiche

 

Membros (31)

 
 
 

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço