NOVA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS MOMENTOS DA HISTÓRIA JUDAICA PENSAMENTO JUDAICO PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
Coordenação: Prof. Dr. Saul Fuks
Professor Titular da COPPE/UFRJ
PHD Universidade de Berkeley, EUA.
MÓDULO I
14/ 09/ 09 – (2ª. Feira) -
Identidade judaica na era da globalizaçãoPalestrante:
Rabino Henry Sobel
- Particularismo versus Universalismo
22/ 09/ 09 – (3ª. Feira) -
Lições de uma lição talmúdica de Emanuel Levinas: sobre bruxarias e espiritualidades numa religião para adultosPalestrante:
Dr. Paulo Blank – Intelectual judeu, Psicanalista e Doutor em Comunicação e Cultura/ UFRJ, autor do livro “Cabala- o mistério dos casais”.
- Considerando a religião como filosofia primeira, visto como reformulador do pensamento ético, tendo na responsabilidade pelo outro o centro da vida humana, enraizado numa leitura instigante dos textos talmúdicos, o pensamento de Emanuel Levinas transforma-se cada vez mais em uma nova possibilidade para um Israel judaico e humanista.
07/ 10/ 09 – (4ª. Feira) -
A ética no pensamento de Maimonides
Palestrante:
Dr. Nachman Falbel – Professor Titular História Medieval/USP, Vice-Presidente do Arquivo Judaico Brasileiro.
- O pensamento ético de Maimonides não se concentra em um escrito específico ainda que sua obra denominada “Oito Capítulos” se destaca como um tratado que aborda questões centrais sobre ética. Outros textos de Rambam, tais como as “Leis concernentes ao caráter ou ao comportamento humano”, a “Epístola à Joseph”, o “Perek Chelek” e as “Leis concernentes aos reis e suas guerras” contém significativo conteúdo que completa a concepção do nível sábio sobre a ética.
19/ 10/ 2009 – (2ª. Feira) -
A heresia de Baruch Espinosa: imortalidade pessoal x eternidade da mente.Palestrante:
Dr. Marcos André Gleizer – Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris IV –Sorbone, França, com Pós-Doutorado na Universidade de Princeton, Estados Unidos. Professor Adjunto do departamento de Filosofia da UERJ.
- Por que Espinosa foi expulso de forma tão violenta da comunidade judaica de Amsterdã ? Esta questão suscita até hoje acalorados debates entre os estudiosos do seu pensamento. A palestra pretende apresentar a hipótese formulada por Steven Nadler segundo a qual a principal razão da excomunhão teria consistido na recusa por Espinosa da doutrina da imortalidade pessoal. Ao apresentar esta hipótese, a palestra discutirá a distinção entre esta doutrina e a tese espinosista da eternidade da mente, procurando mostrar como esta tese se articula com o projeto filosófico de Espinosa e com a corrente intelectualista do racionalismo judaico que o precede.
Local: Rua General Severiano, 170/ 6º. andarBotafogo - RJ
Tels: (21) 2156-0413 e 2275-7096
E-mail: chcj@uol.com.br e chcj@cybernet.com.br
RSVP para CENTRO DE HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA – CHCJ para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA