JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Os Manuscritos do Mar Morto

Detalhes do evento

Os Manuscritos do Mar Morto

Horário: 30 junho 2014 às 19:30 a 23 julho 2014 às 21:30
Local: Palas Athena Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Rua: Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Cidade: SP CAPITAL
Tipo de evento: palestra
Organizado por: Palas Athena
Última atividade: 30 Jun, 2014

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Os essênios, os primeiros cristãos e a formação da Bíblia na maior descoberta arqueológica da Terra Santa, com Ariel Finguerman. Dia 30 de junho a 23 de julho, segundas e quartas-feiras, das 19h30 a 21h30.

manuscritos-do-mar-morto1

Em 1947, a ovelha de um pastor beduíno entrou em uma das centenas de cavernas esculpidas nas montanhas do Deserto da Judeia. O pastor atirou algumas pedras para espantar o animal, mas ouviu barulho de cerâmica se quebrando. Assim foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto, considerada a maior descoberta arqueológica do século XX. Ainda hoje, representam as Bíblias mais antigas que conhecemos e trouxeram um inestimável conhecimento sobre a época em que foram escritas, ao redor do século I da nossa era, o mesmo período em que Jesus viveu. Os Manuscritos também revelaram a comunidade que então habitava no que hoje são as ruínas de Qumran: os essênios, uma seita religiosa da Terra Santa, que são os primeiros monges conhecidos da História. A vida dos essênios – o estilo de comuna, a imersão em água no deserto, suas preces, a relação conflitiva com o Templo de Jerusalém – tudo isto lançou uma nova luz sobre a primeira comunidade cristã, em formação naqueles tempos e, segundo as mais recentes pesquisas, influenciada por esta seita monástica do deserto.

Ariel Finguerman é formado em Filosofia e Jornalismo pela USP. Doutorou-se em Estudos das Religiões na USP e Universidade de Tel Aviv (Israel). É autor do livro “A Teologia do Holocausto” (editora Paulus). Foi aluno de pós-graduação em Israel da Profa Bilhah Nitzan, tradutora oficial dos Manuscritos do Mar Morto.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Os Manuscritos do Mar Morto para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comparecer (1)

Poderá comparecer (1)

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço