JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Para Compreender a Bíblia Hebraica

Detalhes do evento

Para Compreender a Bíblia Hebraica

Horário: 25 agosto 2014 de 20:00 a 22:00
Local: Unidade Jardins/Mario Ferraz
Rua: Dr Mario Ferras 414
Cidade: SP CAPITAL
Tipo de evento: duração:, 6, encontros
Organizado por: Casa Do Saber
Última atividade: 1 Ago, 2014

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Para Compreender a Bíblia Hebraica

E o que fazer com isso com Suzana Chwarts

A Bíblia Hebraica não é um livro de teologia; muito menos um livro de autoajuda. Mas como se explica que esse livro, escrito desde a Idade do Bronze, traduzido em 1470 línguas e outros tantos dialetos, continua inspirando centenas de milhões de leitores em todas as nações da Terra? Escrita em Israel, em hebraico arcaico, a Bíblia hebraica superou todas as fronteiras, inclusive a do tempo. Suas histórias e mensagens continuam a falar aos homens em todos os seus níveis de consciência e cultura.

Esse mesmo livro que suscitou três grandes religiões monoteístas e que prega acima de tudo a ética e o amor entre os homens, no entanto, tem respaldado revoluções, guerras e preconceitos através dos tempos. A chave para se compreender a Bíblia Hebraica é tornar-se seu contemporâneo, submergir na língua e na linguagem que lhe são próprias, devolvendo-a a seu contexto original, que é o do Oriente Médio antigo, e resgatando-a assim do vácuo da exegese, tantas vezes alheia à sua essência.

Em hebraico, a Bíblia se chama miqrah: "o que é lido"- em público e em voz alta. A leitura conjunta desse livro é um lugar de encontro privilegiado, de convergência e de inspiração, desde a Antiguidade. No processo, o livro debulha-se perante a audiência, sempre com novo vigor e dimensões inimagináveis. Isso porque nossa ansiedade é a mesma registrada por todos os povos em todas as eras: quem somos? A que viemos? Para onde caminhamos?

A proposta do curso é estudar a Bíblia hebraica em sua forma original, com o objetivo de ampliar nosso horizonte de modo a incorporar em nossas vidas algo do aprendizado desse livro fecundo e atemporal. Aliás, torah, em hebraico bíblico, significa exatamente isso: aprendizado.

 

25/08 Como compreender a Bíblia hebraica? Considerações sobre a língua e a linguagem bíblicas, questões literárias e de cânone e interpretações (Oriente x Ocidente)

  • 01/09 A casa do pai e o matrimônio: a família e seus valores
  • 15/09 Sexo e suas interdições: questões de pureza e impureza, homossexualidade e bastardia
  • 22/09 Deus imperfeito? A relação entre Deus, o homem e o cosmos
  • 29/09 Mulheres emudecidas e outras nem tanto
  • 06/10 Redenção e salvação

Valor: 4x de R$217,50

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Para Compreender a Bíblia Hebraica para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comparecer (1)

Não comparecer (1)

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço