JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

                

                         No ano passado eram diárias as caminhadas matinais ao lado da minha fillha quando a levava ao colégio. Numa dessas manhãs fui pego de surpresa com uma indagação no mínimo curiosa vinda de uma adolescente de 13 anos de idade.

                         A pergunta foi a seguinte: " Pai, o termo Educação utilizado pela escola não está errado?"

                         É claro que pedi para que ela me explicasse.

                         Então com a argumentação de quem defendia uma tese, começou a falar: "Desde pequena você me educou, mostrando o que era certo ou errado, me deu exemplos de valores da família, mostrou-me como deveria ser meu comportamento em relação à sociedade. Com os Estudos da Torah pude saber da existência de D'us e que por ter sido criada por ele da mesma forma que todas as outras pessoas,deveria tratá-las com respeito, mostrou-me o que é lícito comer e como devo cuidar da minha saúde, sem contar tantas outras coisas. Por causa disso, na escola, sempre fui elogiada pelos professores e tida como uma menina "bem educada". Devido a isso sempre tive mais tempo para aprender as matérias, apesar de me sentir prejudicada, já que a maioria dos meus colegas não têm as mesmas atitudes, fazendo com que os professores dediquem a maior parte do tempo da aula chamando a atenção e falando das coisas que sempre ouvi em casa. Foi aí que percebí que meu tempo com você em casa também acaba ficando prejudicado, já que a maioria das aulas são pouco aproveitadas, me obrigando a pedir socorro prá você, que às vêzes tem que tentar relembrar matérias que viu nos teus tempos de escola. Dessa forma percebi que "EDUCAÇÃO" é responsabilidade dos pais e da família eque a escola deveria dedicar a maior parte do seu tempo ao "ENSINO".

                          E continuou: "Educação e ensino são duas coisas bem diferentes. O ensino é aquilo que devo aprender em relação às disciplinas específicas que necessito para aumentar minha capacidade intelectual, que até o meu primeiro dia na escola, desenvolveu-se naturalmente, devido ao convívio com as pessoas, mas que depois exigiu-me dedicação específica à cada matéria. Já a educação foi uma constante, desde que nasci, pois quando cheguei na escola pela primeira vêz ja era tida como uma criança bem educada."

                          Não fiquei muito surpreso, até porque já estou acostumado com os questionamentos da minha filha, que normalmente rendem grandes discussões e maravilhosos momentos de reflexão.

                           Pergunto:

 

                           A familia tem jogado suas responsabilidades para as "Instituições", que se revelam ineficazes?

                           Ou, as "Instituições sob pretextos, tem de alguma forma tirado as responsabilidades da família?

                                                                                          Marcelo Barzilai

 

                           

 

                        

Exibições: 54

Responder esta

Respostas a este tópico

Shalom, Alessandro !

Fiquei feliz em vê-lo por aqui. O intuito da matéria é exatamente esse, saber o que as pessoas pensam sobre a questão da educação e/ou ensino, fomentando uma discussão sadia, mostrando para as pessoas que podemos ser livres com responsabilidades e que somos responsáveis por nossas atitudes, afinal, se temos filhos eles são "nossos" e de nossa responsabilidade até que possamos fazê-los entender que deverão também assumir as suas. O Judaismo nos dá essa base, já que a própria tradição facilita muito na educação.

 

                                                                             Abraço,

                                                                                      Marcelo Barzilai.

Alessandro Bilherbeck disse:

Caro Marcelo,

 

Creio que de certa maneira os pais em geral tendem a jogar a responsabilidade da criação de seus filhos para os educadores. Vejo isso como um perigo já que a criação de um filho é tarefa demasiada importante.

 

Na minha visão os pais devem na medida do possível passar mais tempo com seus filhos e tomar conhecimento de suas vidas, criando assim um vínculo entre ambos e orientando e passando valores que possam mudar o nosso mundo, pois sem dúvida os filhos são reflexos dos pais.

 

Shalom Alechem!

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço