JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Palavras do Primeiro-Ministro da Israel em 04|11|1995, minutos antes de ser assassinado

” Permitam-me dizer que estou profundamente emocionado. Eu gostaria de saudar cada um de vocês, que aqui vieram nesta noite para se manifestar contra a violência e pela paz. Este governo, que eu tenho o privilégio de chefiar com meu amigo Shimon Peres, tomou a decisão de dar uma chance à paz – uma paz que solucionará a maior parte dos problemas de Israel.

Por 27 anos, tenho sido um soldado. Enquanto não havia nenhuma chance para a paz, eu combati. Eu creio que, hoje, existe uma oportunidade para a paz, uma grande chance. Nós devemos aproveitá-la, por todos aqueles que aqui estão presentes, e por todos que estão ausentes, e eles são numerosos.
Sempre achei que a maioria do povo desejaria a paz e estaria pronta a assumir os riscos por ela. Ao vir aqui esta noite, vocês mostram, junto com muitos outros que não vieram, que o povo deseja sinceramente a paz e se opõe à violência. A violência ataca a base da democracia israelense. Ela deve ser condenada e isolada. Ela não é parte do Estado de Israel. Em uma democracia, podem existir diferenças, mas a decisão final é feita através de eleições democráticas, como aquelas de 1992, onde recebemos um mandato para fazer o que estamos fazendo, e para continuar nesta direção.

Eu gostaria de dizer que estou feliz pelo fato de representantes de países com os quais vivemos em paz estarem presentes conosco nesta noite, e continuarão a estar. O Egito, a Jordânia e o Marrocos, que nos abriram o caminho para a paz. Eu gostaria de saudar o senhor Presidente do Egito, o Rei da Jordânia e o Rei do Marrocos, aqui representados nesta noite, por terem sido parceiros na nossa estrada para a paz.

Mas, mais que qualquer outra coisa, após pouco mais de três anos deste governo, o povo israelense tem provado que é possível fazer a paz, que a paz abre as portas a uma economia e a uma sociedade melhores, que a paz não é apenas uma prioridade. A paz está entre nossas prioridades, mas ela constitui também a aspiração do povo judeu, uma aspiração sincera à paz.

Não digam que um dia a PAZ virá... Tragem esse dia!

Não digam que um dia a PAZ virá… Tragam esse dia!

A paz tem seus inimigos que tentam nos atacar, para atropelar o processo de paz. Eu gostaria de dizer sem titubeios que nós temos encontrado entre os palestinos também um parceiro para a paz. A OLP, que era nossa inimiga, e que parou de se envolver com o terrorismo. Sem parceiros para a paz, ela não pode existir. Nós iremos exigir que eles cumpram a sua parte do trabalho, como nós cumpriremos a nossa, pela paz, para que resolvamos o aspecto mais complexo do conflito árabe-israelense, o mais longo, e o mais carregado de emoções: o conflito israelense-palestino.

Ele se agita num percurso pleno de dificuldades e de dor. Para Israel, não há caminho que não seja dolorido. Mas a via da paz é preferível àquela da guerra. Eu lhes digo isso, enquanto velho soldado, enquanto Ministro da Defesa que conhece a dor das famílias dos soldados. Por eles, por nossos filhos, e no meu caso, por meus netos, eu desejo que esse governo explore cada abertura, cada ocasião, de promover e alcançar uma paz total. Mesmo com a Síria, a paz será possível.

Esta manifestação deve enviar uma mensagem ao povo israelense, ao povo judeu em todo o mundo, ao mundo árabe, e ao mundo inteiro: o povo israelense deseja a paz, sustenta a paz. Por tudo isso, eu os saúdo. ”

Yitzchak Rabin z”l – Tel Aviv, 04|11|1995

[ traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR

Exibições: 54

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço