JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Amigos brasileiros do Paz Agora

Informação

Amigos brasileiros do Paz Agora

Somos um movimento de brasileiros, que milita pela paz entre Israel, o povo palestino e os países árabes. Os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA pretendem dar uma contribuição para uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, à difusão global de uma cultura de paz e à luta contra todo tipo de preconceito e racismo.

Site: http://www.pazagora.org/
Membros: 28
Última atividade: 19 Out, 2016

O PAZ AGORA

O PAZ AGORA é o mais antigo movimento pacifista de Israel e o de maior base popular do país.

O movimento foi fundado em 1978 durante as conversações de paz entre Israel e Egito. Num momento em que essas negociações estavam prestes a fracassar, um grupo de 348 oficiais de reserva e soldados das unidades de combate do exército israelense publicou uma carta aberta ao então primeiro-ministro de Israel instando o governo a fazer o possível para não deixar se perder aquela oportunidade de paz. Dezenas de milhares de israelenses escreveram em apoio à carta, dando luz ao movimento.

Os princípios básicos do movimento desde então foram o direito de Israel viver em fronteiras seguras e o mesmo direito aos seus vizinhos, incluindo o direito dos palestinos à autodeterminação. Com o tempo, o movimento se convenceu de que a criação de um Estado Palestino nos territórios ocupados na guerra de 1967, ao lado de Israel, é a única solução viável para o conflito.

Quando a OLP, em 1988, aceitou a Resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU e o princípio da solução de Dois Estados, o PAZ AGORA promoveu uma massiva manifestação de 100.000 pessoas pedindo que o governo negociasse com a OLP. Dando total apoio ao avanço representado pelos Acordos de Oslo em 1993, o PAZ AGORA tem consistentemente apoiado todo e qualquer passo prometendo promover a resolução do conflito, além de pressionar os poderes constituídos do país para iniciativas em direção ao fim da ocupação e negociações pela paz. 

PAZ AGORA

PAZ AGORA

O PAZ AGORA atua através de campanhas populares, propaganda, petições, distribuição de material educativo, conferências e palestras, pesquisas de opinião, grupos de diálogo, atividades de rua, vigílias e manifestações. O movimento organizou a maior manifestação já realizada em Israel, com cerca de 400.000 pessoas (de uma população àquele tempo de 5 ½ milhões) em 1982, exigindo uma comissão de inquérito sobre o massacre de Sabra e Chatila no Líbano.  A comissão então formada recomendou o afastamento de Ariel Sharon do cargo de Ministro da Defesa, por responsabilidade indireta pelo crime perpetrarado pelos falangistas libaneses

Um importante projeto atual do PAZ AGORA é sua  Equipe de Monitoramento de Assentamentos, que rastreia a construção de colônias nos territórios ocupados, incluindo alvarás de construção, expropriação de terras e alocações orçamentárias. O movimento também promove pesquisas de opinião, como estudos das atitudes de colonos com vistas a uma possível evacuação (e compensação) da Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Os dados e mapas produzidos por esses estudos têm credibilidade amplamente reconhecida pela população e pelos governos israelense e palestino, assim como de outras partes envolvidas na resolução do conflito.

Um dos objetivos do PAZ AGORA é ampliar a consciência dos imensos sofrimentos infligidos aos palestinos, assim como dos danos, não apenas econômicos e políticos, mas também aos valores morais da sociedade israelense, em decorrência da Ocupação de territórios palestinos em 1967.

Pouco após o início da Intifada de al-Aqsa, o movimento promoveu a criação da COALIZÃO ISRAELENSE DA PAZ, que evoluiu para a COALIZÃO ISRAELENSE-PALESTINA PELA PAZ, composta de personalidades políticas e populares israelenses e palestinas. Esta Coalizão foi formada com base na Declaração Conjunta Israelense-Palestina, a qual também inspirou a reorganização dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA em meados de 2001.

O PAZ AGORA, apesar do clima de violência, tem prosseguido na realização de atividades e declarações conjuntas com diversos agrupamentos do campo da paz israelense e palestino, apoiando iniciativas como o Acordo de Genebra, e o Plano Nusseibeh-Ayalon, entre outras.

Fórum de discussão

O Último Discurso de Rabin Leia e Veja | 20 Anos Depois Yitzhak Rabin

Iniciado por Jayme Fucs Bar 6 Nov, 2015. 0 Respostas

Palavras do Primeiro-Ministro da Israel em 04|11|1995, minutos antes de ser assassinado” Permitam-me dizer que estou profundamente emocionado. Eu gostaria de saudar cada um de vocês, que aqui vieram…Continuar

El triunfo de Netanyahu generó inquietud por el proceso de paz - Nueva Sion

Iniciado por Jayme Fucs Bar 23 Mar, 2015. 0 Respostas

Pese a lo que vaticinaban todos los sondeos previos, tras la resonante y sorpresiva victoria electoral del Likud, el líder derechista accederá por cuarta vez al cargo de primer ministro israelí.…Continuar

Do cessar fogo à paz - DAVID GROSSMAN

Iniciado por Moises Storch. Última resposta de marco antonio figueiredo 12 Set, 2014. 1 Resposta

Discurso  do escritor israelense David Grossman -  veterano ativista do Movimento PAZ AGORA e principal orador na manifestação popular pacifista realizada em Tel Aviv, 16/08/2014 Do cessar fogo à…Continuar

Mensaje de Paz de un padre Abraham Ladowski

Iniciado por Jayme Fucs Bar 8 Ago, 2014. 0 Respostas

Mi familia y yo no somos gente de pelea, ni de venganza, somos gente de paz, no sabemos de diferencias, ni ideológicas, ni religiosas, políticas o sociales, aunque tenemos nuestras propias ideas y…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Amigos brasileiros do Paz Agora para adicionar comentários!

Comentário de Peter Krometsek em 6 julho 2014 às 8:08

Gostaria de participar desde Movimento,que representa o povo de Israel na sua verdadeira causa.

Comentário de Jorge Luiz Marinho Chrystalino em 8 junho 2013 às 10:27
Comentário de Jorge Luiz Marinho Chrystalino em 8 junho 2013 às 10:11
Comentário de Moises Storch em 11 maio 2012 às 21:14

Shalom, Jayme!

 

E parabéns pela sua garra no JH e por criar este veículo de parceria com os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA!

 

Aos fãs e admiradores de Amós Oz - grande escritor israelense, judeu humanista e batalhador pela paz, dispomos em www.pazagora.org de dezenas de artigos e entrevistas suas, em português.

 

Clique em www.pazagora.org, curta e compartilhe!

 

Shabat Shalom,

Aleinu ve Al Col HaOlam! 

 

Moiche

 

Membros (27)

 
 
 

© 2018   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço