JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas que buscará a condição de membro pleno da ONU para o Estado palestino, abrindo caminho para um confronto que poderá prejudicar décadas de diplomacia no Oriente Médio.

Os Estados Unidos e Israel defendem que um Estado palestino deve emergir das negociações entre os palestinos e Israel, o que seria impossível se os palestinos declararem um Estado por conta própria. Washington prometeu vetar o pedido palestino no Conselho de Segurança da ONU.

Os palestinos afirmam que a paz mediada pelos EUA afundou, em parte devido à construção de moradias judaicas no território ocupado da Cisjordânia, deixando-os sem escolha a não ser pedir o reconhecimento sem aguardar o consentimento de Israel.

Abbas disse ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na segunda-feira que seguiria adiante com os planos para pedir ao Conselho de Segurança uma votação na sexta-feira sobre a condição de membro do Estado palestino.

O ministro de Relações Exteriores francês, Alain Juppe, disse que diplomatas ainda estavam esperando evitar uma crise. É improvável que a votação ocorra na sexta-feira, o que dará tempo para a diplomacia que visa reiniciar os diálogos de paz, disse ele à rádio Europe 1.

"Existe um procedimento para lidar com tais pedidos e pode levar mais alguns dias ou semanas, o que significa que existe espaço para outras iniciativas", disse Juppe. "Esperamos encontrar uma forma de convencer todos os envolvidos para voltar à mesa de negociação, de maneira séria."

Ban disse a Abbas que enviaria qualquer pedido apresentado ao Conselho de Segurança e pediu aos israelenses e palestinos para que retomem os diálogos "dentro de uma estrutura legítima e equilibrada", segundo o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

A crise palestina ofuscou a reunião da Assembleia Geral da ONU desta semana e gerou diálogos caóticos que tinham como objetivo desviar os confrontos que trazem riscos tanto para os palestinos como para Israel e os Estados Unidos.

Mais notícias de Oriente Médio »

Exibições: 25

Respostas a este tópico

Jayme, 

Li em outra matéria isso: "Los palestinos han decidido recurrir a la ONU tras haber estancado deliberadamente el proceso de paz y boicoteado las últimas negociaciones mientras Israel detuvo la construcción en los asentamientos, durante diez meses en 2010."

Como muitas pessoas que não prestaram atenção a todos os detalhes dessa história cheia de curvas, eu não sei o que aconteceu naqueles dez meses. Por que e como os palestinos boicotaram as negociações naquele momento? 

Você tem algum texto que ajude a entender isso?

 

Um abraço

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço